COPA 2002

Veja as fotos da final do Mundial





JULIO GOMES FILHO - Enviado UOL Esporte

Brasil goleia a Costa Rica e confirma primeiro lugar no Grupo C

05h20 - 13/06/2002


Julio Gomes Filho
Enviado especial do UOL na Copa
Em Suwon (Coréia do Sul)

A seleção brasileira goleou a Costa Rica por 5 a 2, nesta quinta-feira, em Suwon, e garantiu o primeiro lugar do Grupo C na Copa do Mundo. O Brasil acabou a primeira fase do Mundial com a melhor campanha entre todos os participantes.

Nas oitavas-de-final, o Brasil enfrentará o segundo colocado do Grupo H, que deverá ser Rússia ou Bélgica. Esta partida será realizada na cidade japonesa de Kobe, às 8h30 do dia 17. Já a Costa Rica acabou eliminada no saldo de gols, já que a Turquia venceu a China por 3 a 0 na outra partida do grupo.

Apesar de mostrar toda a sua força ofensiva, o Brasil voltou a apresentar graves falhas no sistema defensivo. Tanto no primeiro tempo como no segundo, a Costa Rica criou inúmeras jogadas de gol pelo alto e tabelando com bolas rasteiras. A zaga acabou muito exposta devido ao relaxamento dos jogadores de ataque e meio de campo.

O time brasileiro construiu a vitória no primeiro tempo e já vencia por 2 a 0 aos 13min, com um gol contra do zagueiro Marín e outro de Ronaldo -o atacante brasileiro dividiu a bola do primeiro gol com Marín, e a Fifa irá revisar o lance, para saber a quem creditar o gol. Ronaldo, hoje com três, pode pular para quatro gols na tabela de artilheiros, atrás apenas do alemão Miroslav Klose.

Ainda no primeiro tempo, o Brasil fez o terceiro, com Edmílson. Logo depois, levou o primeiro gol, marcado por Wanchope.

Na segunda etapa, a Costa Rica veio com tudo para cima e passava como queria pela zaga brasileira. Fez o segundo gol, com Gómez, e poderia ter chegado ao empate. Mas as entradas de Ricardinho e Kléberson no time acabaram dando à seleção um ritmo mais cadenciado (saíram Edílson e Juninho).

Assim, passando melhor a bola e com força pelo lado esquerdo, o Brasil chegou a mais dois gols, de Rivaldo e Júnior. Mesmo desanimada, a Costa Rica perdeu ainda boas oportunidades de gol, expondo a fragilidade da defesa brasileira. Mas a partida acabou mesmo com o placar de 5 a 2.

A seleção brasileira voltou a marcar cinco gols em um jogo de Copa do Mundo depois de 44 anos. A última vez havia sido na vitória por 5 a 2 sobre a Suécia, na final em 58.

O jogo
O time começou bem a partida, marcando a saída de bola da Costa Rica e explorando a velocidade do atacante Edílson pelas pontas, como queria Luiz Felipe Scolari. Foi ele quem fez a primeira jogada de perigo, driblando pela direita. No cruzamento, o goleiro Lonnis ficou com a bola.

Ronaldo fez sua primeira jogada na partida aos 4min, tentando partir para cima dos zagueiros. Três minutos depois, Júnior fez boa jogada pela esquerda e tocou para Rivaldo, que cruzou mal.

A Costa Rica chegou com perigo pela primeira vez aos 8min. Centeno cobrou falta, mas o zagueiro Anderson Polga afastou. Na seqüência, Wright subiu livre dentro da área e cabeceou para fora. Ali começava uma sequência de jogadas pelo alto que levariam perigo ao gol brasileiro.

O Brasil abriu o placar aos 10min, e o primeiro gol saiu dos pés dos "reservas". Júnior lançou Edílson pela esquerda, ele invadiu a áerea e tocou para o meio. Ronaldo chegou dividindo com os zagueiros e a bola acabou entrando. O árbitro acabou dando o gol como contra do zagueiro Marín.

Dois minutos depois, após cobrança de escanteio, o mesmo Ronaldo dividiu no alto com a zaga costa-riquenha. Foi mais esperto na sobra, ganhou de Wallace e bateu de chapa para fazer 2 a 0.

Em desvantagem, o time da Costa Rica partiu para o ataque e levou perigo ao gol de Marcos logo no minuto seguinte. Centeno pegou a bola livre na área, após falha de Gilberto Silva, mas chutou para fora.

Aos 16min, um susto. Marcos dividiu pelo alto com um atacante rival e sentiu o ombro. "Foi só um choque, mas adormeceu tudo e eu fiquei preocupado", disse o goleiro, após o jogo. Recuperado das dores no ombro esquerdo, ele continuou na partida normalmente.

A seleção brasileira passou a tocar mais a bola, enquanto os costa-riquenhos apertavam a marcação. Aos 26min, após triangulação entre Rivaldo, Juninho e Edílson, a torcida coreana foi à loucura, mostrando quase incredulidade.

Aos 28min, após escanteio, Anderson Polga e Edmílson falharam, e Wright cabeceou livre na área, por cima do gol. Três minutos depois, de novo em escanteio, foi a vez de Gómez subir livre e cabecear para fora.

