COPA 2002

Veja as fotos da final do Mundial




   05h21 - 01/06/2002

Irlanda mostra força e arranca empate com Camarões

Da Redação
Em São Paulo

Mesmo sem contar com a sua maior estrela, o meia Roy Keane, a Irlanda arrancou um importante empate em 1 a 1 com Camarões, na estréia das duas seleções na Copa do Mundo. O jogo, válido pelo grupo E do Mundial, foi disputado na cidade de Niigata, no Japão. Esta foi a primeira vez que o país abrigou um jogo de Copa do Mundo.

No primeiro tempo, a Irlanda sentiu muita falta de sua maior estrela, o meia Roy Keane, capitão do Manchester United. O jogador brigou com o técnico Mick McCarthy no Japão e foi mandado embora de volta para casa.

Apática, a equipe irlandesa demonstrou em campo a falta de seu cérebro no primeiro tempo. Ninguém conseguiu cumprir a missão de Roy Keane e as jogadas ofensivas ficaram restritas aos cruzamentos para a área.

Camarões soube aproveitar a fragilidade irlandesa no meio-campo e dominou a etapa. Mboma e Eto'o infernizaram os zagueiros irlandeses e colocaram Camarões na frente.

Na segunda etapa, McCarthy tirou McAteer e colocou em campo Finnan. A seleção irlandesa melhorou sensivelmente e chegou ao empate. A equipe européia pressinou bastante no final da partida e só não conseguiu a vitória porque um chute de Robbie Keane carimbou a trave.

A próxima partida da Irlanda na Copa do Mundo será contra a Alemanha, em 5 de junho. Camarões entra em campo no dia seguinte, contra a Arábia Saudita.

O jogo
As duas equipes começaram a partida bastante inseguras. O primeiro lance de perigo aconteceu apenas aos 11min, quando o goleiro camaronês Alioum interceptou um cruzamento para a área. No minuto seguinte, Mboma chutou do meio da rua e a bola passou por cima.

Aos 17min, Robbie Keane tentou de longe, e Alioum fez a defesa. Camarões deu o troco logo em seguida. Após uma boa tabela, Eto'o chutou forte e Given pegou.

A Irlanda passou por seu melhor momento na primeira etapa e perdeu duas oportunidades, ambas com Robbie Keane. Depois, só deu Camarões.

A pressão africana deu resultado e Camarões achou o seu gol aos 39min. Eto'o fez grande jogada na ponta direita e tocou para o centro da área. Mboma, carrasco do Brasil na Olimpíada de Sydney-2000, só teve o trabalho de tocar para o fundo da rede.

No segundo tempo, o técnico Mick McCarthy trocou McAteer por Finnan. A Irlanda melhorou e passou a pressionar. Aos 3min, Holland cabeceou com perigo para o gol.

Aos 6min, a defesa irlandesa falhou e Geremi, de dentro da área, perdeu um gol feito. O castigo saiu no minuto seguinte. Holland acertou uma bomba de fora da área e empatou a partida.

O gol animou a seleção irlandesa, que partiu para o ataque em busca da virada. Aos 18min, Breen cruzou para a área e Song, desajeitadamente, recuou para o goleiro Alioum. Os jogadores irlandeses reclamaram pênalti não marcado pelo árbitro japonês Toru Kamikawa.

Aos 22min, Camarões perdeu uma grande chance. Eto'o recebeu lançamento e bateu da entrada da área, mas pegou mal e chutou à direita do goleiro Given.

O alemão Winfred Schaeffer resolveu alterar a equipe. Ele tirou o craque Mboma, que durante a semana sofreu uma contusão no tornozelo, para colocar Suffo. Aos 24min, Suffo deu o seu primeiro chute a gol, e a bola foi para fora.

Dois minutos depois, Suffo quase marcou de cabeça após uma cobrança de escanteio, mas Kilbane salvou a Irlanda ao afastar o perigo.

Aos 38min, a Irlanda teve uma grande chance de vencer o jogo. O atacante Robbie Keane acertou um belo chute de fora da área, mas a bola bateu na trave. E apesar de ter pressionado bastante nos últimos minutos, a seleção irlandesa não conseguiu a virada.

Irlanda
Given; Gary Kelly, Breen, Staunton, Ian Harte, McAteer (Finnan), Holland, Kinsella, Kilbane, Duff e Robbie Keane
Técnico: Mick McCarthy

Camarões
Alioum; Tchato, Kalla, Song, Geremi, Lauren, Foe, Olembe, Wome, Eto'o, Mboma (Suffo)
Técnico: Winfred Schaeffer

Local: Niigata Stadium, em Niigata (Japão)
Público: 33.679 pagantes
Árbitro: Toru Kamikawa (JAP)
Assistentes: Mat Lazim Awang Hamat (MLS) e Roland van Nylen (BEL)
Cartões amarelos: McAteer, Finnan e Reid (IRL); Kalla (CAM)
Gols: Mboma (CAM), aos 30min do primeiro tempo; Holland (IRL), aos 7min do segundo tempo

Camarões e Irlanda estão no grupo E da Copa do Mundo. Para saber mais sobre a participação camaronesa na Copa, clique aqui. Agora para ver mais sobre os irlandeses, clique aqui.




Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL




12/05/2006

13h25
Quem serão os convocados de Parreira?


27/04/2006

21h39
Ingressos para os jogos do Brasil na 1ª fase da Copa se esgotam


29/03/2006

13h29
Guia da Copa do Mundo tem bandeira croata da era comunista


15/06/2004

10h56
Cinco torcedores alemães presos na cidade do Porto


27/10/2003

17h50
Técnico do Uruguai cutuca Parreira e aposta em vitória sobre o Brasil


14/09/2002

08h22
História do penta vira livro, narrada pelo "professor" Felipão


18/08/2002

18h34
Seleção chega a Fortaleza nesta segunda


17h38
Lúcio será cortado do amistoso da Seleção