UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA
Arquivo Folha Imagem

O CRAQUE

Romário

País: Brasil
Gols: 5

Jogos: 7
Idade: 28 anos

O "Baixinho" conquistou os EUA e todo o mundo com seus gols. Foi o dono da Copa. Prometeu trazer o quarto título mundial para o Brasil, que há 24 anos estava na fila, e cumpriu. Fez de tudo um pouco. Foi oportunista, mostrou velocidade, fez jogadas individuais, deu assistências e marcou cinco gols, inclusive um de cabeça. Romário abriu o caminho das vitórias brasileiras sobre Rússia e Camarões. Salvou o Brasil da derrota marcando o gol de empate contra a Suécia. E, com um passe genial, deu a bola para Bebeto fazer o gol que derrubou os EUA. O atacante voltou a marcar no jogo seguinte, contra a Holanda. Na semifinal, venceu os gigantes suecos pelo alto para levar o Brasil à final. Contra a Itália, perdeu a chance de ser o artilheiro da Copa, mas fez o seu na decisão por pênaltis.
Arquivo Folha Imagem

A MÁQUINA

Brasil

Colocação: Campeão
Jogos: 7

Vitórias: 5
Gols pró: 11

Com um esquema tático que priorizava a defesa, o Brasil de Carlos Alberto Parreira e Mário Jorge Lobo Zagallo foi o time que menos gols sofreu durante a Copa. O futebol não era bonito, mas funcionou bem. O meio de campo defensivo de Dunga e Mauro Silva foi destaque na competição. No ataque, Romário foi o terror dos adversários, ao lado do sempre presente Bebeto. A conquista nos EUA devolveu o prestígio ao futebol brasileiro, que há 24 anos não vencia uma Copa. Com o resultado, a seleção canarinho tornou-se a única tetracampeã.
Reprodução

O MICO

Maradona dopado

Herói do título em 86, Maradona foi o vilão em 94. Ao fim da 1ª fase, a Argentina despontava como favorita ao título. Mas para surpresa geral, na vitória por 2 a 1 sobre a Nigéria, o exame antidoping do craque constatou a presença de efedrina. Maradona foi expulso da Copa, e o time argentino não conseguiu reencontrar seu bom futebol. Acabou eliminado pela Romênia nas oitavas-de-final.

A MURALHA: Michel Preud'Homme)

O belga foi eleito o melhor goleiro dessa Copa. A cena mais marcante de sua brilhante atuação aconteceu na partida contra a Alemanha, pelas oitavas-de-final, quando abandonou a sua área para tentar marcar um gol de cabeça no fim do jogo, na tentativa desesperada de salvar sua equipe da eliminação. Não deu. Preud'Homme tomou quatro gols na competição, mas fez defesas que o consagraram.

OS ARTILHEIROS: Oleg Salenko (RUS) Hristo e Stoichkov (BUL)

A artilharia foi dividida por Stoitchkov e Salenko, com seis gols. Stoichkov, astro do Barcelona, foi a estrela da bela campanha búlgara. Dos quatro gols que seu país marcou a partir das oitavas, três foram dele. Forte e rápido, o búlgaro tinha a habilidade com a perna esquerda e a agressividade como principais características. Já Oleg Salenko, do modesto Logroñes, fez fama na Copa. Começou como reserva, entrando no 2º jogo. A Rússia não fez uma boa campanha e parou na 1ª fase. Salenko deve a artilharia à goleada da Rússia sobre Camarões, quando marcou 5 dos 6 gols russos, recorde histórico em um mesmo jogo.

A ZEBRA: ARA 1 x 0 BEL

A Arábia Saudita surpreendeu a Bélgica na 1ª fase. Em lance genial, Saeed Owairan marcou o gol da vitória aos 5min. Os árabes acabaram em 2º lugar no grupo e foram às oitavas-de-final.

A SURPRESA

Bulgária

Os búlgaros, que nunca haviam ganhado um jogo da Copa do Mundo até ali - haviam sido seis participações, em um total de 16 jogos -, protagonizaram a maior surpresa do torneio.

O selecionado começou de forma tímida, perdendo para a Nigéria, que debutava em Mundiais, por 3 a 0. Depois, teve uma excelente recuperação e desbancou grandes seleções, como Argentina, México e Alemanha, nas quartas-de-final. Terminou a competição em quarto lugar, perdendo para a Itália na semifinal e para a Suécia na disputa pelo terceiro lugar.

O GARFADA

BRA 3 x 2 HOL

A arbitragem foi confusa em lances decisivos na partida válida pelas quartas-de-final. No segundo gol do Brasil, marcado por Bebeto, Romário estava impedido. O lance foi interpretado como impedimento passivo pelo árbitro costarriquenho Rodrigo Badilla Sequeira, que validou o gol.

O terceiro gol da seleção brasileira também saiu de uma falta duvidosa, cavada por Branco, que voltava de contusão. O mesmo Branco cobrou, marcou o gol "cala-boca" e conduziu o time de Parreira para a semifinal do torneio.


SELEÇÕES

Goleiro:

1. Preud´Homme (BEL)

Defesa:

2. Jorginho (BRA)

4. Márcio Santos (BRA)

3. Koeman (HOL)

6. Maldini (ITA)

Meio-campo:

5. Dunga (BRA)

8. Redondo (ARG)

10. Baggio (ITA)

7. Hagi (ROM)

Ataque:

11. Stoitchkov (BUL)

9. Romário (BRA)