COPA 2002

Veja as fotos da final do Mundial




   07h47 - 04/06/2002

Japão só empata com a Bélgica em sua estréia na Copa do Mundo

Da Redação
Em São Paulo

O Japão, um dos organizadores da Copa do Mundo, estreou nesta terça-feira na competição com um empate em 2 a 2 com a Bélgica, em Saitama.

Apesar do apoio maciço da torcida, que lotou o Saitama Stadium, a seleção japonesa só conseguiu jogar bem no segundo tempo. Isso não foi o suficiente para dar ao Japão a sua primeira vitória em Mundiais.

O destaque do jogo foi o gol do belga Marc Wilmots, de bicicleta, que eletrizou a partida. Antes disso, os torcedores viram um espetáculo sofrível.

Já o craque japonês Nakata decepcionou. Apagado, não conseguiu criar nenhuma boa jogada de perigo para a sua equipe.

No primeiro tempo, apenas quatro lances de gol, sendo uma cabeçada de Wilmots bem defendida pelo goleiro japonês Narazaki e três conclusões para fora.

Depois do gol de bicicleta, o jogo ficou aberto. O Japão partiu com força ao ataque e a Bélgica tentou se segurar, além de levar perigo nos contra-golpes.

O jogo
O primeiro lance de perigo aconteceu apenas aos 19min, num chute de Ono da intermediária. A bola passou por cima do gol de De Vileger. Quatro minutos depois, a Bélgica chegou pela primeira vez. Peters cruzou para a área e Verheyen cabeceou para fora.

Aos 29min, a seleção belga perdeu sua melhor chance na primeira etapa. Wilmots cabeceou da pequena área e o goleiro Narazaki fez grande defesa.

O jogo voltou a ficar morno e o último lance de perigo da primeira etapa saiu aos 45min. Nakata fez uma finta e corpo e cruzou para Ichikawa cabecear para fora.

A Bélgica voltou mais ofensiva no segundo tempo. Aos 3min, Narazaki evitou o gol de Wilmots. A seleção belga continuou dominando e chegou ao gol aos 12min, num grande lance de Wilmots. A bola foi lançada na área e o atacante marcou de bicicleta.

O gol fez com que o Japão partisse para o ataque. E o empate saiu dois minutos depois. Verheyen falhou e Suzuki tocou na saída do goleiro.

Animados pela torcida, os japoneses continuaram pressionando. Aos 23min, Inamoto aproveitou uma saída de bola errrada de Van Meier para invadir a área e marcar.

Quando o Japão dominava o jogo, a Bélgica consegui um empate. Van der Heyden foi lançado, a defesa japonesa parou, e o jogador belga tocou por cima de Narazaki.

O Japão não sentiu o gol e voltou a pressionar a Bélgica. O brasileiro naturalizado japonês Alex, que entrou no segundo tempo, organizava a jogada no meio de campo e fazia alguns bons lançamentos para os atacantes.

Aos 41min, o lance mais polêmico na partida. Inamoto driblou três zagueiros na área e tocou para a rede, mas o árbitro costa-riquenho William Mattus marcou falta e invalidou o gol.

A Bélgica também reclamou de um lance nos acréscimos. Sonck invadiu a área e foi derrubado, mas Mattus nada assinalou. Assim, o jogo acabou mesmo empatado em 2 a 2.

Japão
Narazaki; Matsuda, Morioka (Miyamoto), Inamoto, Nakata, Suzuki (Morishima), Yanagisawa, Nakata, Ono (Alex), Toda, Ichikawa
Técnico: Phillipe Troussier

Bélgica
De Vlieger, Van Meir, Simons, Wilmots, Goor, Walem (Sonck), Verheyen (Strupar), Van der Heyden, Peeters, Van Buyten, Vanderhaeghe
Técnico: Robert Waseige

Local: Saitama Stadium, em Saitama (Japão)
Árbitro: William Mattus (COS)
Cartões Amarelos: Inamoto e Toda (JAP); Van Meier, Peeters, Van der Heyden e Verheyen (BEL)
Gols: Wilmots (BEL), aos 12min, Suzuki (JAP), aos 14min, Inamoto (JAP), aos 23min, e Van der Heyden (BEL), aos 29min do segundo tempo

Para saber mais sobre a participação do Japão na Copa do Mundo, clique aqui. Agora para ler mais sobre a Bélgica, clique aqui.



Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL




12/05/2006

13h25
Quem serão os convocados de Parreira?


27/04/2006

21h39
Ingressos para os jogos do Brasil na 1ª fase da Copa se esgotam


29/03/2006

13h29
Guia da Copa do Mundo tem bandeira croata da era comunista


15/06/2004

10h56
Cinco torcedores alemães presos na cidade do Porto


27/10/2003

17h50
Técnico do Uruguai cutuca Parreira e aposta em vitória sobre o Brasil


14/09/2002

08h22
História do penta vira livro, narrada pelo "professor" Felipão


18/08/2002

18h34
Seleção chega a Fortaleza nesta segunda


17h38
Lúcio será cortado do amistoso da Seleção