Topo

Família inteira só corre de Crocs e faz tempos de dar inveja a muito atleta

Família Pachev se acostumou a correr usando sandália - Reprodução/Facebook
Família Pachev se acostumou a correr usando sandália Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

21/05/2017 04h00

Nada de tênis com tecido especial, superamortecimento ou solado de borracha especial. Uma família americana tem chamado a atenção no esporte porque os pais e sete filhos correm usando Crocs. Mais que isso, eles fazem tempos incríveis nas provas. De sandálias, deixam para trás a maioria dos corredores com os calçados tradicionais.

Essa é a família Pachev, de Utah (EUA). Eles já eram conhecidos entre corredores, mas nos últimos dias viraram notícia mundo afora porque o filho mais velho, Benjamin, de 18 anos, ficou em 16º lugar na meia-maratona do 500 Festival Mini-Marathon. Seu tempo: 1h11min53. O recorde brasileiro dos 21 km, de Marílson dos Santos, é de 59min33.

O feito de Benjamin ao conseguir tal desempenho usando Crocs é ainda mais surpreendente quando se sabe que, na mesma prova, seu pai, Alexsander, completou a meia-maratona em 1h16. E também usando a famosa sandália colorida.

Correr de Crocs é um hábito dos Pachev, mas começou por acaso. Certo dia, alguns dos filhos de Alexsander apareceram para uma corrida em família usando a sandália. O pai, que sempre correra com os tênis tradicionais, pediu que eles trocassem de calçado, mas os filhos insistiram que a sandália era ótima para o exercício.

Alexsander, então, percebeu que os filhos corriam num ritmo tão ou mais forte que antes. Curioso, decidiu testar a tática. Aprovou. Além disso, como contou à revista Runners World, o pai dos Pachev fez uma conta rápida: comprar tênis de corrida para todos os filhos seria extremamente caro.

Como os calçados Crocs padrão são mais baratos, ele uniu o útil ao agradável. “E nós ainda procuramos as cores mais baratas. Se o calçado mais barato é o rosa choque, é dessa cor que compramos”, argumentou.

No total, Alexsander e sua mulher, Sarah, têm dez filhos. Os menores ainda não correm sistematicamente, mas já são incentivados a isso. Exemplos não faltam dentro de casa. Nem pares de Crocs.