COPA 2002

Veja as fotos da final do Mundial




   08h21 - 02/06/2002

Inglaterra e Suécia empatam em jogo equilibrado

Da Redação
Em São Paulo

Inglaterra e Suécia empataram em 1 a 1 neste domingo, no segundo jogo válido pelo Grupo F, mais conhecido como o "grupo da morte". Com o resultado, a Argentina lidera a chave isoladamente, com três pontos ganhos. Suécia e Inglaterra somam um ponto cada. A Nigéria, nenhum.

O primeiro tempo foi fraco tecnicamente e dominado pela Inglaterra. Após uma cobrança de escanteio de Beckham, o zagueiro Campbell marcou, de cabeça, o primeiro gol inglês.

No segundo tempo, a Suécia empatou, com um belo gol de Alexandersson, e criou mais chances para marcar e vencer o jogo. A segunda etapa teve lances mais bonitos que o primeiro.

As estrelas das duas seleções foram as decepções da partida. Beckham "apenas" cobrou o escanteio que resultou no gol e só. Owen mal apareceu. Pelo lado sueco, o meia Ljungberg mal tocou na bola, e o atacante Larsson não representou perigo para a Inglaterra.

O jogo
O jogo começou bastante tenso e, ao mesmo tempo, estudado. Nervosos, os jogadores erravam muitos passes. As duas seleções marcavam muito forte e lances ríspidos se sucediam.

A Inglaterra, desde o princípio, tomou mais a iniciativa do jogo, e mantinha o controle da posse de bola no campo sueco. Logo aos 3min, Owen saiu fazendo fila, mas adiantou demais a bola.

A Suécia, em menor escala, também incomodava os ingleses. Aos 11min, o zagueiro Campbell foi driblado pelo atacante sueco Larsson e cometeu falta. O árbitro deu vantagem, mas Ljungberg chutou em cima de Ferdinand, desperdiçando boa chance.

Aos 15min, o meia inglês Hargreaves driblou três suecos, foi à linha de fundo e cruzou para o atacante Vassell, que dominou a bola, mas não conseguiu finalizar.

Aos 24min, a Inglaterra marcou seu primeiro gol. Beckham cobrou escanteio. O zagueiro Sol Campbell subiu mais do que o sueco que o marcava e cabeceou com força, tirando todas as chances de defesa do goleiro Hedman.

Apesar de estar sendo derrotada, a Suécia não conseguia atacar com perigo, parando na segura defesa inglesa. Assim, a bola parada se transformava no único meio de os suecos chutarem a gol. Aos 28min, Larsson cobrou falta com força, mas a bola saiu à esquerda do gol de Seaman.

A Inglaterra, aos poucos, deixou a posição defensiva que adotou após marcar o gol. E, no final do primeiro tempo, pressionava para ampliar a vantagem.

Aos 38min, o defensor Ashley Cole subiu ao ataque e chutou forte de fora da área. O goleiro Hedman fez bela defesa.

Um minuto depois, em cobrança de escanteio feita por Beckham, foi a vez de Ferdinand subir para o cabeceio, que levou bastante perigo ao gol sueco.

Aos 43min, Sol Campbell furou uma bola cruzada da direita, e a bola sobrou para o atacante sueco Allback. Pressionado por Ferdinand, o sueco chutou por cima do gol de Seaman.

O primeiro tempo foi fraco tecnicamente. As duas seleções tiveram cautela, se estudaram excessovamente e não arriscaram muitas jogadas de ataque. Os erros de passe e as defesas fortes contribuíram para o nível modesto do jogo.

No segundo tempo, a Suécia começou melhor. Aos 2min, Allback foi lançado, mas chutou por cima do gol. Aos 5min, após cobrança de escanteio, o atacante Larsson, só no meio da área, cabeceou para fora.

Um minuto depois, o mesmo Larsson foi derrubado na área pelo zagueiro inglês Ferdinand. O árbitro brasileiro Carlos Eugênio Simon preferiu não apontar o pênalti.

