Yara Fantoni

Yara Fantoni

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Diretor do Galo busca conhecimento no futebol europeu durante curso da Uefa

Paulo Bracks, Chief Sporting Officer (CSO) do Galo, passou os últimos dias de Data Fifa na Inglaterra para dar continuidade ao curso de gestão na Uefa. Essa é a segunda etapa presencial do programa, realizado durante esse período sem jogos no futebol brasileiro por conta das partidas entre seleções mundiais que disputam vagas na Copa do Mundo 2026. O curso da Uefa, com duração de nove meses, foca em áreas-chave da gestão esportiva: marketing, patrocínio, desenvolvimento de futebol e organização do futebol mundial, e foi integralmente custeado pelo próprio executivo do Atlético. O valor do investimento foi de cerca de R$ 50 mil.

Paulo Bracks durante viagem para curso na UEFA
Paulo Bracks durante viagem para curso na UEFA Imagem: Reprodução

Além de participar das aulas e provas presenciais do Uefa CFM, Bracks aproveitou a estadia em Londres para realizar visitas técnicas aos clubes Arsenal e West Ham. No centro de treinamento dos Gunners, foi recebido por Jason Ayto, diretor esportivo do Arsenal. Essas visitas fazem parte de uma estratégia de aprendizado contínuo sobre metodologias de trabalho, prospecção de talentos e o mercado de transferências europeu. E esse conhecimento adquirido através dos exemplos no exterior pode trazer inovação e novas metodologias para aplicação no Galo.

"A Europa está na vanguarda das decisões e estratégias do futebol mundial. Cada oportunidade de ir até lá, seja no curso da UEFA, seja na visita a clubes, é uma imersão no que será o futuro do futebol brasileiro. Não podemos ficar para trás em gestão, o que interfere diretamente no campo e na qualificação dos nossos atletas e profissionais. Estar na Inglaterra potencializa ainda mais, por ser o berço do esporte e ter o melhor campeonato do mundo. Quero e pretendo trazer ao Atlético os ensinamentos e diretrizes modernas e atuais apreendidas a cada viagem desse nível", disse Paulo Bracks à reportagem.

Essa não é a primeira vez que Bracks recebe destaque internacional. Em junho do ano passado, ele foi o único executivo sul-americano convidado para o Congresso Global da ASD (Association of Sporting Directors), realizado em Londres, na véspera da final da Champions League. Na ocasião, Bracks ainda palestrou no evento, reforçando sua credibilidade e respeito no cenário mundial do futebol.

Paulo Bracks em visita ao Asenal
Paulo Bracks em visita ao Asenal Imagem: Reprodução

Mesmo com o foco na qualificação internacional, Bracks segue acompanhando ativamente a gestão esportiva do Atlético. Desde sua chegada ao clube, em janeiro deste ano, o executivo já participou das negociações que trouxeram reforços como os zagueiros Vitor Hugo e Iván Román, o lateral-esquerdo Caio Paulista e os atacantes João Marcelo, Rony e Cuello, esses dois últimos já com destaque na equipe titular de Cuca.

A busca por conhecimento e inovação reflete diretamente na gestão do Atlético. Com Bracks à frente do planejamento esportivo, o clube investe não apenas em contratações, mas também em metodologias modernas e estratégias de desenvolvimento alinhadas com os padrões internacionais. A experiência adquirida em cursos como este da Uefa e o intercâmbio com profissionais europeus certamente contribuem para elevar o patamar do futebol alvinegro.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.