UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA

09/07/2006 - 17h44

Klose conquista a artilharia da Copa da Alemanha

Da Redação
Em São Paulo

GOLS DE KLOSE

EFE

Klose marcou seu primeiro gol na Alemanha contra Costa Rica

EFE

O jogador fez o segundo contra a Costa Rica na vitória por 4 a 2

Reuters

Atacante comemora ao abrir o placar contra o Equador

AFP

Klose marcou mais um na vitória contra os equatorianos

EFE

Klose fez o gol contra Argentina que levou seu time aos pênaltis

O atacante da seleção da Alemanha Miroslav Klose sagrou-se artilheiro da Copa da Alemanha. O jogador de origem polonesa marcou cinco gols na competição e conquistou com folga o título de maior goleador do Mundial.

Klose marcou dois gols na estréia alemã contra a Costa Rica, fez mais dois contra o Equador na terceira partida pelo Grupo A e depois conseguiu um empate milagroso contra a Argentina em 1 a 1 nas quartas-de-final. A Alemanha conseguiu passar de fase após vencer os sul-americanos na decisão dos pênaltis.

Klose havia marcado o mesmo número de gols na Copa de 2002, mas ficou longe do artilheiro Ronaldo, que conseguiu chegar à marca de oito gols na competição.

Na vice-artilharia da Copa do Mundo, com três gols, ficaram o alemão Podolski, os argentinos Crespo e Maxi Rodriguez, o brasileiro Ronaldo, os espanhóis David Villa e Fernando Torres e os franceses Henry e Zidane.

Na final da Copa do Mundo, o francês Henry era o jogador com melhores chances de alcançar o alemão. Em Berlim, Zinedine Zidane abriu o placar para a França e foi alçado também à vice-artilharia. Porém os dois jogadores não conseguiram chegar à marca de Klose no jogo que definiu a Itália como campeã deste Mundial.

Com cinco gols, Klose se igualou ao ioguslavo Jerkovic, que jogou em 1962, com a segunda artilharia com menor número de gols na história da Copa do Mundo. Em 1934, o tcheco Nejedly, o italiano Schiavio e o alemão Conen empataram na artilharia da competição com apenas quatro gols marcados.

O maior artilheiro numa única edição de Copa do Mundo foi o francês Just Fontaine. O atacante chegou à marca de 13 gols na Copa do Mundo de 1958, na Suécia, quando seu time ficou na terceira colocação.

SELEÇÕES