UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA

31/05/2006 - 18h34

Shevchenko chega a acordo e assina com o Chelsea

Das agências internacionais
Em Londres (Inglaterra)
O atacante ucraniano Andriy Shevchenko, que na última semana deixou o Milan, da Itália, chegou a um acordo, passou por exames médicos e assinou contrato com o Chelsea, informou o clube inglês no início da noite.

Reuters

Após brilhar pelo Milan, Shevchenko acerta transferência para o Chelsea

""Estou aqui pelo desafio e pela empolgação de jogar no Campeonato Inglês", comentou o jogador, principal estrela da seleção da Ucrânia que vai disputara a Copa do Mundo, ao site oficial do Chelsea.

Shevchenko assinou por quatro anos com o time inglês, mas os valores da negociação não foram revelados. Jornais londrinos publicaram nesta quarta que a transferência giraria em torno de US$ 56 milhões. Caso o valor seja confirmado, será um novo recorde no futebol britânico.

O jogador mais caro pago pelo futebol inglês até hoje é o zagueiro Rio Ferdinand, que saiu do Leeds United e foi para o Manchester United por US$ 45 milhões

O ucraniano acredita que é o momento ideal de ir para a Inglaterra. "Saí de um grande clube e para outro. A Liga dos Campeões é o grande objetivo, mas não o único. O Chelsea é um time de campeões, que vai tentar o tricampeonato inglês. Gosto dessa mentalidade vencedora", comentou o jogador, eleito o melhor da Europa em 2004.

Shevchenko disse que uma das razões que o levou a acertar com o Chelsea foi o fato de atuar sob o comando do técnico português Mourinho. "Eu sigo a carreira dele nos últimos anos e fiquei muito impressionado com a maneira que ele conduz seu time."

Mourinho também elogiou o contratado. "Hoje é o dia em que o sonho se tornou realidade", disse o técnico do time inglês. "Andriy sempre foi minha primeira escolha para o Chelsea desde que eu cheguei. Antes não foi possível, mas agora é real. Ele tem grandes qualidades, ambição, disciplina e, claro, é um grande artilheiro", completou.

Na última semana, o artilheiro anunciou seu desligamento do Milan por razões familiares. De acordo com a imprensa européia, a mulher do jogador, a norte-americana Kristen, pediu que ele se mudasse para a Inglaterra, com o intuito de criar o filho do casal, Jordan, em um país de língua inglesa.

Shevchenko marcou 173 gols pelo Milan em sete temporadas. Neste período, ele conquistou uma Liga dos Campeões, um Campeonato Italiano e uma Copa da Itália.

"O Milan agradece Shevchenko, extraordinário homem e atacante, por todas as emoções que ele nos trouxe nos sete anos que vestiu nossa camisa", disse o clube italiano, em nota veiculada em seu site oficial.

O ucraniano é o segundo reforço de ponta do Chelsea para a temporada 2006-2007. Antes dele, o clube já havia acertado com o meia alemão Michael Ballack, que atuava pelo Bayern de Munique.

Shevchenko deve retornar nesta quinta ao elenco da Ucrânia para continuar sua preparação para a Copa. A apresentação oficial pelo Chelsea acontecerá depois do Mundial da Alemanha.

SELEÇÕES