Este lance, com o escanteio sendo cobrado curtinho para López, levou Scolari à loucura. O treinador levantou do banco e deu uma bronca em Rivaldo, já que durante a semana ele havia treinado a marcação e encubido o meia de fechar o espaço do jogador que recebesse o passe no escanteio.

O Brasil chegou ao terceiro gol aos 38min. Júnior cruzou na área, e Edmílson finalizou de virada, marcando um belo gol. Mas, logo na saída de bola, Wanchope entrou tabelando com Wright na área brasileira e tocou na saída de Marcos. A bola ainda desviou em Lúcio antes de entrar.

No final do primeiro tempo, Ronaldo cruzou pra Rivaldo, livre na área, chutar por cima do gol. Em seguida, Rivaldo cobrou falta na trave. A bola voltou para Júnior, que chutou para fora.

O rendimento do time brasileiro não foi o mesmo na volta para o segundo tempo. Apesar disso, nos contra-ataques o time criou chances claras de gol. Mas Martínez salvou a Costa Rica travando os chutes de Ronaldo, aos 3min, e Rivaldo, aos 4min.

Os costa-riquenhos aproveitaram as falhas da defesa brasileira e conseguiram ameaçar novamente aos 5min. Wanchope invadiu a área pela direita, passou por três zagueiros, passou por Marcos e tocou. Anderson Polga salvou em cima da linha.

Aos 11min, não teve jeito. Após lançamento nas costas de Edmílson, Bryce cruzou, e Ronald Gómez, chegando por trás de Cafu, completou de peixinho, fazendo o segundo da Costa Rica.

Scolari, então, mexeu no time -as substituições do técnico acabaram definindo o resultado. Ele tirou Edílson e Juninho para as entradas de Kléberson e Ricardinho. Com isso, Rivaldo passou a jogar mais adiantado, ao lado de Ronaldo -e a defesa passou a ter uma proteção melhor do meio.

Logo aos 17min, Júnior recebeu pela esquerda de Ricardinho. O lateral cruzou bem, e Rivaldo se antecipou ao zagueiro para chutar e fazer o quarto gol brasileiro -o terceiro dele na Copa.

Dois minutos depois, Ricardinho iniciou a jogada e tocou para Edmílson, que deu um lançamento milimétrico para Júnior. O lateral, eleito pela Fifa o melhor em campo, invadiu a área, tocou de esquerda e fez 5 a 2.

Precisando de gols para se classificar, a Costa Rica foi para o tudo ou nada. Aos 26min, Júnior tentou afastar bola alta na área e mandou na trave brasileira. Na volta, Wright perdeu mais um gol feito. Aos 33min, Gómez recebeu na área e chutou cruzado, mas a bola foi para fora.

Scolari trocou Rivaldo por Kaká aos 27min, dando mais velocidade ao ataque brasileiro. Foi a estréia em Copas do Mundo do jogador mais jovem do elenco da seleção.

Aos 38min, Ronaldo recebeu na área e dividiu com o goleiro Lonnis. A bola sobrou para o atacante, que tentou o gol e mandou na trave. Se ele cruzasse, encontraria Gilberto Silva livre, no meio da área.

Aos 42min, Gómez invadiu a área brasileira, mas Marcos salvou. Wanchope pegou a sobra e chutou na trave. Os costa-riquenhos tentaram o gol até o fim, mas o Brasil conseguiu segurar o placar de 5 a 2.

BRASIL
Marcos, Lucio, Anderson Polga e Edmilson; Cafu, Gilberto Silva, Juninho (Ricardinho), Rivaldo (Kaká) e Junior; Ronaldo e Edilson (Kléberson)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

COSTA RICA
Lonnis, Luis Marin, Mauricio Wright e Gilberto Martinez; Wilmer Lopez, Mauricio Solis, Harold Wallace (Bryce), Walter Centeno e Carlos Castro; Paulo Wanchope e Ronald Gomez
Técnico: Alexandre Guimarães

Local: Suwon Stadium, em Suwon, na Coréia do sul
Árbitro: Gandal Ghandour (EGI)
Assistentes: Dramane Dante (MLI) e Egon Bereuter (AUT)
Gols: Marín (contra), aos 10min, Ronaldo, aos 12min do 1º tempo, Edmílson, aos 38min do 1º, Rivaldo, aos 17min do 2º, Júnior, aos 19min do 2º; Wanchope, aos 39min do 1º, Gómez, aos 11min do 2º
Cartões amarelos: Cafu (B)

 
 




  19/07/2007
12h23
Candidatos a vagas do Prouni devem comprovar dados até 3/8
  18/07/2007
11h23
Prouni divulga 2ª lista de pré-selecionados; confira
  10/07/2007
09h45
Comprovação dos dados do Prouni deve ser feita até esta quarta
  06/07/2007
10h44
Prorrogado prazo para alunos apresentarem documentos do Prouni

  12/05/2006
13h25
Quem serão os convocados de Parreira?
  27/04/2006
21h39
Ingressos para os jogos do Brasil na 1ª fase da Copa se esgotam
  29/03/2006
13h29
Guia da Copa do Mundo tem bandeira croata da era comunista
  15/06/2004
10h56
Cinco torcedores alemães presos na cidade do Porto