UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA

21/06/2006 - 17h56

Marfinenses conseguem primeira vitória na despedida da Copa

Da Redação
Em São Paulo
Na partida dos eliminados do Grupo C, a Costa do Marfim venceu Sérvia e Montenegro por 3 a 2 no Allianz Arena, em Munique. Os marfinenses, que fizeram sua estréia em Copas do Mundo, suaram muito para virar o jogo com muitas chances de gol e puderam terminar o torneio com pelo menos uma vitória. Com um homem a menos durante todo o segundo tempo, os sérvios não conseguiram segurar a vantagem no placar e terminaram na última colocação do grupo, sem terem conquistado nenhum ponto.

CENAS DO JOGO

AFP
Fã torce para Sérvia e Montenegro em seu ultimo jogo como país Reuters
Atacante Koné disputa bola em lance com o sérvio Duljaj AFP
Zagueiro Krstajic é retirado do campo após se machucar no início do jogo AFP
Goleiro Jevric não consegue pegar penalty marcado por Dindané AFP
Dindané sofre falta dura e Nadj é expulso ainda no primeiro tempo

VEJA MAIS FOTOS DA PARTIDA
VEJA O PLACAR COMPLETO
ZIGIC ABRE O PLACAR
ILIC FAZ O SEGUNDO
DINDANÉ COBRA PÊNALTI
DINDANÉ EMPATA DE CABEÇA
A Costa do Marfim começou melhor a partida entre os eliminados, com boas chances no ataque. Aos 7min, Koné recebeu a bola no meio-campo após passe errado dos sérvios e saiu com velocidade para o contra-ataque. Porém, o atacante marfinense foi barrado pela zaga adversária.

Sérvia e Montenegro demorou 9min para fazer seu primeiro ataque, que resultou no gol da equipe. O atacante Zigic recebeu lançamento e, marcado apenas por Akalé, ficou livre para tirar o goleiro e abrir o placar para Sérvia e Montenegro. Foi o primeiro gol da equipe nesta Copa do Mundo.

O zagueiro sérvio Krstajic, que já havia anunciado sua aposentadoria da seleção nacional após a Copa, ficou pouquíssimo tempo em campo em sua despedida. Aos 15min, Krstajic se chocou com Dindané e teve que ser retirado do gramado com muitas dores. Ele foi rapidamente substituído por Nadj e deu adeus à seleção servo-montenegrina.

Os marfinenses jogaram desfalcados de sua principal estrela, o atacante Digier Drogba, que cumpre suspensão após dois cartões amarelos.

Costa do Marfim teve sua melhor chance na primeira etapa aos 19min. Dindané recebeu cruzamento de Keita, mas o goleiro Jevric fez ótima defesa com os pés. No rebote, Akalé tentou chute com o pé esquerdo, mas a bola foi pela linha de fundo.

No minuto seguinte, Sérvia e Montenegro ampliou o placar no Allianz Arena, em Munique. Zigic recebeu lançamento longo novamente, não conseguiu dominar, mas passou para Ilic, que se livrou da defesa marfinense e chutou para marcar o segundo gol.

Os marfinenses continuaram a pressionar no ataque e, aos 35min, Dudic fez pênalti após proteger a bola com o braço em cruzamento de Boka para Koné, Dindané cobrou a penalidade, mas o árbitro mexicano Marco Rodríguez marcou invasão na pequena area. Na segunda oportunidade, Dindané chutou novamente no lado esquerdo do goleiro Jevric e diminuiu para a Costa do Marfim.

No fim da primeira etapa, a seleção servo-montenegrina ficou com um jogador a menos após a expulsão de Nadj, que levou o segundo cartão amarelo após falta em Dindané.

Conhecida por sua forte defesa, Sérvia e Montenegro falhou nesta Copa do Mundo e levou dez gols em sua participação neste Mundial. Sem o zagueiro Vidic, cortado na primeira semana do torneio, a defesa da equipe sofreu um duro golpe. Na partida contra Costa do Marfim, a seleção teve grande dificuldade de conter o jogo veloz de Dindané e Koné.

No segundo tempo, Costa do Marfim tentou se aproveitar da vantagem de ter um homem a mais e se concentrou no ataque para reverter o placar. Aos 12min, Boka cobrou falta na entrada da área e na sobra, Akalé chutou para o gol. Novamente, o goleiro Jevric usou os pés para fazer a defesa.

Para conquistar pelo menos o empate, o técnico Henri Michel deixou o time mais ofensivo ao colocar Baby Koné no lugar de Akalé.

Aos 16min, Arouna Koné assustou a defesa sérvia e perdeu um gol impressionante com um chute que passou raspando no travessão.

Aos 20min, o técnico Ilija Petkovic colocou em campo o atacante Milosevic, que também está se despedindo da seleção nacional após jogar 101 partidas com a equipe de seu país.

Logo depois da substituição, os marfinenses aproveitaram a distração do adversário para conquistar o empate. Aos 22min da segunda etapa, Dindané recebeu na area e, sem marcação, deu uma cabeçada para empatar.

A virada marfinense veio aos 40min, com pênalti marcado por Kalou. No lance anterior, Dudic havia cometido a infração após proteger a bola com o braço na pequena área.

No fim do jogo, após fazer duras faltas durante toda a partida, o marfinense Domoraud levou o segundo cartão amarelo e foi expulso.

A última partida dos dois times no Mundial foi marcada pela violência. No total, foram marcadas 37 faltas, oito cartões amarelos e dois vermelhos.

O destaque do jogo foi o atacante Dindané, eleito pela Fifa o melhor jogador do confronto. O jogador foi o artilheiro da Costa do Marfim na Copa, marcando dois agols no torneio.

A partida foi o ultimo jogo da equipe com o nome de Sérvia e Montenegro, já que os montenegrinos decidiram pela sua independência num plebiscito em maio. No time que jogou o Mundial, somente o goleiro Dragoslav Jevric nasceu na província do mar Adriático.

Mesmo com a vitória, o técnico sérvio Ilija Petkovic anunciou sua demissão para depois do fim da participação de sua equipe no toneio.

Já o contrato do técnico Henri Michel termina em breve, mas o francês confirmou que a federação do país não se interessou em renovar o compromisso e ele deverá deixar o commando da seleção da Costa do Marfim.






SELEÇÕES