COPA 2002

Veja as fotos da final do Mundial




   07h51 - 06/06/2002

Camarões bate Arábia por 1 a 0 e se complica

Da Redação
Em São Paulo

A seleção camaronesa derrotou nesta quinta-feira a Arábia por 1 a 0. Com o resultado, Alemanha e Camarões lideram o Grupo E da Copa, ambos com quatro pontos. A Irlanda soma dois, e a Arábia, primeira seleção já eliminada da Copa do Mundo, nenhum.

O resultado foi ruim para Camarões, que terá de vencer a Alemanha na última rodada para não depender de outros resultados. A Irlanda enfrenta a Arábia e, como é favorita à vitória, deve chegar a cinco pontos.

Se Camarões empatar com os alemães, terá um saldo menor que a equipe européia (que ganhou da Arábia por 8 a 0) e, assim, teria de torcer para a Irlanda não vencer por mais de 1 a 0. A decisão se daria no saldo de gols ou até mesmo no número de gols marcados.

O gol da vitória camaronesa surgiu aos 19min do segundo tempo. Após lançamento do meia Geremi, o atacante Eto'o tocou na saída do goleiro saudita Al-Deayea e marcou seu primeiro gol nesta Copa.

Ao contrário do que seria de se esperar de uma equipe do futebol africano, nesta quinta Camarões apostou mais em cruzar bolas aéreas na área saudita do que no toque de bola e na habilidade de seus jogadores -talvez na tentativa de reproduzir a tática empregada pelos alemães, que marcaram cinco de seus oito gols sobre a Arábia de cabeça. Mas não deu certo.

A Arábia, após a afobação dos minutos iniciais, passou a tocar a bola com tranqüilidade. A defesa da equipe estava mais bem posicionada, e o time pôde equilibrar o jogo contra os camaroneses.

O jogo
Logo no primeiro minuto de jogo, Camarões partiu para cima. Foe tentou uma jogada e se caiu na área, pedindo pênalti. O árbitro não marcou.

A pressão camaronesa durou apenas os cinco primeiros minutos de jogo. Aos poucos, a Arábia foi se acalmando em campo e, adiantando a marcação, passou a criar dificuldades para Camarões.

E foi da Arábia a primeira grande chance de marcar um gol. Al-Temyat puxou pela direita e cruzou na área. Sozinho com o goleiro camaronês Alioum, Al-Dossary cabeceou para fora.

O jogo estava equilibrado. Aos 11min, foi a vez de Camarões criar perigo. Após a cobrança de uma falta e confusão na área saudita, M'boma ficou com a sobra e chutou forte. A bola tirou tinta da trave do goleiro Al-Deayea.

Dos 10 aos 20min, o jogo se transformou em um grande "perde-ganha". As equipes tentavam imprimir velocidade, mas erravam os passes e não conseguiam concluir as jogadas.

Aos 23min, Al-Temyat desperdiçou uma boa oportunidade de marcar. Da entrada da área, chutou forte, mas para fora.

Em seguida, Camarões teve duas boas chances. Aos 26min, Wome bateu falta à direita de Al-Deayea. Aos 29min, o atacante M'boma, recebeu dentro da área e, mesmo bem posicionado, cabeceou para fora.

A Arábia estava bem no jogo. Melhor organizada do que no vexame contra a Alemanha, marcava bem e saía tocando com calma. Camarões, apesar de ter um maior domínio da posse de bola, não conseguia criar grandes oportunidades.

Aos 41min, Camarões quase abre o placar em uma besteira do goleiro Al-Deayea, que soltou a bola nos pés de Eto'o. O camaronês demorou para chutar, e Al-Deayea conseguiu cortar. Um minuto depois, Wome cruzou e Kome cabeceou nas mãos de Al-Deayea.

No contra-ataque, a Arábia quase conseguiu marcar seu primeiro gol. Após um passe de Al-Wakid, Al-Temyat, o melhor saudita em campo, penetrou na área e chutou para fora, rente à trave.

