Da Redação Em São Paulo
Três jogos, um empate e duas derrotas. Nenhum gol marcado. Assim foi a campanha da França na Copa do Mundo de 2002, a pior da história feita por uma seleção que havia sido campeã no torneio anterior.
Antes da França, apenas Brasil em 1966 e Itália em 1950 não conseguiram avançar à segunda fase depois de terem sido campeões. Entretanto, as duas equipes venceram nos torneios.
Em 1950, a Itália (campeã em 1938) ficou em segundo lugar no grupo 3, perdendo a vaga para a Suécia. Os italianos perderam para os suecos por 3 a 2 na estréia e depois venceram o Paraguai por 2 a 0 na despedida.
Na Copa de 66, o Brasil (bicampeão em 58 e 62) estreou com vitória de 2 a 0 sobre Bulgária, mas depois perdeu para Hungria e Portugal, ambas por 3 a 1, e foi eliminadao.
O desempenho da França no Mundial de 2002 foi muito pior que o de Itália e Brasil. Apontada como favorita ao título, a seleção francesa caiu num grupo que tinha Senegal, Uruguai e Dinamarca.
Sem Zidane, seu melhor jogador, a França foi surpreendida pelos senegaleses na estréia, perdendo por 1 a 0. Depois, ainda sem Zidane, a equipe não passou de um empate sem gols com o Uruguai.
A última partida foi contra a Dinamarca e a seleção francesa mais uma vez fracassou. Zidane, machucado, foi para o sacrifício, mas não impediu a derrota por 2 a 0 e a eliminação precoce.
Para saber mais sobre a França, clique aqui.
|