UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA

17/06/2006 - 16h46

Com Ronaldo, Brasil goleou Austrália em final de torneio

Da Redação
Em São Paulo

Antônio Gaudério/Folha Imagem

Romário chuta na goleada de 6 a 0 na Copa das Confederações de 1997

Será a primeira partida entre Brasil e Austrália em Copas do Mundo. Mas as duas seleções já fizeram uma final e uma decisão de 3º lugar em outro torneio organizado pela Fifa, a Copa das Confederações. Nesses jogos, uma vitória para cada lado.

Os dois chegaram à final da Copa das Confederações de 1997, disputada na Arábia Saudita, depois de terem se enfrentado na primeira fase do torneio. Nessa primeira partida, o Brasil jogou desfalcado de Romário. A dupla Ronaldo e Bebeto esbarrou na retranca australiana e o resultado foi 0 a 0.

A Austrália surpreendeu e chegou à decisão do torneio ao eliminar o Uruguai na semifinal por 1 a 0. Mas, na grande final, o esquema da partida anterior não deu certo e o Brasil deu um passeio, conquistando o título com uma goleada de 6 a 0. Ronaldo e Romário fizeram três gols cada. Naquele mesmo mês, Ronaldo foi eleito Melhor Jogador do Ano pela Fifa pela segunda vez consecutiva.

Daquela final de 1997, ainda estão na seleção brasileira: Dida, Cafu, Roberto Carlos e Ronaldo. A Austrália ainda tem Viduka (que foi expulso aos 24min do 1º tempo na final), Kewell e Stan Lazaridis (atualmente na reserva).

Aquela seleção campeã da Copa das Confederações ficou notória por atuar com os jogadores carecas. Numa brincadeira na concentração, todos tiveram a cabeça raspada, desde os autores da peça até quem não gostou nem um pouco dela.

Reuters

Os australianos comemoram o gol da vitória na decisão de 3º lugar em 2001

Quatro anos depois, na Copa das Confederações disputada na Coréia e no Japão, Brasil e Austrália sobraram para a decisão de 3º lugar. Nas semifinais, a seleção brasileira perdeu para a França e os "Socceroos" foram derrotados por 1 a 0 pelo Japão.

Um gol do zagueiro Murphy aos 38 min do 2º tempo deu à Austrália a histórica vitória de 1 a 0 e a medalha de bronze do torneio. O técnico Émerson Leão acabaria demitido da seleção brasileira ainda no aeroporto de Tóquio e seu lugar seria ocupado por Luiz Felipe Scolari.

Leão levou uma seleção brasileira caracterizada pela entressafra e pela ausência de astros que jogavam em clubes europeus. Da equipe derrotada naquela partida, apenas Dida está no time atual.

Dos australianos que atuaram naquele 1 a 0, estão na Copa de 2006: Schwarzer, Skoko, Bresciano, Lazaridis, Chipperfield e Sterjovski.

SELEÇÕES