COPA 2002

Veja as fotos da final do Mundial




   05h20 - 18/06/2002

Turquia vence Japão por 1 a 0 e enfrenta Senegal nas quartas-de-final

Da Redação
Em São Paulo

A seleção turca derrotou nesta terça-feira a japonesa por 1 a 0, gol de Davala, e se classificou para as quartas-de-final da Copa do Mundo. A partida foi disputada em Miyagi (Japão) e foi prejudicada por muita chuva, que assolou o gramado antes e durante o jogo.

A Turquia agora enfrenta Senegal no próximo dia sábado, às 8h30. Quem vencer enfrentará a semifinal com o vencedor do jogo entre Brasil e Inglaterra.

Esta é a segunda participação turca em Copas do Mundo, e já supera sua campanha anterior. Os turcos terminaram em décimo lugar na Copa de 1954, com uma vitória e duas derrotas.

O Japão também melhorou em relação à sua única participação anterior. Em 1998, perdeu as três partidas que disputou e foi o penúltimo colocado.

O jogo
O primeiro ataque aconteceu com apenas um minuto. Basturk fez boa jogada pela esquerda e invadiu a área japonesa. Narazaki saiu bem do gol e tomou a bola nos pés do turco.

Os anfitirões tentavam chegar à área adversária, mas sem muito sucesso. Aos 4min, Rustu cortou um lançamento para Alex. Aos 10min, o japonês nascido no Brasil foi acionado mais uma vez, mas a zaga turca cortou na hora do cruzamento.

O placar saiu do zero aos 12min. Penbe cobrou escanteio pela direita e Davala, de cabeça, abriu o placar: Turquia 1 a 0. Este foi o segundo gol de Davala na Copa - ele marcou o último na vitória sobre a China por 3 a 0.

Em desvantagem no placar, o Japão partiu para tentar o empate. Aos 14min, Nishizawa avançou pela direita em direção ao gol, mas a zaga turca afastou.

Partindo para o ataque, o Japão passou a deixar buracos na defesa. Aos 18min, Sas fez boa jogada na esquerda e cruzou na área, Miyamoto afastou de cabeça.

O jogo estava aberto. Aos 20min, Alex foi lançado na esquerda e bateu cruzado, Rustu defendeu com segurança. Aos 24min, Sukur, que estava sumido em campo, recebeu na esquerda e chutou de virada. O turco pegou muito mal na bola e facilitou a defesa de Narazaki.

Nova chance turca aconteceu aos 26min. Sukur, de costas para o gol, ajeitou para Sas, que mandou uma bomba sobre o gol japonês. Aos 29min, Ono lançou na área turca, mas Rustu saiu bem e segurou a bola.

Neste momento, a equipe japonesa dominava o jogo, principalmente graças às investidas de Alex pela esquerda e às jogadas de Nakata pelo meio. O domínio de bola japonês, entretanto, não resultava em oportunidades de gol.

Aos 39min, a bola foi lançada na área turca. Nishizawa caiu no chão pedindo pênalti, mas o árbitro italiano Pierluigi Collina, um dos mais conceituados do mundo, não deu nada.

A melhor oportunidade japonesa no primeiro tempo aconteceu aos 42min. Alex cobrou uma falta com muita força, deslocando o goleiro, mas a bola bateu no travessão.

O segundo tempo começou morno, mas tenso, com muitas divididas. O primeiro lance de perigo aconteceu aos 7min, quando Nakata chutou de frente para o gol. A bola desviou na defesa e Rustu defendeu.

Aos 10min, o Japão cruzou uma bola com muito perigo na área turca, mas a zaga afastou. A bola ainda sobrou para Ono, que, entretanto, errou o cruzamento e mandou para fora.

Neste momento, a Turquia estava acuada em sua intermediária, tentando apenas frear os ataques japoneses para puxar o contra-ataque. Conseguiu aos 15min, com Sas levando a bola em velocidade pelo meio e batendo rasteira para a defesa de Narazaki.

A resposta japonesa aconteceu no minuto seguinte. A zaga turca falhou e Nishizawa cabeceou sozinho, no meio do gol, e Rustu defendeu. Dois minutos depois, Myojin acertou um chute próximo da trave de Recber. Aos 20min, Sukur desceu isolado e chutou com força, mas sem direção.

Outra chance para a Turquia aconteceu aos 26min. Sas aproveitou um passe errado do meio-de-campo japonês e partiu em direção ao gol. Já na área japonesa, trombou com um zagueiro e caiu pedindo pênalti. Collina, mais uma vez, não deu nem a penalidade nem o cartão amarelo por simulação.

Aos 35min, Nakata achou Nishizawa desmarcado na frente da área. O atacante girou e bateu, a bola por cima do travessão turco. No minuto seguinte, o mesmo Nakata cobrou escanteio curto para Ichikawa, que cruzou fechado, em direção ao gol. Rustu defendeu sem problemas.

A Turquia só voltou a atacar aos 42min. A zaga japonesa falhou feio e a bola sobrou para Basturk, que acionou Sukur na esquerda. Sukur entrou na área e chutou, mas a bola ficou na zaga.

JAPÃO
Narazaki; Matsuda, Miyamoto e Koji Nakata; Myojin, Inamoto (Ichikawa) (Morishima), Hidetoshi Nakata, Toda e Ono; Alex (Suzuki) e Nishizawa
Técnico: Phillipe Troussier

TURQUIA
Rustu; Akyel, Korkmaz, Ozalan e Unsal; Davala (Nihat), Kerimoglu, Basturk (Mansiz), Penbe e Sas (Tayfur); Sukur
Técnico: Senol Gunes

Árbitro: Pierluigi Collina (ITA)
Auxiliares: Maciej Wierzbowski (POL) e Paul Smith (NZE)
Gol: Davala, aos 12min do primeiro tempo
Cartão amarelo: Ozalan, Penbe e Sukur (T) e Toda (J)

Para ler mais sobre a seleção japonesa sua participação na Copa, clique aqui; e clique aqui para ler sobre a seleção turca.





Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL




12/05/2006

13h25
Quem serão os convocados de Parreira?


27/04/2006

21h39
Ingressos para os jogos do Brasil na 1ª fase da Copa se esgotam


29/03/2006

13h29
Guia da Copa do Mundo tem bandeira croata da era comunista


15/06/2004

10h56
Cinco torcedores alemães presos na cidade do Porto


27/10/2003

17h50
Técnico do Uruguai cutuca Parreira e aposta em vitória sobre o Brasil


14/09/2002

08h22
História do penta vira livro, narrada pelo "professor" Felipão


18/08/2002

18h34
Seleção chega a Fortaleza nesta segunda


17h38
Lúcio será cortado do amistoso da Seleção