UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA

Esconderijo

Durante a Segunda Guerra Mundial, o italiano Ottorino Barassi, vice-presidente da Fifa, escondeu a taça embaixo da cama, dentro de uma caixa de sapato, para evitar que o troféu caísse nas mãos de tropas nazistas.

Sem chuteiras

A Índia só não participou da Copa porque a Fifa não permitiu que os jogadores disputassem suas partidas descalços.

Sem final

Esta foi a única edição da Copa que não teve uma final oficial. As quatro equipes que passaram da primeira fase disputaram um quadrangular para decidir o campeão.

Reuters

Homenagem

Em 1936, a taça recebeu o nome do francês Jules Rimet, idealizador da Copa; na foto réplica exposta em museu na Inglaterra

Maracanazo nunca mais

Depois da partida final da Copa de 50, o Brasil nunca mais perdeu para o Uruguai no estádio do Maracanã.

Superstições

Na tentativa de encontrar um culpado para a derrota do Brasil, os superticiosos de plantão culparam a troca do local de concentração na véspera da final. O Brasil trocou a concentração de Joá pelo estádio do Vasco da Gama em São Januário. Outros culpam Flávio Costa pelas 2 horas de missa na manhã do jogo impostas pelo treinador aos jogadores, que rezaram de pé.

Reuters

Falta de pontaria

O time brasileiro deu 30 chutes a gol (dezessete no primeiro tempo e treze no segundo) na fatídica final contra o Uruguai. Os jogadores cometeram quase o dobro de faltas, um total de 21, contra apenas onze dos uruguaios

Desnorteados

Após a derrota para o Uruguai no jogo final, os organizadores brasileiros esqueceram de entregar o troféu para o capitão uruguaio. O francês Jules Rimet, presidente da Fifa, teve que descer da arquibancada para promover a premiação.

Coração de mãe

A Fifa registra que 173.830 pagaram ingressos. Entretanto, estima-se que mais de 220 mil pessoas estiveram no Maracanã no dia 16 de julho, quando o Uruguai derrotou o Brasil por 2 a 1.

Ossos do ofício

O presidente da Fifa, o francês Jules Rimet, estava no estádio do Maracanã na partida final, mas não viu o segundo gol do Uruguai. Quando Ghiggia balançou as redes, Rimet estava na parte interna do estádio, dirigindo-se ao campo para cumprimentar o time vencedor.

Clássico gaúcho

Na partida Suíça 2 a 1 México, o juiz achou que o contraste dos uniformes das equipes era insuficiente: vermelho da Suíça e verde do México! Os mexicanos, então, vestiram o azul e branco do Cruzeiro de Porto Alegre e o confronto virou um clássico regional: Inter x Cruzeiro.

Relíquia

A bola usada na histórica vitória dos EUA sobre a Inglaterra (1 a 0), que virou filme em 2005, está em exposição permanente na sede da Federação Americana de Futebol, lembrando o dia de glória dos norte-americanos frente à fortaleza inglesa.

Show de classe

Nenhum jogador foi expulso nas 22 partidas da Copa de 1950. Apenas três pênaltis foram assinalados no torneio, todos eles convertidos em gols.

SELEÇÕES