COPA 2002

Veja as fotos da final do Mundial




   05h34 - 01/06/2002

Irlanda sem Keane arranca empate de Camarões

NIIAGATA, Japão (Reuters) - A seleção de Camarões entrou em campo contra Irlanda disposta a repetir a boa estréia de Senegal, mas o empate em 1 x 1 no estádio Grande Cisne, na primeira partida da Copa do Mundo disputada no Japão, acabou sendo um bom resultado.

A seleção africana saiu na frente com um belo gol de Patrick Mboma, no final do primeiro tempo, mas a Irlanda precisou de apenas sete minutos depois do intervalo para empatar com Matt Holland. O segundo jogo do grupo E acontece às 8h30 (horário de Brasília) entre Alemanha e Arábia Saudita, em Sapporo.

Camarões, que teve seu uniforme sem mangas vetado pela Fifa e inovou com uma manga negra no uniforme branco e com aberturas sob os braços, levou a campo a mesma equipe que conquistou o bicampeonato da África no início do ano, com a exceção de Mboma, que ficou de fora da final africana por estar suspenso. No início da partida, a Irlanda sentiu a falta do astro Roy Keane, mandando de volta para casa depois de uma discussão com o técnico Mick McCarthy, no grande escândalo antes do início do Mundial 2002.

A primeira chance do jogo aconteceu com Mboma, que viu o goleiro irlandês Shay Given adiantado. Abusado, ele arriscou do meio de campo mas o chute acabou saindo por cima do gol.

Aos 17, depois de muito tédio, o atacante Samuel Eto'o atacou pela esquerda, mas Given foi mais esperto e saiu bem do gol e colocou a bola para escanteio.

A melhor chance da Irlanda no primeiro tempo aconteceu aos 19 minutos, numa cabeçada de Robbie Keane que passou rente à trave, depois de escanteio de Ian Harte.

Aos 39, Camarões abriu o placar. Eto'o recebeu pela direita, colocou a bola entre as pernas do capitão Steve Staunton, que, em sua terceira Copa do Mundo, assistiu do chão Mboma receber, se livrar do zagueiro e tocar para o gol.

Na comemoração, Mboma, assim como Pape Bouba Dioup do Senegal, colocou a camisa no chão e simulou uma dança tribal.

O jogo voltou movimentado no segundo tempo. Logo aos cinco minutos, Geremi roubou a bola na saída da Irlanda e chutou com perigo.

O empate da Irlanda saiu menos de dois minutos depois. A zaga de Camarões não afastou a bola, que sobrou para Matt Holland, que chutou forte e rasteiro, no canto direito de Boukar.

A Irlanda chegou perto da virada aos 18 minutos. Depois de cruzamento de Kevin Kilbane, Damien Duff cabeceou e Song quase marcou contra, mas Boukar, em cima da linha, salvou Camarões.

A Irlanda teve outra grande chance aos 38 minutos do segundo tempo. Depois de contra-ataque rápido, Duff cruzou, a defesa de Camarões mais uma vez não afastou bem e a bola sobrou para Robbie Keane, que acertou um forte chute na trave esquerda do gol de Boukair.

Irlanda 1 x 1 camarões

Grupo E

Gols:

Camarões -- Mboma aos 39 minutos do primeiro tempo

Irlanda -- Holland aos 7 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos:

Irlanda: Mcateer, Finnan, Reid

Camarões: Kalla

Irlanda (4-4-2): 1-Shay Given; 18-Gary Kelly, 14-Gary Breen, 5-Steve Staunton, 3-Ian Harte (21-Steven Reid); 7-Jason McAteer (2-Steve Finnan), 8-Matt Holland, 12-Mark Kinsella, 11-Kevin Kilbane; 9-Damien Duff e 10-Robbie Keane.

Camarões (4-4-2): 1-Boukar Alioum; 2-Bill Tchato, 5-Raymond Kalla, 4-Rigobert Song, 8-Geremi; 12-Lauren, 17-Marc-Vivi en Foe, 20-Salomon Olembe, 3-Pierre Wome; 9-Samuel Eto'o e 10-Patrick Mboma (18-Patrick Suffo).




Reuters Limited - todos os direitos reservados. O conteúdo Reuters é de propriedade intelectual da Reuters Limited. Qualquer cópia, republicação ou redistribuição do Conteúdo Reuters, inclusive por armazenamento rápido, enquadramento ou outros meios semelhantes, estão expressamente proibidas sem o consentimento prévio por escrito da Reuters. A Reuters não será responsável por quaisquer erros ou atrasos no Conteúdo, ou por quaisquer medidas tomadas na ocorrência fos fatos ora descritos.

Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL




12/05/2006

13h25
Quem serão os convocados de Parreira?


27/04/2006

21h39
Ingressos para os jogos do Brasil na 1ª fase da Copa se esgotam


29/03/2006

13h29
Guia da Copa do Mundo tem bandeira croata da era comunista


15/06/2004

10h56
Cinco torcedores alemães presos na cidade do Porto


27/10/2003

17h50
Técnico do Uruguai cutuca Parreira e aposta em vitória sobre o Brasil


14/09/2002

08h22
História do penta vira livro, narrada pelo "professor" Felipão


18/08/2002

18h34
Seleção chega a Fortaleza nesta segunda


17h38
Lúcio será cortado do amistoso da Seleção