COPA 2002

Veja as fotos da final do Mundial




   05h41 - 16/06/2002

Senegal vence a Suécia na prorrogação e iguala melhor campanha africana em Copas

Da Redação
Em São Paulo

Senegal derrotou a Suécia por 2 a 1, na prorrogação, e está nas quartas-de-final da Copa do Mundo.

Com o resultado, a seleção senegalesa igualou a melhor campanha de um país africano na história dos Mundiais. Antes, apenas Camarões, em 90, havia chegado entre os oito melhores.

Depois de vencer a França e provocar sua eliminação na primeira fase, Senegal mostrou poder de reação e sangue frio suficientes para virar o jogo para cima dos experientes suecos.

Mesmo saindo atrás, após gol de Larsson no primeiro tempo, Senegal não se apavorou em campo e cresceu na partida.

Camara empatou ainda na primeira etapa, e os africanos ainda tiveram boas chances de conquistar a vitória no tempo normal.

O destaque da partida foi o atacante senegalês Diouf, que provou ser um dos grandes craques do futebol mundial na atualidade. Com muita habilidade e ousadia, criou as melhores jogadas ofensivas do time africano e por pouco não garantiu a classificação de Senegal.

O herói, no entanto, foi mesmo Camara. Aos 13min do primeiro tempo da prorrogação, ele recebeu na entrada da área e bateu para o gol. A bola foi rasteira, no canto direito de Hedman, e deu a Senegal a classificação histórica.

O próximo adversário de Senegal sairá do confronto entre Japão e Turquia. O jogo das quartas-de-final será disputado em Osaka, no dia 22 de junho.

O jogo
A Suécia começou o jogo dando a impressão que venceria com facilidade. Marcando forte e atacando com velocidade, os suecos levaram muito perigo ao gol de Sylva nos primeiros minutos.

Aos 3min, Linderoth chutou da entrada da área para boa defesa do goleiro senegalês. Um minuto depois, a seleção sueca quase marcou em jogada ensaiada. Anders Svensson cobrou falta de lado para Mellberg, que bateu cruzado. Sylva defendeu com o pé, e a bola sobrou para Magnus Svensson, que chutou para fora.

Aos 7min, Mellberg cruzou da direita, o goleiro Sylva saiu mal e soltou a bola, mas conseguiu se recuperar a tempo. A primeira chance de Senegal aconteceu aos 9min, com Thiaw, que recebeu lançamento na área e bateu por cima.

Os suecos abriram o placar aos 11min. Após cobrança de escanteio pela esquerda, Sylva saiu mal de novo, e Larsson se antecipou para fazer de cabeça o primeiro gol.

Em desvantagem, Senegal partiu para o ataque e passou a dominar o jogo, encurralando a Suécia em seu campo defensivo. Aos 15min, Diouf fez grande jogada individual na área, passou por três zagueiros e foi derrubado, mas o árbitro não marcou pênalti claro.

Três minutos depois, Cisse chutou de longa distância, mas mandou para fora. Aos 25min, Diouf driblou na área e cruzou para Bouba Diop, impedido, completar para o gol. O árbitro anulou corretamente.

Muito recuada, a seleção sueca sentiu a pressão e só voltou ao ataque aos 34min. Allback disputou jogada na área e foi empurrado por um zagueiro senegalês, mas o árbitrou não marcou o pênalti.

De tanto tentar, Senegal chegou ao empate. Aos 37min, Camara dominou na entrada da área e bateu rasteiro no canto direito de Hedman, que não conseguiu alcançar a bola. Cinco minutos depois, a Suécia chegou em cobrança de falta de Anders Svensson. Sylva fez grande defesa.

O segundo tempo começou da mesma maneira que o primeiro, com a Suécia partindo para o ataque e marcando a saída de bola senegalesa. Logo aos 7min, os europeus tiveram a chance de marcar com Allback, que bateu livre na área para boa defesa do goleiro Sylva.

Cinco minutos depois, Larsson cruzou para Allback, que ajeitou para trás. Anders Svensson chegou batendo e mandou para fora. Aos 14min, foi a vez de Senegal perder boa chance. Daf foi à linha de fundo e cruzou para o meio, mas Thiaw completou para fora. Aos 22min, Diouf cobrou falta da entrada da área sueca, mas Hedman espalmou para escanteio.

Aos 26min, Larsson tocou para Andreas Andersson. Ele invadiu a área pela direita e chutou forte, por cima do gol de Sylva. Aos 31min, Thiaw perdeu a melhor chance senegalesa no segundo tempo. A bola passou por toda a área sueca e sobrou para ele na pequena área, mas o zagueiro travou o chute.

Quatro minutos mais tarde, Ibrahimovic ganhou dividida com Coly, invadiu a área, driblou Cisse e chutou forte, mas Sylva fez boa defesa. Apesar das seguidas tentativas de ambas as equipes, o gol não saiu e a decisão foi para a prorrogação.

A primeira chance de gol foi da Suécia. Aos 5min, Anders Svensson pegou sobra de bola na área, fez um belo giro e chutou na trave. Senegal respondeu três minutos depois. Diouf driblou Mellberg, invadiu a área e chutou cruzado, mas mandou para fora.

O gol da vitória senegalesa saiu aos 13min. Camara recebeu na entrada da área e bateu no canto direito de Hedman, que não conseguiu evitar a derrota sueca.

SUÉCIA
Magnus Hedman; Olof Mellberg, Johan Mjallby, Andreas Jakobsson e Teddy Lucic; Niclas Alexandersson (Ibrahimovic), Anders Svensson, Tobias Linderoth e Magnus Svensson (Jonsson); Marcus Allback (Andreas Andersson) e Henrik Larsson
Técnicos: Tommy Soderberg e Lars Lagerback

SENEGAL
Tony Sylva; Ferdinand Coly, Malick Diop (Beye), Aliou Cisse, Lamine Diatta e Omar Daf; Bouba Diop, Pape Thiaw e Amdy Faye; Henri Camara e El Hadji Diouf
Técnico: Bruno Metsu

Local: Oita Stadium, em Oita, no Japão
Árbitro: Ubaldo Aquino (PAR)
Assistentes: Miguel Giacomuzzi (PAR) e Hector Vergara (CAN)
Gols: Larsson, aos 11min do 1º tempo; Camara, aos 37min do 1º, e aos 13min do 1º tempo da prorrogação
Cartões amarelos: Coly e Thiaw (S)



Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL




12/05/2006

13h25
Quem serão os convocados de Parreira?


27/04/2006

21h39
Ingressos para os jogos do Brasil na 1ª fase da Copa se esgotam


29/03/2006

13h29
Guia da Copa do Mundo tem bandeira croata da era comunista


15/06/2004

10h56
Cinco torcedores alemães presos na cidade do Porto


27/10/2003

17h50
Técnico do Uruguai cutuca Parreira e aposta em vitória sobre o Brasil


14/09/2002

08h22
História do penta vira livro, narrada pelo "professor" Felipão


18/08/2002

18h34
Seleção chega a Fortaleza nesta segunda


17h38
Lúcio será cortado do amistoso da Seleção