COPA 2002

Veja as fotos da final do Mundial




   05h21 - 04/06/2002

Em jogo fraco, Costa Rica vence a China por 2 a 0

Da Redação
Em São Paulo

Mesmo sem apresentar um bom futebol, a Costa Rica não teve problemas para conseguir sua primeira vitória na Copa do Mundo.

Com gols no segundo tempo, o time centro-americano ganhou por 2 a 0 e acabou com o sonho da estreante China em conquistar seu primeiro ponto em Copas do Mundo.

Com o resultado, a Costa Rica assumiu a liderança do Grupo C -- embora tenha o mesmo número de pontos do Brasil, o saldo dos costarriquenhos é melhor.

O primeiro tempo foi bastante fraco, com muitos passes errados e poucas jogadas ofensivas das duas equipes.

A China, próximo adversário da seleção brasileira, confirmou as expectativas e apostava na velocidade e resistência física de seus jogadores. Já a Costa Rica tocava melhor a bola, trabalhando as jogadas pelas laterais e explorando os contra-ataques.

A Costa Rica criou sua primeira oportunidade aos 10 min. Fonseca recebeu um lançamento de longa distância nas costas da zaga chinesa, mas não conseguiu dominar e a bola sobrou fácil para o goleiro Jiang Jin.

O jogo seguia truncado no meio-campo, e as duas equipes não hesitavam em parar as jogadas com falta. Luis Marin recebeu cartão amarelo aos 15 min por uma entrada violenta em Yang Chen. Dois minutos depois, foi a vez de Solis fazer falta por trás em Sun Jihai e também ser advertido com cartão amarelo. Em função da falta, Sun Jihai, até então o melhor jogador da China, precisou ser substituído por Qu Bo.

Mais objetiva, a Costa Rica aproveitava melhor a posse de bola para criar lances de ataque. Na jogada mais perigosa do primeiro tempo, Solis aproveitou uma bobeada da defesa chinesa e apareceu sozinho na frente do gol. Jiang Jin fechou bem o ângulo e impediu a abertura do marcador.

A melhor jogada da China foi feita nos acréscimos do primeiro tempo. Aproveitando um bom cruzamento pela direita, Ma Mingyu preparou de primeira para o chute de Wu Chengying, que saiu pela linha de fundo.

As duas seleções mantiveram as formações para o segundo tempo, e começaram a etapa final demonstrando mais disposição em partir para o ataque. A China cruzou uma bola perigosa aos 3 min, e Costa Rica respondeu com um chute de longa distância de Gomez sobre o gol de Jiang Jin um minuto depois.

Contudo, se sobrava vontade faltava objetividade e técnica para os dois times. Aos 11 min, uma rara boa jogada de ataque da China. Wu Chengying cruzou, a bola atravessou a área e Yang Chen chutou forte, mas longe do gol.

Quando a partida caminhava para um monótono 0 a 0, a Costa Rica chegou ao seu primeiro gol. Gómez fez grande jogoda na entrada da área, e após driblar um zagueiro chinês tocou de calcanhar para Wanchope. O astro costarriquenho foi travado e a bola sobrou para o próprio Gomez bater forte, sem chance para o goleiro Jiang Jin.

Aos 17 min, Gómez, o destaque do jogo, recebeu cobrança curta de escanteio e, de dentro da área, cruzou para a cabeçada precisa do zagueiro Wright.

A China ficou desorientada com o gol e partiu sem organização para o ataque. Apesar de pouco segura, a defesa da Costa Rica não tinha problemas em afastar as investidas chinesas.

O que não mudou em relação ao primeiro tempo foi o grande número de faltas. Aos 27min, Martinez fez boa jogada e foi puxado pelo chinês Xu Yunlong, que foi punido com cartão amarelo. Pouco depois, Gómez e Centeno também foram punidos com o amarelo.

Aos 40 min, Solis fez boa jogada dentro da área e rolou para Castro, que chutou longe do gol de Jiang Jin.

Foi a primeira derrota do técnico da China, Bora Milutinovic, em uma partida de estréia de Copa do Mundo.

CHINA
Jiang Jin; Sun Jihai (Qu Bo), Fan Zhiyi (Yu Genwei), Li Weifeng, Wu Chengying, Xu Yunlong; Li Xiaopeng, Li Tie, Ma Mingyu; Hao Haidong, Yang Chen (Su Maozhen)
Técnico: Bora Milutinovic

COSTA RICA
Erick Lonnis; Harold Wallace (Steven Bryce), Luis Marin, Mauricio Wright, Gilberto Martinez, Carlos Castro; Mauricio Solis, Walter Centeno; Paulo Wanchope (Wilmer Lopez); Ronald Gomez, Rolando Fonseca (Hernan Medford)
Técnico: Alexandre Guimarães

Local: Gwangju Stadium, em Gwangju, na Coréia do Sul
Público: 27.217 pessoas
Árbitro: Kyros Vassaras (GRE)
Assistentes: Carlos Matos (POR) e Jaap Pool (HOL)
Gols: Ronald Gomez, aos 16min do 2º tempo. e Mauricio Wright, aos 20min do 2º tempo
Cartões amarelos: Li Tie, Xu Yunlong e Li Xiaopeng (China); Luis Marin, Mauricio Solís, Ronald Gomez e Walter Centeno (Costa Rica)

Clique para ler mais notícias sobre a China e aqui para saber mais sobre a seleção da Costa Rica.



Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL




12/05/2006

13h25
Quem serão os convocados de Parreira?


27/04/2006

21h39
Ingressos para os jogos do Brasil na 1ª fase da Copa se esgotam


29/03/2006

13h29
Guia da Copa do Mundo tem bandeira croata da era comunista


15/06/2004

10h56
Cinco torcedores alemães presos na cidade do Porto


27/10/2003

17h50
Técnico do Uruguai cutuca Parreira e aposta em vitória sobre o Brasil


14/09/2002

08h22
História do penta vira livro, narrada pelo "professor" Felipão


18/08/2002

18h34
Seleção chega a Fortaleza nesta segunda


17h38
Lúcio será cortado do amistoso da Seleção