UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA

Últimas Notícias

26/05/2006 - 20h07

Conheça os jogadores suíços convocados para o Mundial

GENEBRA (Reuters) - Veja alguns detalhes dos 23 jogadores que representarão a Suíça na Copa do Mundo da Alemanha:

GOLEIROS

Pascal Zuberbuehler (Basel)

Nascimento: 08/01/1971

Jogos: 37

Gols: 0

Finalmente assegurou sua vaga como titular da seleção após a aposentadoria do ex-capitão Jrg Stiel depois da Euro 2004. Foi o destaque do empate por 0 x 0 com a França, em Paris, nas eliminatórias, mas falhou em alguns jogos depois e acabou sendo muito atacado pela imprensa local.

Fabio Coltorti (Grasshoppers)

Nascimento: 03/12/1980

Jogos: 1

Gols: 0

Reserva de Zuberbuehler, ele ainda pode ficar com a vaga de titular antes da Copa do Mundo, apesar de o técnico Koebi Kuhn ter ignorado os pedidos por mudanças por enquanto.

Diego Benaglio (Nacional, Portugal)

Nascimento: 08/09/1983

Jogos: 0

Gols: 0

Ex-jogador da seleção sub-21 da Suíça que ganhou destaque ao ser contratado pelo time da primeira divisão portuguesa junto ao time amador do alemão Stuttgart. É o segundo reserva da Suíça para o Mundial.

DEFENSA

Ludovic Magnin (Stuttgart, Alemanha)

Nascimento: 20/04/1979

Jogos: 27

Gols: 2

Um dos melhores jogadores da Suíça durante a campanha nas eliminatórias, Magnin é um lateral-esquerdo que adora atacar. Fez parte da seleção suíça que alcançou a semifinal da Eurocopa sub-21 em 2002.

Christoph Spycher (Eintracht Frankfurt, Alemanha)

Nascimento: 30/03/1978

Jogos: 19

Gols: 0

Favorito para a lateral-esquerda em jogos onde a Suíça adota uma postura mais defensiva, Spycher chama menos atenção que seu companheiro Magnin, mas jogou bem o bastante para garantir sua vaga na Copa. Também pode jogar no lado esquerdo do meio-campo.

Patrick Mueller (Olympique Lyon, França)

Nascimento: 17/12/1976

Jogos: 62

Gols: 3

Um dos jogadores mais experientes da Suíça e apenas um dos três a ter disputado todos os jogos das eliminatórias, ao lado de Zuberbuehler e Vogel. Mueller tem formado uma excelente defesa ao lado de Philippe Senderos. Voltou para seu ex-clube Lyon em janeiro saindo do Basel.

Philippe Senderos (Arsenal)

Nascimento: 14/02/1985

Jogos: 10

Gols: 2

Foi o capitão da seleção suíça campeã européia sub-17 em 2002 e desde então viveu uma meteórica ascensão no futebol. Atualmente é titular do Arsenal e teve papel importante na campanha da equipe até a final da Copa dos Campeões.

Stephane Grichting (Auxerre, França)

Nascimento: 30/03/1979

Jogos: 3

Gols: 0

Zagueiro central que também pode jogar pela esquerda Grichting sequer saiu do banco de reservas durante grande parte das eliminatórias. Saiu de campo machucado após a grande briga na repescagem das eliminatórias contra a Turquia, e chegou a considerar se havia escolhido a profissão certa. A conovocação para o Mundial deve restabelecer sua fé no esporte.

Johan Djourou (Arsenal. Inglaterra)

Nascimento: 18/01/1987

Jogos: 1

Gols: 0

Depois de começar sua carreira como meio-campo, Djorou, de 1,91 metro, está surgindo como um convincente zagueiro central tanto em seu clube como na seleção. Foi contratado pelo Arsenal com apenas 16 anos, depois de somente um ano jogando na terceira divisão de seu país.

Philipp Degen (Borussia Dortmund, Alemanha)

Nascimento: 15/02/1983

Jogos: 12

Gols: 0

Chamado para a seleção suíça como opção para o titular Berndt Haas, Degen se adaptou muito bem à equipe e acabou garantindo vaga no Mundial. Deve inclusive ser titular da equipe na Alemanha.

Valon Behrami (Lazio, Itália)

Nascimento: 19/04/85

Jogos: 4

Gols: 1

Descrito pela mídia local como "o David Beckham suíço", Behrami é um jogador talentoso de pensamento rápido, cuja disposição para atacar rendeu um gol na repescagem das eliminatórias européias contra a Turquia, em novembro --três minutos depois de sair do banco de reservas. Deixou sua terra-natal, Kosovo, aos quatro anos de idade com sua família e poderia ter optado por jogar pela seleção albanesa, mas foi cortejado pela seleção suíça logo depois de sua rápida ascensão na equipe principal da Lazio.

