UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA

05/07/2006 - 18h03

Depois de 20 anos, final não tem nenhum titular suspenso

Da Redação
Em São Paulo
O técnico da França, Raymond Domenech, pôde comemorar a classificação para a decisão da Copa do Mundo que fará contra a Itália, neste domingo, em Berlim, depois de vencer Portugal por 1 a 0 nesta quarta-feira. E, não bastasse isso, ele respira aliviado que não perdeu nenhum de seus atletas titulares pendurados para o jogo decisivo.

SUSPENSOS EM FINAIS

COPAEQUIPESUSPENSOJOGOU
2002AlemanhaBallackJeremies
1998FrançaBlancLebeuf
1994ItáliaCostacurtaBaresi
1990ArgentinaCaniggia, Olarticoechea, GiustiDezotti, Troglio, Sensini
Os meias Franck Ribery, Patrick Vieira e Zinedine Zidane, e os defensores Willy Sagnol e Lilian Thuram estavam com um cartão amarelo, mas não foram advertidos pelo árbitro uruguaio Jorge Larrionda e pegarão a Itália, que também não tem nenhum desfalque por suspensão. Somente o atacante Louis Saha, reserva, foi advertido e perderá a decisão.

Com isso, a França não terá o mesmo problema que enfrentou em 1998, quando o zagueiro Blanc foi expulso de campo na semifinal diante da Croácia, vencida de virada por 2 a 1, com dois gols de Thuram, e não participou da decisão diante do Brasil. Leboeuf entrou na zaga em seu lugar.

Outros casos parecidos com o de 1998 já aconteceram. Em 2002, na Copa da Coréia do Sul e Japão, o meia Michael Ballack, maior estrela da seleção alemã, recebeu cartão amarelo na semifinal contra os coreanos por uma entrada por trás em cima de Chun Lee e ficou de fora da final contra o Brasil.

Na decisão de 1994, o zagueiro Costacurta, então titular absoluto da zaga italiana, ficou de fora da final contra o Brasil após levar o segundo amarelo na semifinal diante da Bulgária. O veterano Baresi entrou em seu lugar e compôs a linha defensiva italiana naquele jogo com Mussi, Benarrivo e Maldini.

Em 1990, a Argentina chegou à final diante da Alemanha com três desfalques de peso: o atacante Caniggia e o zagueiro Olarticoechea foram suspensos por levar cartão amarelo na semifinal contra a Itália, enquanto o volante Giusti cumpriu suspensão automática por ser expulso no mesmo jogo. Com isso, o técnico Carlos Bilardo colocou Troglio na zaga, Sensini de volante e Dezotti na frente.

Assim, desde 1986 uma Copa não tem uma decisão sem jogadores titulares suspensos. Neste domingo, Itália e França contarão com seu time titular completo, quebrando este "tabu" de 20 anos.

SELEÇÕES