Do outro mundo

Os organizadores da Copa do Mundo de 2002 resolveram inovar na escolha do mascote do torneio. Em vez dos tradicionais animais e personagens típicos, o Mundial do Japão e da Coréia do Sul, primeiro do milênio, teve três extraterrestres como mascotes.

Chamados de Spheriks, os mascotes representaram partículas de energia na atmosfera. Esses seres foram criados por causa das "boas vibrações" existentes, principalmente durante os jogos de futebol.

Os Spheriks, segundo os organizadores, eram seres que viviam em um local chamado Atmozone, onde praticavam uma versão local do futebol intitulada Atmoball.

O mais popular ser do planeta era Ato, técnico do time e filho de Electro, rei de Atmozone. Um dia, o rei deu ao filho uma grande tarefa: criar a atmosfera ideal para a realização da Copa do Mundo de 2002.

Para concretizar a sua missão, Ato recrutou seus melhores alunos. Duas pequenas criaturas, Nik e Kaz, não foram escolhidas e decidiram fugir de Atmozone para seguir Ato. E os três acabaram viajando para a Terra para assistir aos jogos da Copa.

IMPORTANTE: Todas as imagens desta página são merchandising oficial da Fifa e foram gentilmente cedidas ao UOL Brasil pela Fifa e autorizadas pela Fifa Marketing AG.


Nik

Ser muito inteligente, sempre em busca de mais conhecimento. Seu maior objetivo era ver uma chuva de gols na Copa do Mundo
Ato

Líder do grupo, versátil e experiente. Objetivo era provar a todos que podia comandar sua equipe, sem depender da ajuda da família
Kaz

Preocupado em se relacionar com os seres humanos e com a natureza. Mais sonhador dos mascotes da Copa do Mundo



Os mascotes foram criados a partir da Copa de 66.
Veja abaixo quais foram
os mascotes anteriores


"Footix"
França-98


"Striker"
EUA-94


"Ciao"
Itália-90


"Pique"
México-86


"Naranjito"
Espanha-82


"Gauchito"
Argentina-78


"Tip & Tap"
Alemanha-74


"Juanito"
México-70


"Willie"
Inglaterra-66