Colunas anteriores

02/07/02 - Duas seleções vitoriosas
O título mundial está sendo mais festejado do que o de 94. Foram sete vitórias e um número maior de gols maravilhosos. Em 94, havia um supercraque - Romário. Agora, há dois: Ronaldo e Rivaldo. Deixo a comparação dos outros jogadores das outras seleções para os leitores. As duas merecem muitos aplausos.


01/07/02 - Balanço final
Tudo favoreceu ao time brasileiro. A causa principal da conquista foram a qualidade individual dos jogadores, principalmente do Rivaldo e Ronaldo. A comissão técnica e o Felipão também estão de parabéns. Felipão teve mais acertos do que erros.


30/06/02 - Pentacampeão
O título não apaga os erros cometidos, nem os defeitos do time, técnico e jogadores. Mas hoje não é momento para repeti-los. É de elogiar e reconhecer os méritos.


12/06/02 - Futebol globalizado
No passado, era nítida a diferença entre as escolas européias e sul- americanas. Independentemente da qualidade das equipes, a variação de estilos tornava o jogo mais atraente.


05/06/02 - Início razoável
"Não se pode fazer uma análise e uma previsão das seleções por causa de uma única partida. Após o segundo jogo, poderemos ter uma análise mais próxima da realidade."


30/05/02 - Estrelas da Copa 3
"Não sei se Zidane é o melhor jogador do mundo, mas é o que mais me encanta. Além da técnica, habilidade e criatividade dos grandes craques, o jogador fascina pela elegância em campo. No futebol e na vida a beleza é fundamental."


23/05/02 - Estrelas da Copa 2
"O médico e oftalmologista Roberto Abdala Moura, que me operou nos Estados Unidos em 69 e 73, disse-me esta semana que o Raúl parece um esgrimista, por causa de seus toques precisos, finos e detalhistas. É isso!"


16/05/02 - Estrelas da Copa 1
"Assim como Totti, Figo destaca-se mais pela técnica do que pela habilidade e criatividade. O jogador português é o exemplo perfeito do atleta moderno, que exerce bem muitas funções e atua em várias posições do campo."


09/05/02 - Seleção quase definida
"Se não acontecer uma grave contusão, a família Scolari está pronta para o Mundial. As principais deficiências da equipe estão no meio-campo e na zaga. Há quatro volantes, quatro meias-atacantes (Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo, Juninho e Kaká) e nenhum meia-armador habilidoso."


02/05/02 - Decisões antes da Copa
"Corinthians e São Paulo decidem o Torneio Rio-São Paulo; Corinthians e Brasiliense a Copa do Brasil, e Bayer Leverkusen e Real Madrid a Copa dos Campeões da Europa."


25/04/02 - Contusões ajudam o Brasil
"Na primeira rodada da semifinal da Copa dos Campeões da Europa, o Real Madrid venceu o Barcelona fora de casa por 2 a 0. No outro jogo na Inglaterra, o Bayer Leverkusen e Manchester United empataram por 2 a 2. Foram duas belas partidas."


18/04/02 - Amistosos das seleções
"A seleção não empolgou nem decepcionou contra Portugal. Aconteceram várias excelentes jogadas individuais dos dois Ronaldos, mas não houve brilho coletivo. Novamente ficou a sensação de que se os dois Ronaldos e Rivaldo se entrosarem e estiverem em forma na Copa, o Brasil será um dos principais favoritos ao título, mesmo com suas deficiências."


11/04/02 - Copa do Brasil
"Felipão convocou 22 jogadores para a partida contra Portugal no dia 17. À Copa, irá mais um goleiro. Do meio-campo para frente, para as posições de meia-atacante (armador ofensivo) e atacante, o técnico chamou nove jogadores: Djalminha, Juninho, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Luizão, Edílson, Denílson e Euller - todos atuam no campo do adversário. Não há um típico meia-armador, habilidoso, organizador no meio-campo, que jogue de uma intermediária a outra, como Ricardinho do Corinthians, Felipe, Zé Roberto e Juninho Pernambucano."


