UOL Esporte Olimpíadas de Inverno
 
22/12/2009 - 15h29

Sem surpresas, CBDN anuncia atletas dos Jogos de Inverno; Isabel lidera lista

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • <i>Isabel Clark, 9ª colocada em Turim, representará o Brasil nos Jogos de Vancouver, no snowboard</i><br><br><b>VEJA A LISTA:</b><br><b>Snowboard:</b> Isabel Clark (SBX)<br><b>Esqui Alpino: </b>Maya Harrison e Jhonatan Longhi (slalom gigante e slalom especial)<br><b>Cross country: </b>Jaquelino Mourão (10 km) e Leandro Ribela (15 km)

    Isabel Clark, 9ª colocada em Turim, representará o Brasil nos Jogos de Vancouver, no snowboard

    VEJA A LISTA:
    Snowboard: Isabel Clark (SBX)
    Esqui Alpino: Maya Harrison e Jhonatan Longhi (slalom gigante e slalom especial)
    Cross country: Jaquelino Mourão (10 km) e Leandro Ribela (15 km)

A Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) confirmou nesta terça-feira a lista de cinco atletas que levará para as Olimpíadas de Inverno, que serão realizadas em fevereiro, na cidade canadense de Vancouver. A lista não tem surpresas e é liderada por Isabel Clark, a atleta brasileira com melhor desempenho nos Jogos, com sua participação no snowboard, em Turim-2006.

Além de Isabel, o Brasil terá participação no esqui alpino e no cross country, ambas com dois atletas cada. No esqui, dois estreantes vestirão as cores do Brasil, Jhonatan Longhi e Maya Harrisson. Curiosamente, ambos nasceram no Brasil, mas foram adotados por famílias europeias ainda crianças.

No cross country, o destaque é Jaqueline Mourão, que já competiu nos Jogos de Verão, na mountain bike. Ela disputará as Olimpíadas de Inverno pela segunda vez, sendo que agora só se dedica ao esqui. No masculino, o representante é Leandro Ribela.

O Brasil ainda terá mais representantes nos Jogos de Inverno de Vancouver, com as participações dos atletas que competem pela Confederação de Desportos no Gelo. Enquanto a CBDN cuida de esportes como esqui e snowboard, a CBDG trabalha com bobsled, patinação e curling.

OS ATLETAS

A lista de cinco atletas brasileiros foi definida de acordo com o ranking de suas provas, que é publicado pela federação internacional. Todos eles tinham amplo favoritismo para garantir lugar nos Jogos, e só precisaram aguardar pela confirmação.

Entre os cinco, a maior esperança de um lugar entre os grandes é da snowboarder Isabel Clark. Ela foi nona colocada nos Jogos de Turim, em 2006, a melhor posição de um brasileiro na história dos Jogos Olímpicos de Inverno, e tentará mais uma vez ficar no top 10. Além disso, a brasileira é pentacampeã sul-americana. Ela disputa o snowboard cross (SBX).

No esqui, Jaqueline Mourão já é experiente e disputará a prova de 10 km do cross country. Ela, que veio do mountain bike e hoje se dedica só aos desportos de inverno, foi a primeira atleta do país a disputar os dois tipos de Jogos Olímpicos. No masculino, Leandro Ribela estará na prova de 15 km - ele é vice-líder do ranking sul-americano.

Por fim, o esqui alpino tem a geração mais recente entre os atletas. Tanto Jhonatan Longhi quanto Maya Harrisson vão aos seus primeiros Jogos. O primeiro, de 21 anos mora atualmente em Turim, onde treina. Já Maya, de apenas 17 anos, vive em Genebra, na Suíça. Eles disputarão o slalom especial e o slalom gigante em Vancouver.

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host