MEIO-CAMPO

Johann Vogel (Milan, Itália)

Nascimento: 08/03/1977

Jogos: 82

Goals: 0

Capitão da seleção Suíça e jogador mais experiente, Vogel foi brilhante durante as eliminatórias do ano passado após sua transferência do PSV Eindhoven para o Milan. Apesar de não ter garantido uma vaga de titular no clube italiano, Vogel não demonstrou sinais de enferrujamento ao disputar todos os jogos do país na campanha. É o responsável pela função defensiva no losango de meio-campo da suíça.

Blerim Dzemaili (FC Zurich)

Nascimento: 12/04/1986

Jogos: 1

Gols: 0

Um reserva capacitado para Vogel, o jogador suíço-macedônio de 20 anos fez sua estréia na seleção na vitória por 3 x 1 sobre a Escócia, em março. Foi fundamental para a campanha do FC Zurich na liga nacional, quando a equipe disputou o título até o final com o Basel.

Raphael Wicky (Hamburgo, Alemanha)

Nascimento: 26/04/1977

Jogos: 64

Gols: 1

Único jogador suíço (ao lado de Vogel) remanescente do time que disputou a Euro 96, Wicky deve ser o titular da meia esquerda da seleção depois de ter se recuperado de uma lesão.

Tranquillo Barnetta (Bayer Leverkusen, Alemanha)

Nascimento: 22/05/1985

Jogos: 11

Gols: 1

Campeão europeu sub-17 com a seleção suíça, Barnetta passou ao profissionalismo com enorme confiança. Levou dinamismo e criatividade ao meio-campo da equipe e pode jogar tanto na criação das jogadas pelo centro como nas duas alas. Marcou seu primeiro gol pela Suíça na vitória por 3 x 1 sobre a Escócia, em março.

Ricardo Cabanas (Colônia, Alemanha)

Nascimento: 17/01/1979

Jogos: 34

Gols: 4

Mais perigoso quando atua logo atrás da dupla de atacantes, Cabanas é outro jogador promovido da seleção sub-21 em 2002. O ex-meia-ofensivo do Grasshoppers foi impressionante em jogos das eliminatórias como contra a Turquia e deve ser titular na Copa.

Xavier Margairaz (FC Zurich)

Nascimento: 07/01/1984

Jogos: 1

Gols: 0

Fez uma boa estréia na seleção contra as Ilhas Faroe no ano passado, mudando a atuação do time como um todo depois de entrar em campo apenas para os últimos 22 minutos. Foi prejudicado por algumas contusões mas voltou a jogar muito bem pelo FC Zurich. Ficou de fora do amistoso com a Escócia mas garantiu sua vaga no Mundial.

Daniel Gygax (Lille, França)

Nascimento: 28/08/1981

Jogos: 20

Gols: 4

Gygax parece ter se aproveitado do constante rodízio promovido pelo técnico de seu clube, Claude Puel. Passou a atuar de forma mais defensiva no Lille, o que agradou bastante ao técnico da seleção suíça Kuhn, que o escalou como titular em 10 dos 12 jogos das eliminatórias. Jogou com Cabanas, Magnin, Frei, Streller, Rochat e Grichting pela seleção suíça sub-21.

David Degen (Basel)

Nascimento: 15/02/1983

Jogos: 0

Gols: 0

Apesar de nunca ter feito uma partida pela seleção principal, Degen foi convocado para a Copa especialmente por sua versatilidade. Meia-direita de origem, o irmão mais velho dos gêmeos Degen (por 20 minutos) ele pode também jogar mais avançado caso a Suíça tenha uma emergência no ataque.

ATAQUE

Alex Frei (Rennes, França)

Nascimento: 15/07/1979

Jogos: 42

Gols: 23

A situação física de Frei tornou-se o principal assunto na Suíça desde que o artilheiro da seleção passou por uma cirurgia em fevereiro. Recuperado, ele é a principal esperança da seleção para o Mundial.

Johan Vonlanthen (NAC Breda, Holanda)

Nascimento: 01/02/1986

Jogos: 17

Gols: 5

Como Frei, Vonlanthen confia em sua força física para superar os zagueiros adversários. Destacou-se na Euro 2004 ao marcar um gol contra a França que fez dele o jogador mais jovem a fazer um gol na competição. Está atualmente emprestado no Breda pelo PSV Eindhoven.

Marco Streller (Colônia, Alemanha)

Nascimento: 18/06/1981

Jogos: 8

Gols: 1

É o principal rival de Vonlanthen na disputa pela vaga de titular do ataque ao lado de Frei. Leva vantagem clara por sua altura --1,95 metro, 20 centímetros a mais Vonlanthen-- e tem uma habilidade surpreendente para um jogador tão alto.

Mauro Lustrinelli (Sparta Praga, República Tcheca)

Nascimento: 26/02/1976

Jogos: 5

Gols: 0

Um novato na seleção e no futebol profissional, Lustrinelli só decidiu ter o esporte como profissão aos 23 anos após encerrar sua faculdade de economia. Seis anos depois fez seu primeiro jogo pela seleção durante a campanha de classificou o modesto Thun para a Copa dos Campeões. Foi contratado pelo Sparta depois de brilhar numa vitória do Thun sobre o time tcheco.

SELEÇÕES