COPA 2002

Veja as fotos da final do Mundial




   10h21 - 11/06/2002

Alemanha espanta a zebra, bate Camarões por 2 a 0 e se classifica

Da Redação
Em São Paulo

Sem o brilho da estréia na Copa, quando marcou oito gols, a Alemanha espantou a zebra, fez o suficiente para ganhar de Camarões por 2 a 0, terminou a primeira fase em primeiro lugar no Grupo E e garantiu sua vaga nas oitavas-de-final do Mundial.

Em Shizuoka, em um jogo tenso da terceira rodada, a três vezes campeã mundial foi acuada na maior parte do tempo, mas segurou os camaroneses na primeira etapa e, na segunda, fez os gols que lhe classificaram para as finais. Ao lado da Irlanda, ficou com uma das duas vagas do grupo.

O primeiro tempo do jogo foi bastante disputado, inclusive com discussão e empurrão entre os jogadores. A Alemanha começou dominando, enquanto Camarões tentavam os contra-ataques. Mas, depois de 25 minutos, os alemães perderam a supremacia no meio-campo, dando o controle das ações aos camaroneses.

Nas chances de gol, as equipes foram praticamente iguais.

Aos 10min, Klose avançou com a bola, passou por dois e tocou para Ballack, na esquerda, na entrada da área, chutar por cima do gol de Camarões.

Aos 12min, Olembe roubou a bola no meio-campo, tocou para Mboma e recebeu livre, frente a frente com Kahn. O camaronês, no entanto, desperdiçou a chance para sua seleção no jogo, chutando no corpo do goleiro da Alemanha.

Aos 25min, Klose, autor de três gols no primeiro jogo (goleada por 8 a 0 sobre a Arábia Saudita), avançou novamente e chutou, mas acabou travado pela zaga.

Aos 27min, Wome cobrou uma falta com violência; Kahn rebateu e, na sobra, a bola bateu em Metzelder e quase entrou em seu próprio gol. No minuto seguinte, Song aproveitou cruzamento na área e, sozinho, cabeceou a poucos centímetros do gol de Kahn.

Aos 36min, Ziege cobrou falta da lateral com perigo; em vez de simplesmente cruzar, tentou surpreender Alioum, batendo por cima, mas o goleiro camaronês desviou para escanteio.

Aos 40min, Ramelow fez falta violenta em Eto´o e, como já tinha o cartão amarelo, foi expulso de campo pelo árbitro espanhol Antonio Lopez Nieto. Ao fim do primeiro tempo, a partida, tensa e sem gols, registrava nada menos que oito cartões amarelos e um vermelho.

Na segunda etapa, a Alemanha "achou" o seu primeiro gol logo aos 5min, marcado por Bode, que acabara de entrar no lugar de Jancker.

Klose roubou a bola no meio-campo, armou rápido contra-ataque e tocou para Bode, que entrou na corrida, ficou na cara de Alioum e só desviou do goleiro de Camarões.

O melhor lance de Camarões aconteceu aos 28min. Após cruzamento da direita, Suffo subiu sozinho e cabeceuou para baixo, mas a bola bateu na trave. Na volta, Mboma ainda conseguiu finalizar, mas fraco e em cima de Kahn.

Aos 32min, Camarões viu-se praticamente eliminado. Precisando fazer pelo menos dois gols, teve Suffo expulsos por falta violenta ao parar um contra-ataque alemão.

O golpe final nas pretensões africanas foi desferido aos 34min. Ballack recebeu passe em rápido contra-ataque e cruzou para Klose, que, sozinho, marcou seu quinto gol na Copa, o quinto de cabeça.

CAMARÕES
Boukar Alioum; Bill Tchato (Patrick Suffo), Pierre Wome, Rigobert Song, Raymond Kalla e Geremi; Lauren, Marc-Vivien Foe, Salomon Olembe (Daniel Ngom Kome); Samuel Eto'o e Patrick Mboma (Joseph Desire-Job)
Técnico: Winfred Schaffer

ALEMANHA
Oliver Kahn; Thomas Linke, Carsten Ramelow e Christoph Metzelder; Torsten Frings, Dietmar Hamann, Bernd Schneider (Jens Jeremies), Michael Ballack e Christian Ziege; Miroslav Klose (Oliver Neuville) e Carsten Jancker (Marco Bode)
Técnico: Rudi Voeller

Local: Shizuoka Stadium Ecopa, em Shizuoka, Japão
Árbitro: Antonio Lopez Nieto (ESP)
Assistentes: Mohamed Saeed (MDV) e Jorge Oliveira (BRA)
Público: 47.085
Gols: Bode, aos 5min do 2º tempo; Klose, aos 34min do 2º tempo
Cartões amarelos: Foe, Song, Tchato, Geremi, Olembe, Suffo e Lauren (C); Jancker, Hamann, Ballack, Ramelow, Kahn, Ziege e Frings (A)
Cartões vermelhos: Ramelow (A); Suffo (C)



Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL




12/05/2006

13h25
Quem serão os convocados de Parreira?


27/04/2006

21h39
Ingressos para os jogos do Brasil na 1ª fase da Copa se esgotam


29/03/2006

13h29
Guia da Copa do Mundo tem bandeira croata da era comunista


15/06/2004

10h56
Cinco torcedores alemães presos na cidade do Porto


27/10/2003

17h50
Técnico do Uruguai cutuca Parreira e aposta em vitória sobre o Brasil


14/09/2002

08h22
História do penta vira livro, narrada pelo "professor" Felipão


18/08/2002

18h34
Seleção chega a Fortaleza nesta segunda


17h38
Lúcio será cortado do amistoso da Seleção