A Inglaterra também atacava, principalmente com Heskey e Vassell. Entretanto, Beckham e Owen, as estrelas da seleção inglesa, estavam "escondidos" em campo e pouco faziam.

Aos 13min, a Suécia chegou ao empate. Do meio-de-campo, Linderoth lançou para a área. Mills dominou no peito e cortou, mas com pouca força. Alexandersson dominou, driblou um defensor inglês e chutou de perna esquerda para empatar o jogo.

Com o gol marcado, a Suécia, que tinha atuação modesta, se animou e continou no ataque. Aos 16min, Allback dominou dentro da área e chutou para a defesa de Seaman.

Aos 18min, o técnico Goran Eriksson tirou Beckham do time e colocou Dyer. De efetivo, a estrela inglesa fez apenas a cobrança de escanteio que resultou no primeiro gol.

Mas a Suécia continuava atacando com perigo. Aos 19min, em um contra-ataque, o lateral Lucic foi lançado pelo meia Alexandersson. Cara a cara com o goleiro Seaman, Lucic chutou no peito do goleiro inglês.

Dois minutos depois, os suecos tiveram outra ótima chance. Após um cruzamento na área, a bola sobrou para o meia Linderoth, que, de fora da área, chutou com bastante força. A bola saiu pelo alto.

Aos 25min, Owen resolveu aparecer. E fez ótima jogada: driblou dois defensores e chutou forte. A bola bateu na rede, mas pelo lado de fora.

A Suécia deu o troco no minuto seguinte. Após confusão na área, Ljungberg chutou fraco, mascado, e Seaman defendeu.

A Inglaterra passou a pressionar mais para buscar a vitória. Aos 31min, Joe Cole, que havia entrado no lugar de Vassell, fez boa jogada e foi avançando com a bola. Na hora da conclusão, chutou fraco.

Aos 34min, foi a vez de Heskey fazer boa jogada. Heskey girou, enganando o zagueiro sueco e chutou cruzado. A bola saiu à direita do goleiro Hedman.

A partir dos 37min, quem cresceu foi a Suécia, que passou a pressionar a saída de bola inglesa. A Inglaterra, que trocava passes defensivos, passou a ser vaiada pela torcida japonesa.

Aos 47min, a Suécia teve a melhor chance de vencer o jogo. Ashley Cole furou uma bola que estava em seu pé. A bola sobrou para Larsson, que chutou cruzado, para fora.

INGLATERRA
Seaman; Ashley Cole, Ferdinand, Campbell; Mills, Hargreaves, Scholes, Beckham (Dyer) e Owen; Heskey e Vassell (Joe Cole).
Técnico: Sven Goran Eriksson

SUÉCIA
Hedman; Mellberg, Mjallby, Jakobsson, Lucic; Linderoth, Alexandersson, M. Svensson (A. Svensson) e Ljungberg; Allback (Andersson) e Larsson.
Técnicos: L. Lagerback e T. Soderben

Estádio: Saitama (Japão)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (BRA)
Cartões amarelos: Campbell (I), Allback e Jakobsson (SUE)
Gols: Campbell, aos 24min do primeiro tempo; Alexandersson, aos 14min do segundo tempo



Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL




12/05/2006

13h25
Quem serão os convocados de Parreira?


27/04/2006

21h39
Ingressos para os jogos do Brasil na 1ª fase da Copa se esgotam


29/03/2006

13h29
Guia da Copa do Mundo tem bandeira croata da era comunista


15/06/2004

10h56
Cinco torcedores alemães presos na cidade do Porto


27/10/2003

17h50
Técnico do Uruguai cutuca Parreira e aposta em vitória sobre o Brasil


14/09/2002

08h22
História do penta vira livro, narrada pelo "professor" Felipão


18/08/2002

18h34
Seleção chega a Fortaleza nesta segunda


17h38
Lúcio será cortado do amistoso da Seleção