COPA 2002

Veja as fotos da final do Mundial




   10h18 - 09/06/2002

Japão faz 1 a 0 na Rússia e ganha a sua primeira em Copas do Mundo

Da Redação
Em São Paulo

Muita vontade, alguns bons lances, um gol. Em um jogo corrido, extremamente disputado, o Japão derrotou a Rússia por 1 a 0 neste domingo e conquistou, diante de sua barulhenta torcida, 66 mil pessoas em Yokohama, a primeira sua vitória em Copas.

O resultado quebrou a série de três derrotas e um empate em duas participações em Mundiais. E colocou o Japão na liderança do Grupo H, praticamente classificado para as oitavas-de-final da competição, à frente de Rússia, Bélgica e Tunísia.

A vitória, além de histórica, foi dramática para os japoneses. Se não mostraram novamente muita habilidade técnica e não viram o talento do ídolo Nakata, mostraram muita vontade e disposição fisica durante todos os 90 minutos de jogo.

Os russos mostraram também uma boa disposição física, mas exageraram na falta de pontaria nas finalizações. Foi a diferença de um gol para os japoneses e nenhum para os russos.

O jogo
Empurrado pela sua torcida, os japoneses se lançaram mais à frente no início da partida. Finalizações de Junichi Inamoto, aos 4min, e Hidetoshi Nakata, aos 28min, agitaram a torcida, mas não assustaram o goleiro adversário.

Marat Izmailov chegou mais perto do gol no primeiro tempo, aos 14min. De entrada da grande área, colocou a bola a centímetros da trave, do lado de fora.

Além desses lances, pouca emoção no primeiro tempo. As equipes mantinham uma disputa intensa no meio-campo, mas falhavam na ligação com o ataque ou nas finalizações.

A segunda etapa foi diferente. Começou com o gol de Junichi Inamoto, logo aos 5min. Koji Nakata cruzou da direita, Atsushi Yanagisawa dominou a bola, e Inamoto chutou de primeira, sem dar chances ao goleiro Nigmatullin.

A partir daí, o jogo ficou bem mais aberto. Empolgados, os japoneses continuaram pressionando. Tiveram excelentes chances com Suzuki, aos 21min, com a bola passando por cima do gol, e com Nakata, aos 26min, com a bola explodindo na trave.

Os russos também tiveram de sair à frente e chegaram com perigo em pelo menos três oportunidades. Beschastnyhk, aos 13min, e Sychev, aos 17min e aos 23min, estiveram perto do gol, mas erraram as finalizações.

JAPÃO
Seigo Narazaki; Naoki Matsuda, Tsuneyasu Miyamoto e Koji Nakata; Tomokazu Myojin, Junichi Inamoto (Takashi Fukunishi), Kazuyuki Toda, Hidetoshi Nakata, Shinji Ono (Toshihiro Hattori); Takayuki Suzuki (Masashi Nakayama) e Atsushi Yanagisawa
Técnico: Philippe Trousier

RÚSSIA
Ruslan Nigmatullin; Yuri Kovtun, Yuri Nikiforov e Viktor Onopko; Andrei Solomatin, Valery Karpin, Yegor Titov, Alexei Smertin (Vladimir Beschastnykh) e Igor Semshov; Marat Izmailov (Dmitry Khokhlov) e Ruslan Pimenov (Dmitry Sychev)
Técnico: Oleg Romantsev

Local: estádio de Yakohama, no Japão
Juiz: Markus Merk (ALE)
Auxiliares: Heiner Muller (ALE) e Evzen Amler (TCH)
Cartões amarelos: Miyamoto, Nakata e Nakayama (J); Pimenov, Solomatin e Nikiforov (R)
Gol: Inamoto, aos 5min do segundo tempo

Clique aqui para ler mais notícias do Japão e aqui para ler mais notícias da Rússia.






Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL




12/05/2006

13h25
Quem serão os convocados de Parreira?


27/04/2006

21h39
Ingressos para os jogos do Brasil na 1ª fase da Copa se esgotam


29/03/2006

13h29
Guia da Copa do Mundo tem bandeira croata da era comunista


15/06/2004

10h56
Cinco torcedores alemães presos na cidade do Porto


27/10/2003

17h50
Técnico do Uruguai cutuca Parreira e aposta em vitória sobre o Brasil


14/09/2002

08h22
História do penta vira livro, narrada pelo "professor" Felipão


18/08/2002

18h34
Seleção chega a Fortaleza nesta segunda


17h38
Lúcio será cortado do amistoso da Seleção