UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA

26/06/2006 - 14h25

Única falta causa expulsão do 'açougueiro' italiano

Da Redação
Em São Paulo

Reuters

Crédito

Materazzi reclama após ser expulso contra a Austrália

Conhecido por seu estilo viril e, muitas vezes violento, o zagueiro italiano Materazzi nem precisou mostrar todo seu repertório para chamar a atenção da arbitragem na Copa do Mundo da Alemanha. Titular na partida em que a Itália eliminou a Austrália e passou às quartas-de-final, o jogador da Inter de Milão fez apenas uma única falta, suficiente para que o espanhol Luis Medina Cantalejo o mostrasse cartão vermelho.

Segundo o instituto Datafolha, Materazzi foi o jogador da Itália que mais aplicou desarmes, com 17, sendo superado na partida apenas pelo zagueiro australiano Neill, que tirou cinco bolas a mais.

Substituto de Nesta, afastado da equipe titular nas oitavas-de-final em razão de dores musculares, Materazzi foi expulso aos 7min do segundo tempo, após dar um carrinho com os dois pés no australiano Bresciano.O zagueiro italiano não havia ainda sido advertido com o cartão amarelo.

A marcação do árbitro foi muito contestada por Materazzi, segundo confirmou o técnico Marcello Lippi. "Ele me disse que o cartão vermelho direto foi uma decisão muito rigorosa, mas o importante é que classificamos".

Apelidado de Macellazzi, que signfica açougueiro em italiano, o zagueiro se mostrava antes da partida contra a Austrália vingado por ter marcado um dos gols da vitória da equipe contra a República Tcheca, a senha para que o jogador desabafasse contra as críticas. E principalmente por não ter cometido nenhuma falta, característica marcante de seu estilo de jogo.

"Muitas vezes você é julgado por determinados episódios, em alguns dos quais eu errei, cometi faltas violentas e lamento por isso. Mas nunca vou com a intenção de ser violento ou machucar", disse Materazzi na véspera da partida em Kaiserslautern, em que a Itália teve de jogar com dez jogadores durante a maior parte do segundo e, mesmo assim, conseguir a vitória.

Tais episódios a que o próprio Materazzi se refere viraram, inclusive, febre na internet, em que um vídeo exibe algumas de suas faltas mais violentas, mesmo que o jogador tenha afirmado que "não sou um diabo".


SELEÇÕES