Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Teta! Palmeiras atropela Santos: parecem rivais de divisões diferentes!

Murilo, do Palmeiras, comemora o gol inaugural do atropelamento sobre o Santos - LUIS MOURA/WPP/ESTADÃO CONTEÚDO
Murilo, do Palmeiras, comemora o gol inaugural do atropelamento sobre o Santos Imagem: LUIS MOURA/WPP/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

04/02/2023 20h33Atualizada em 04/02/2023 20h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

10 pitacos de Palmeiras 3 x 1 Santos (gols de Murilo, Rony e Giovani, Bauerman descontou nos acréscimos), resultado que reforçou o óbvio ululante: o Palmeiras é o favorito ao título, o Santos corre risco real de passar, pelo terceiro ano consecutivo, a vergonha de nem sequer avançar às quartas de final do Paulistão!

1) A facilidade constrangedora com a qual o Palmeiras, sem forçar nem precisar jogar o fino, atropelou o fraco e desfalcado Santos no alviverde Morumbi foi tanta que o técnico Abel Ferreira não teve nenhuma atitude destemperada que motivasse a defesa apaixonada da torcida (e, claro, da claque travestida de crítica). Odair Hellmann, que não conseguiu "fazer milagre" nem com torcida a favor contra Água Santa e Ferroviária, não conseguiu armar uma estratégia para fazer frente ao supercampeão do Brasil. A diferença no placar fez justiça à abissal diferença técnica entre os rivais: parecem equipes de divisões diferentes!

2) Não faltou respeito na goleada palmeirense. O time de Abel Ferreira respeitou tanto o adversário quanto à torcida que canta e vibra presente no Morumbi e jogou à vera, sem palhaçadinha, como deve ser. Se o Santos hoje não tem condições de enfrentar o Palmeiras, e não tem, a culpa não é da Sociedade Esportiva Palmeiras.

3) A substituição forçada de João Paulo por Vladimir, aos 17 minutos de jogo, reiterou a máxima de que nada é tão ruim que não pode piorar. Sem o goleiro titular, o Peixe resistiu só 4 minutos até ser vazado por Murilo. Vladimir, desta vez, não teve culpa. Ainda no primeiro tempo, também após escanteio, Rony fez o segundo alviverde e acabou com qualquer chance da zebra triunfar no Morumbi.

JP - ANDERSON LIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - ANDERSON LIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
João Paulo, do Santos, deixou o gramado lesionado
Imagem: ANDERSON LIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

4) Impressionou o lance que o garoto Endrick, 16, deixou o armário Bauerman no chão no corpo. Imagine quando o futuro craque do Real Madrid atingir o seu auge físico e técnico.... E Giovani, que entrou no lugar de Endrick, assinou o 3 a 0 em sua primeira participação no clássico!

5) O desrespeito à última flor do Lácio, inculta e bela, atingiu níveis alarmantes com a qualificação de Messias e Mendoza como "reforços". É preciso registrar, pela enésima vez, que reforço não é sinônimo de contratação. João Lucas, Lucas Pires e Zanocelo não estão prontos para serem titulares do Santos. Não sei se um dia estarão prontos. Ainda em relação a Zanocelo, o perigo de rifar o garoto é que o reserva é o Camacho!

6) Rony é um jogador singular. Seja pela ponta ou pelo comando do ataque, ele protagoniza os melhores e os piores lances da partida! É, sem dúvida, o melhor grosso do futebol mundial!

rony -  Marcello Zambrana/AGIF -  Marcello Zambrana/AGIF
Rony, do Palmeiras, comemora gol contra o Santos pelo Paulistão
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

7) Nos 20 melhores Santos da história, Soteldo teria muita dificuldade de ser relacionado para o banco. Na fraca formação atual, o venezuelano não tem substituto: significa... O que fizeram com o Peixe?

8) Atual campeão paulista e (super)campeão brasileiro, o Palmeiras é o grande favorito a vencer o estadual 2023. O Santos, que nunca foi um candidato forte à conquista, periga, pelo terceiro ano consecutivo, nem sequer avançar às quartas de final! É mais do que o armagedon, é o apocalipse now redux coming soon! Por ora, eu me recuso a falar de briga peixeira contra a degola!

9) Ninguém pode ser favorável à intimidação, à ameaça e à invasão. Crime é crime e se combate. Sem mas. Ponto final. Exclamação! Dito isso, não dá para dizer que o Santos perdeu do Palmeiras porque torcedores organizados cobraram. Afinal, antes dos protestos (que perderam a razão ao agirem com intimidação e ameaça), o Santos já vinha muito mal e, como mandante, não conseguiu vencer Água Santa, Ferroviária... Agora, achar que Lucas Lima, que desrespeitou o Santos e sua torcida e não joga nada há cinco anos, é a solução é o fim do mundo!

10) Torcida única é uma aberração, a falência do Estado e a confissão de preguiça e incompetência das autoridades. Vale para o Morumbi, para o Allianz Parque, para a Neo Química Arena, para a Vila Belmiro, para Maracangalha, para a Tonga da Mironga do Kabuletê e para o raio que o parta. Enquanto muita gente festeja a volta de um clássico Palmeiras x Santos no Morumbi eu prefiro reforçar toda a minha repulsa com essa imbecilidade e marca da incivilidade que é a torcida única!

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Leia AQUI todas as colunas Vitor Guedes no UOL Esporte

E me siga no Twitter e no Instagram