COPA 2002

Veja as fotos da final do Mundial




   05h21 - 14/06/2002

Japão vence a Tunísia e fica em primeiro lugar no grupo H

Da Redação
Em São Paulo

A seleção japonesa venceu a Tunísia por 2 a 0, conquistou o primeiro lugar do grupo H e conseguiu se classificar para as oitavas-de-final da Copa do Mundo pela primeira vez em sua história. De quebra, escapou de um confronto com o Brasil na próxima fase.

Com os resultados da rodada desta sexta-feira, o Japão terminou a primeira fase com sete pontos, dois a mais que a Bélgica, segunda colocada. A Rússia ficou fora, em terceiro, com quatro pontos, e a Tunísia foi a lanterna, com um ponto.

Estreando na disputa das oitavas-de-final, a seleção japonesa terá pela frente a Turquia, seleção que ficou em segundo lugar no grupo do Brasil. O jogo será realizado em Miyagi, na próxima terça-feira.

No jogo desta sexta, realizado no Nagai Stadium, em Osaka, o time japonês teve altos e baixos. Começou mal, fez um primeiro tempo medíocre e não chegou uma vez sequer com perigo ao gol tunisiano.

Na segunda etapa, no entanto, o Japão conseguiu o gol logo aos 3min e facilitou as coisas. A equipe melhorou com a entrada de Ichikawa e Morishima, e controlou com facilidade as ações ofensivas. Aos 29min, o meia Nakata, principal craque japonês, fez o segundo e desencantou neste Mundial.

A vitória e o primeiro lugar do grupo levaram a fanática torcida japonesa à loucura. Com isso, o Japão manteve um tabu. Até agora, o país-sede sempre superou a primeira fase da Copa.

O jogo
Empurrado pela torcida, o Japão começou melhor, buscando explorar a velocidade dos atacantes Suzuki e Yanagisawa. Apesar de ainda ter chances de classificação, a Tunísia se fechou na defesa, tentando sair nos contra-ataques.

Insistindo nos lançamentos longas, a seleção japonesa teve seu ataque anulado pela defesa tunisiana. Os seguidos erros de passe do meio-campo japonês esfriaram os ânimos da torcida. Marcando bem, os africanos controlaram o ímpeto inicial do Japão e cresceram na partida.

O primeiro e único lance de perigo do primeiro tempo aconteceu aos 34min. Yanagisawa recebeu na entrada da área e bateu para o gol. Bem colocado, o goleiro Boumnijel fez boa defesa. Três minutos depois, o goleiro tunisiano apareceu novamente cortando cobrança de escanteio.

A Tunísia só chegou aos 38min, em chute de fora da área de Jaziri. Pouco antes do intervalo, Trabelsi se enroscou com Toda e caiu na área. Os tunisianos pediram pênalti, mas o árbitro não marcou.

No segundo tempo, em três minutos, o Japão fez mais do que conseguiu durante a primeira metade do jogo. Nakata tentou lançamento para Suzuki, a defesa tunisiana afastou mal, e Morishima chegou batendo para fazer 1 a 0

O gol animou os japoneses e acordou a torcida. Aos 8min, Ichikawa escapou pela direita e cruzou para o meio. Morishima completou de cabeça e mandou na trave.

A seleção da Tunísia tentou sair para o ataque em busca do empate, mas acabou abrindo mais espaços para o avanço japonês. Aos 20min, Nakata cruzou na área, e Ono cabeceou para boa defesa do goleiro africano.

Nove minutos depois, o Japão aumentou. Ichikawa fez outra boa jogada na direita e cruzou na área. Nakata apareceu na segunda trave e cabeceou para o gol.

Em desvantagem, a Tunísia partiu para o tudo ou nada. Aos 36min, Zitouni recebeu na área e chutou no travessão. Aos 41min, Baya cobrou falta da esquerda e por pouco não surpreendeu o goleiro Narazaki.

TUNÍSIA
Ali Boumnijel; Khaled Badra, Hatem Trabelsi, Raouf Bouzaiane e Radhi Jaidi; Clayton (Mhadhebi), Riadh Bouazizi, Slim Ben Achour, Kais Ghodhbane e Mourad Melki (Baya); Ziad Jaziri
Técnico: Ammar Souayah

JAPÃO
Seigo Narazaki; Naoki Matsuda, Tsuneyasu Miyamoto e Koji Nakata; Tomokazu Myojin, Junichi Inamoto (Ichikawa), Kazuyuki Toda, Hidetoshi Nakata e Shinji Ono; Takayuki Suzuki e Atsushi Yanagisawa (Morishima)
Técnico: Philippe Troussier

Local: Nagai Stadium, em Osaka, no Japão
Árbitro: Gilles Veissiere (FRA)
Assistentes: Frederic Arnault (FRA) e Haidar Koleit (LIB)
Gols: Morishima, aos 3min do 2º tempo, Nakata, aos 29min do 2º
Cartões amarelos: Bouazizi, Badra (T)



Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL




12/05/2006

13h25
Quem serão os convocados de Parreira?


27/04/2006

21h39
Ingressos para os jogos do Brasil na 1ª fase da Copa se esgotam


29/03/2006

13h29
Guia da Copa do Mundo tem bandeira croata da era comunista


15/06/2004

10h56
Cinco torcedores alemães presos na cidade do Porto


27/10/2003

17h50
Técnico do Uruguai cutuca Parreira e aposta em vitória sobre o Brasil


14/09/2002

08h22
História do penta vira livro, narrada pelo "professor" Felipão


18/08/2002

18h34
Seleção chega a Fortaleza nesta segunda


17h38
Lúcio será cortado do amistoso da Seleção