Yara Fantoni

Yara Fantoni

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

3 finais da Uefa: orgulho dos brasileiros e o sempre surpreendente futebol

Foram 12 dias vivendo intensamente o futebol internacional na Europa, com entrevistas, visitas a estádios e três finais de campeonatos da Uefa: Europa League, Champions Feminina e Masculina.

Confesso que o resultado do primeiro jogo me assustou e me fez comprar uma meia nova! Ser pé fria na Europa, logo de cara, não estava nos planos! Até então, eram 51 jogos de invencibilidade do Bayer Leverkusen e o sonho de uma tríplice coroa inédita. Entretanto, apareceu a italiana Atalanta, que arrancou uma vitória inimaginável diante dos alemães, por 3x0,, e fez com que o plano de ver o sorriso de Arthur, nosso brasileiro no Leverkusen, fosse por água abaixo.

Nosso jovem mineirinho até acabou comemorando no final de semana seguinte, quando venceu a Copa da Alemanha, em Berlim. Mas aí a sequência de vitórias já havia sido quebrada, e o enredo já não era tão perfeito.

Na primeira final da viagem, quem festejou na Atalanta foi Tolói, ex-jogador do São Paulo e naturalizado italiano, e Ederson, convocado por Dorival para defender nossa seleção na Copa América! E como joga o volante ex-Corinthians, Cruzeiro e Fortaleza! Ele dominou o meio de campo! Além da bola rolando, foi lindo conhecer e ver as arquibancadas cheias de camisas de times brasileiros. Afinal, Dublin é a segunda cidade europeia que mais recebe brasileiros, e eles, claro, não ficaram de fora do espetáculo.

Siga o UOL Esporte no

Na sequência, parti para algumas entrevistas na Espanha (em breve estarão por aqui) a caminho de Bilbao para a final da Champions Feminina! Por lá, nada de brasileiras em campo, mas muitas na cobertura do jogo e na torcida para vivenciarem um público recorde em uma final da competição: 50.827 presentes.

Bilbao se vestiu de azul e vermelho para apoiar o Barça no tricampeonato em cima do Lyon, o maior campeão da disputa. Foi demais ver que o Barcelona é exemplo quando se trata de futebol feminino e que brasileiras que passaram por lá, como Andressa Alves e Geyse, possuem o carinho da torcida

Siga o UOL Esporte no

Depois de um breve pulo na Alemanha pra gravar alguns estádios da Eurocopa, que está batendo na porta, hora da final da Champions Masculina!

Continua após a publicidade

As Fanfests deixavam todos no clima da partida em Londres! Alemães com a tradicional cerveja na mão e já saudosos com Marco Reus, esperando que ele pudesse entrar em campo e fazer a história ser diferente do que foi. Do outro lado, os favoritos espanhóis falavam sobre a Bola de Ouro e estavam na expectativa de que os jogadores brasileiros ajudassem em mais um título! Ah, e tinha ainda a nossa torcida, a do Brasil, que, apaixonada pelo futebol, procurava por ingressos no intuito de apoiar Vini, Rodrygo e Militão.

Em campo, Vini não decepcionou e marcou, fechando a conta para garantir mais um título do Real Madrid! O óbvio dessa vez aconteceu e eu, com meu pé quentinho, segui para Madri para ver a festa linda dos madrilenhos!

Siga o UOL Esporte no

Durante a comemoração, conversei com a torcida sobre a chegada de Mbappé e Endrick, mas em um momento de tanta festa e de despedida do ídolo Toni Kross, os assuntos não eram prioridade! Afinal, ainda há uma desconfiança sobre a chegada do francês e ainda não sabemos como o nosso brasileiro será aproveitado por lá! Entretanto, a aposta é de que ele, em um futuro, possa ser um novo Vini Junior!

Ah, como último destino, passei em Portugal para pegar meu voo para o Brasil, e o encontro no almoço mostrou que já era hora mesmo de retornar. António Oliveira, técnico do Corinthians, estava por lá!

Imagem
Imagem: Yara Fantoni/UOL

É, a realidade veio à tona! Vamos voltar a falar de futebol brasileiro e sobre o que acontece por aqui! Como será que o Corinthians termina a temporada esse ano hein? O Deivinho vem? E a Copa América? 2024 ainda promete grandes finais! Vamos, Brasil!!

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes