COPA 2002

Veja as fotos da final do Mundial




   10h24 - 14/06/2002

EUA perdem da Polônia, mas se classificam para as oitavas-de-final

Das agências internacionais
Em Daejeon (Coréia do Sul)

Os Estados Unidos enfrentaram a Polônia em Daejeon, mas se classificaram para as oitavas-de-final em Incheon. Mesmo perdendo por 3 a 1 para os poloneses, a seleção norte-americana ficou com a vaga porque a Coréia do Sul venceu Portugal por 1 a 0 no outro jogo do grupo.

Com o resultado, os Estados Unidos ficaram em segundo lugar no grupo D, com quatro pontos -três a menos do que a Coréia e um a mais do que Portugal. Nas oitavas-de-final a equipe vai enfrentar o México, na segunda-feira, em Jeonju.

A Polônia terminou o grupo na última colocação, com três pontos, mas cumpriu o prometido pelo técnico Jerzy Engel que era "jogar pela honra" na última partida.

O jogo
O que a Polônia não fez na Copa inteira, a equipe conseguiu no começo da etapa inicial. Aos 3min, Krzynoweck cobrou escanteio da ponta direita e Olisadebe, depois de duas tentativas, chutou para o gol.

Os Estados Unidos reagiram no ataque seguinte. Donovan foi lançado na área e tocou de cabeça para o fundo da rede. Mas o árbitro chinês Jun Lu anulou acertadamente o gol porque o norte-americano fez falta no zagueiro Glowacki.

A Polônia dominou a bola e foi para o ataque. Krzynoweck entrou na área e tocou para Kryszalowicz, que chutou para marcar o segundo gol polonês na partida, aos 5min.

Precisando pelo menos empatar o jogo, os Estados Unidos partiram para o ataque. Aos 9min, Mathis lançou McBride, que chutou fraco para a defesa de Majdan. Três minutos depois, Mathis arriscou de longe e a bola foi à esquerda do gol.

Aos 20min, Stewart cobrou escanteio pela direita e McBride cabeceou nas mãos de Majda. Depois, foi a vez de Agoos tentar de fora da área, mas a bola foi travada pela defesa polonesa.

Aos 26min, Donovan perdeu uma grande chance em cruzamento de Cherundolo. Na pequena área, o atacante norte-americano furou quando foi chutar.

Apesar da pressão norte-americana, a melhor chance de marcar foi da Polônia. Aos 29min, Kryszalowickz fez grande jogada pela esquerda e tocou para trás; Krzynowek chutou forte e o goleiro Friedel fez uma ótima defesa. No rebote, Zurawski chutou na trave direita.

No final do primeiro tempo os Estados Unidos tiveram duas chances, ambas com O'Brien. Aos 40min, ele chutou de fora da área. A bola bateu em dois zagueiros e complicou a defesa de Majdan. Três minutos depois, ele mandou uma bomba que passou por cima do gol.

A Polônia teve sua última chance de ampliar nos acréscimos. Kryznoweck mandou de fora da área e Friedel espalmou para escanteio.

No segundo tempo a Polônia adiantou a marcação e impediu que os Estados Unidos chegassem à sua área. A equipe norte-americana passou a cruzar as bolas para Mathis e McBride (depois Moore), sem sucesso.

Aos 20min, o técnico Jerzy Engel faz a primeira alteração na Polônia. Ele colocou Marcin Zewlakow no lugar de Kucharski. E, em seu primeiro lance, Zewlakow definiu a partida. Ele recebeu cruzamento de Kozminski para, de cabeça, balançar as redes.

Os Estados Unidos acordaram. Aos 22min, Donovan chutou, o goleiro defendeu, e Moore mandou o rebote para cima do gol. Aos 26min, foi a vez de Reyna tentar de fora da área. Aos 29min, Moore não aproveitou a bola dentro da área.

A Polônia era perigosa nos contra-ataques e teve uma grande chance de ampliar aos 31min. Sanneh cometeu pênalti em Kryszalowicz. Zurawski cobrou fraco no canto esquerdo e Friedel fez a defesa. Esta foi a segunda penalidade defendida pelo goleiro norte-americano na Copa do Mundo.

Aos 37min, Mathis recebeu lançamento na área e chutou na trave. No minuto seguinte, ele ajeitou de cabeça e Donovan marcou o gol de honra dos Estados Unidos.

Polônia
Radoslaw Majdan; Tomasz Klos (Tomasz Waldoch), Jacek Zielinksi, Arkadiusz Glowacki; Jacek Krzynowek; Maciej Murawski, Cezary Kucharski (Marcin Zewlakow), Marek Kozminski; Emmanuel Olisadebe (Pawel Sibik), Maciej Zurawski, Pawel Kryszalowicz
Técnico: Jerzy Engel

EUA
Brad Friedel; Frankie Hejduk, Eddie Pope, Jeff Agoos (DeMarcus Beasley), Tony Sanneh, John O'Brien; Earnie Stewart (Cobi Jones), Landon Donovan, Claudio Reyna; Clint Mathis, Brian McBride (Joe-Max Moore)
Técnico: Bruce Arena

Local: Daejeon Stadium, em Daejeon (Coréia do Sul)
Árbitro: Jun Lu (CHN)
Auxiliares: Bomer Fierro (EQU) e Jaap Pool (HOL)
Cartões amarelos: Majdan, Olisadebe, Kucharski e Kozminski (POL); Hejduk (EUA)
Gols: Olisadebe (POL), aos 3min, Kryszalowicz (POL), aos 5min do primeiro tempo; Marcin Zewlakow (POL), aos 21min, Donovan (EUA), aos 38min do segundo tempo

Para saber mais sobre a participação da Polônia na Copa do Mundo, clique aqui. Para ler mais sobre os Estados Unidos, clique aqui.



Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL




12/05/2006

13h25
Quem serão os convocados de Parreira?


27/04/2006

21h39
Ingressos para os jogos do Brasil na 1ª fase da Copa se esgotam


29/03/2006

13h29
Guia da Copa do Mundo tem bandeira croata da era comunista


15/06/2004

10h56
Cinco torcedores alemães presos na cidade do Porto


27/10/2003

17h50
Técnico do Uruguai cutuca Parreira e aposta em vitória sobre o Brasil


14/09/2002

08h22
História do penta vira livro, narrada pelo "professor" Felipão


18/08/2002

18h34
Seleção chega a Fortaleza nesta segunda


17h38
Lúcio será cortado do amistoso da Seleção