COPA 2002

Veja as fotos da final do Mundial




   05h22 - 10/06/2002

Coréia do Sul sofre para arrancar empate com os Estados Unidos

Da Redação
Em São Paulo

A Coréia do Sul precisou insistir muito para arrancar um empate de 1 a 1 com os Estados Unidos nesta segunda-feira, em Daegu. O resultado deixou as duas equipes empatadas na liderança do grupo D da Copa do Mundo, com quatro pontos.

Tanto Coréia quanto Estados Unidos precisam de apenas uma vitória na última rodada para garantirem classificação às oitavas-de-final. As equipes vão enfrentar Portugal e Polônia, respectivamente.

Apesar do empate, a Coréia deixou o campo com a impressão de que poderia ter vencido a partida. A seleção asiática dominou o jogo e desperdiçou inúmeras chances, inclusive um pênalti, o primeiro a não ser convertido no Mundial.

O jogo
O estádio todo pintado de vermelho animou a Coréia do Sul, que procurou o ataque desde o minuto inicial. Aos 5min, Seol Ki-Hyeon perdeu a primeira grande chance. Ele recebeu a bola dentro da área e tentou um sem-pulo que acabou passando por cima do gol.

Aos 8min, um chute despretensioso de Kim Nam-Il quase surpreendeu o goleiro Brad Friedel. Mas o norte-americano estava atento e conseguiu jogar a bola para escanteio.

A Coréia do Sul continuou insistindo, apesar da boa presença defensiva dos Estados Unidos. Aos 13min, Park Ji-Sung chutou fraco da entrada da área e a bola foi facilmente defendida por Friedel. O próprio Ji-Sung tentou o gol no minuto seguinte, mas mandou para fora.

A pressão sul-coreana aumentou, e as chances perdidas se multiplicaram. Seol Ki-Hyeon chutou quase sem ângulo aos 18min, obrigando Friedel a defender com os pés.

De tanto atacar, a seleção da Coréia do Sul se descuidou da defesa e acabou levando o gol aos 23min. Num contra-ataque rápido, O'Brien lançou Mathis que, de dentro da área, tocou com categoria no canto direito de Lee Won-Jae.

Aos 29min, os norte-americanos tiveram chance de ampliar. McBride cobrou lateral para dentro da área e Beasley tocou fraco.

A Coréia do Sul se recompôs e voltou a atacar. Aos 39min, num lance duvidoso, o árbitro suíço Urs Meier marcou pênalti de Agoos em Hwang Sun-Hon. Lee Eul-Yong bateu mal, à meia altura, e Friedel fez a defesa no canto direito. No rebote, Kim Nam-Il chutou para fora.

Na volta para o segundo tempo, os jogadores da Coréia do Sul se reuniram no centro de campo para conversar. O papo deu resultado. Aos 2min a equipe quase empatou, num chute de Seol Ki-Hyeon defendido com os pés por Friedel.

Mas os Estados Unidos fecharam bem os espaços e dificultaram os ataques sul-coreanos. E ainda levavam perigo nos contra-ataques, como aos 21min, quando Beasley cruzou e McBride não conseguiu concluir.

A Coréia do Sul não soube aproveitar as poucas falhas da defesa norte-americana. Aos 25min, Sanneh deixou Choi Yong-Soo livre na área, mas o jogador, que acabara de entrar, chutou em cima de Friedel.

Sem conseguir furar a defesa norte-americana, a Coréia do Sul passou a chutar de longa distância e a cruzar para a área. E foi de uma bola alçada da ponta direita que Ahn Jung-Hwan empatou a partida. Aos 33min ele aproveitou um cruzamento de Lee Eul-Yoo para, de cabeça, mandar para o fundo das redes.

Depois de sofrer o gol os Estados Unidos resolveram partir para o ataque, sem perigo. A última chance de marcar foi desperdiçada pela Coréia do Sul aos 44min. Choi Yong-Soo recebeu livre na pequena área, mas chutou por cima do gol de Friedel.

Coréia do Sul
Lee Woon-Jae; Choi Jin-Cheul, Hong Myung-Bo, Kim Tae-Young; Song Chong-Gug, Kim Nam-Il, Yoo Sang-Chul (Choi Yong-Soo), Park Ji-Sung (Lee Chun-Soo), Lee Eul-Yong; Hwang Sun-Hong (Ahn Jung-Hwan), Seol Ki-Hyeon
Técnico: Guus Hiddink

Estados Unidos
Brad Friedel; Frankie Hejduk, Jeff Agoos, Tony Sanneh, Eddie Pope; John O'Brien, Claudio Reyna, DaMarcus Beasley (Eddie Lewis), Landon Donovan; Clint Mathis (Josh Wolf), Brian McBride
Técnico: Bruce Arena

Local: Daegu Stadium, em Daegu (Coréia do Sul)
Árbitro: Urs Meier (SUI)
Auxiliares: Egon Bereuter (AUT) e Ali Tomusange (UGA)
Cartões amarelos: Hejduk e Agoos (EUA); Hong Myung-Bo (COR)
Gols: Mathis (EUA), aos 23min do primeiro tempo; Ahn Jung-Hwan (COR), aos 33min do segundo tempo

Para saber mais sobre a Coréia do Sul, clique aqui. Agora para ler mais sobre os Estados Unidos, clique aqui.



Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL




12/05/2006

13h25
Quem serão os convocados de Parreira?


27/04/2006

21h39
Ingressos para os jogos do Brasil na 1ª fase da Copa se esgotam


29/03/2006

13h29
Guia da Copa do Mundo tem bandeira croata da era comunista


15/06/2004

10h56
Cinco torcedores alemães presos na cidade do Porto


27/10/2003

17h50
Técnico do Uruguai cutuca Parreira e aposta em vitória sobre o Brasil


14/09/2002

08h22
História do penta vira livro, narrada pelo "professor" Felipão


18/08/2002

18h34
Seleção chega a Fortaleza nesta segunda


17h38
Lúcio será cortado do amistoso da Seleção