Aos 43min, após cruzamento de Foe, o meia Lauren cabeceou e marcou para Camarões. O árbitro anulou, seguindo a marcação do bandeira, que deu impedimento. Na realidade, M'boma estava impedido, mas não participou da jogada.

Aos 45min, a Arábia, em um contra-ataque, voltou a finalizar em gol. Al-Temyat, mais uma vez, recebeu na entrada da área e tocou colocado no canto esquerdo do goleiro Alioum. A bola passou perto.

No segundo tempo, Camarões começou pressionando. Após cobrança de escanteio, Kalla subiu entre os zagueiros sauditas e conseguiu a cabeçada. A bola parou nas mãos do goleiro Al-Deayea.

Aos 4min, Camarões teve outra chance. Olembe, que entrara no segundo tempo, driblou o zagueiro Tukar e rolou, na entrada da área, para o meia Foe. Ele chutou de primeira e, com dificuldades, o goleiro saudita defendeu.

Aos 6min, Olembe fez grande jogada. Driblou dois sauditas e, já dentro da área, rolou para Eto'o. O atacante chutou para fora, sem nenhuma direção, perdendo a melhor chance do jogo.

Camarões continuou em cima dos árabes. Um minuto depois, M'boma tocou para Eto'o, que pressionado por Al-Deayea, chutou em cima do goleiro.

O primeiro ataque da Arábia ocorreu apenas aos 14min. E foi um lance perigoso. Al-Sharahni tocou para Al-Temyat, que chutou rasteiro para uma ótima defesa do goleiro Alioum.

Um minuto depois, Camarões respondeu. Olembe, que entrou muito bem na partida, chutou para o gol após uma falha da zaga saudita. A bola passou rente à trave esquerda de Al-Deayea.

Aos 19min, Camarões, enfim, chegou a seu primeiro gol. Geremi, do meio-de-campo, lançou para Eto'o. O atacante dominou, protegeu a bola dos zagueiros que o acompanhavam e tocou na saída de Al-Deayea.

Após o gol, a Arábia passou a dominar a posse de bola por muito mais tempo do que os camaroneses. Al-Temyat, o mais efetivo dos atacantes sauditas, tentou três chutes a gol nesse período, todos sem direção.

Aos 41min, os camaroneses perderam boa chance. Lauren foi à linha de fundo e cruzou rasteiro. O atacante Ndiefi, que havia entrado no lugar de M'boma, chutou para fora.

Aos 42min, ocorreu outra jogada semelhante: Geremi foi à linha de fundo, driblou Sulimani e cruzou rasteiro, para trás. Olembe chutou de primeira, também para fora.

CAMARÕES
Alioum; Tchato, Wome (Njanka), Song e Kalla; Geremi, Lauren, Foe e Kome (Olembe); Eto'o e M'boma (Ndiefi)
Técnico: Winfrad Schaufer

ARÁBIA SAUDITA
Al-Deayea; Al-Jahani, Tukar, Suliman (Gaman), Fouzi Al-Shehri, Sulimani; Al-Shahrani, Al-Khathran (Noor) e Al-Wakid, Al-Temyat; Al-Dossary (Al-Hassam)
Técnico: Nasser Al-Johar

Local: Saitama (Japão)
Árbitro: Terje Hauge (Noruega)
Auxiliares: Roland Van Nylen (BEL) e Maciej Wierzbowski (POL)
Cartão amarelo: Wome (C), Al-Hassam (A)
Gol: Eto'o, aos 19min do primeiro tempo



Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL




12/05/2006

13h25
Quem serão os convocados de Parreira?


27/04/2006

21h39
Ingressos para os jogos do Brasil na 1ª fase da Copa se esgotam


29/03/2006

13h29
Guia da Copa do Mundo tem bandeira croata da era comunista


15/06/2004

10h56
Cinco torcedores alemães presos na cidade do Porto


27/10/2003

17h50
Técnico do Uruguai cutuca Parreira e aposta em vitória sobre o Brasil


14/09/2002

08h22
História do penta vira livro, narrada pelo "professor" Felipão


18/08/2002

18h34
Seleção chega a Fortaleza nesta segunda


17h38
Lúcio será cortado do amistoso da Seleção