04/04/02 - Copa do Brasil
"No Mineirão, o Corinthians eliminou o Cruzeiro da Copa do Brasil. Venceu por 3 a 2. Foi uma justa vitória. O time dirigido por Parreira, que também já está classificado no Torneio Rio-São Paulo, chegou a estar vencendo por 3 a 0."


28/03/02 - Amistosos das seleções
"Com os dois Ronaldos e Rivaldo, a seleção brasileira muda de cara, de estilo e de qualidade. É outra equipe. Bem superior e diferente daquela que vimos nas eliminatórias. Renasceram as esperanças de se formar um excelente time capaz de brilhar e de ganhar na Copa. Aos poucos, Felipão muda seus conceitos e privilegia o talento."


21/03/02 - Time e elenco quase definidos
"Não houve surpresas na convocação da seleção. Cris está fora. Ele e Juan estão no mesmo nível técnico. A presença do Rogério, que já tinha sido convocado anteriormente e foi cortado por contusão, sugere que os três goleiros para a Copa serão Marcos, Dida e Rogério. Os outros convocados já eram esperados. Juninho Paulista foi chamado para o lugar do Rivaldo. Romário está praticamente fora do Mundial."


14/03/02 - Copa do Brasil
"A Copa do Brasil é uma competição interessante e importante para o torcedor e para o futebol brasileiro. É o torneio de congregação nacional, a oportunidade de pequenas equipes enfrentarem e às vezes desclassificarem os grandes, como aconteceu com o ASA de Arapiraca contra o Palmeiras. Além disso, pelo fato de todo jogo ser decisivo, aumenta a emoção e o interesse do público."


07/03/02 - Frustrada comemoração
"No dia da comemoração de seus cem anos de glórias, o Real Madrid perdeu, em casa, o título da Copa do Rei para o Deportivo La Coruña. Foi uma grande decepção para o torcedor, mas não tão surpreendente. O La Coruña tem uma excelente equipe e também disputa o título espanhol e o da Copa de Campeões da Europa."


28/02/02 - Pontos positivos e negativos
"Nem os familiares do Alex concordaram com a convocação do meia do Palmeiras. Além de estar fora de forma, há, no Brasil, excelentes jogadores em sua posição, brilhando intensamente como Ricardinho do Corinthians, Souza e Felipe, além do Juninho Paulista que, segundo Felipão, não foi convocado por causa do jogo do Flamengo pela Libertadores. "


21/02/02 - Seleção para 2006
"Recentemente, escrevi que há uma boa renovação de jogadores no futebol brasileiro. Por solicitação de alguns leitores, vou tentar formar um time de jovens (alguns nem tanto) que provavelmente não jogarão neste Mundial, mas que podem brilhar em 2006, se continuarem bem."


14/02/02 - Amistosos antes da Copa
"A Turquia, considerada a adversária mais difícil do Brasil na primeira fase do Mundial, perdeu para o Equador por 1 a 0. O time turco foi uma decepção."


07/02/02 - Melhorou um pouco
"Há alguns anos, Felipão disse que não tinha jogo de cintura para ser o técnico da seleção. Aprendeu a ter."


31/01/02 - Atacar e defender
"No Brasil, os torneios regionais deste ano repetem a excelente média de gols de todos os campeonatos dos últimos anos."


24/01/02 - Faltaram alguns jogadores
"Considerando a limitação de só chamar jogadores que atuam no Brasil, a seleção convocada pelo Felipão agradou em alguns aspectos e desagradou em outros. Todos os novos chamados atuaram bem no Brasileiro. Isso não significa que são os melhores."


17/01/02 - Estimular a criatividade
"Acompanhei poucas partidas da Copa SP de Futebol Júnior, mas fiquei com a impressão, reforçada pela opinião de outros comentaristas esportivos, de que o nível técnico piorou em relação ao do ano passado."


10/01/02 - Simplicidade
"Desde a minha infância, observo que as pessoas mais eficientes e criativas são as que tornam simples as coisas complexas."


03/01/02 - Clichês do futebol
"Algumas frases e conceitos se perpetuaram no futebol. São precisas e inteligentes. Outras, se tornaram ultrapassadas, ou viraram chavões."


  • Colunas de 2001
  • Colunas de 2000