Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

010 erros óbvios de Rogério Ceni no São Paulo

Rogério Ceni errou tudo contra o Atlético-GO - Isabela Azine/AGIF
Rogério Ceni errou tudo contra o Atlético-GO Imagem: Isabela Azine/AGIF

Colunista do UOL

02/09/2022 11h10Atualizada em 02/09/2022 11h11

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os tarados pela continuidade, que acham que a manutenção de técnico é o segredo do sucesso, ainda não se manifestaram sobre o vareio de 3 a 1 do Atlético-GO do estreante Eduardo Baptista sobre o São Paulo de Rogério Ceni, que está no Tricolor desde a temporada passada. Viva a memória!

Constatemos nós o óbvio ululante:

1. Jandrei, que saiu de terceiro goleiro do Santos para o Morumbi, não é arqueiro para ser titular do São Paulo. Nunca foi.

2. Felipe Alves, que estava na reserva do fraco César no Juventude, não é goleiro para fazer parte do elenco do São Paulo. Nunca foi.

3. Sidão, que era reserva de Felipe Alves no Audax, nunca poderia ter sido contratado para jogar no São Paulo. Não é, nunca foi goleiro para o São Paulo.

4. Rogério Ceni foi o "responsável" pelas indicações de Sidão, Jandrei e Felipe Alves. E tem gente que espanca os fatos para afirmar que por ter sido um bom goleiro ele pode indicar quem quiser para o gol. Parece que não está sendo feliz...

5. O São Paulo, desde a já longínqua aposentadoria de Rogério Ceni, precisa de um goleiro que saiba jogar com as mãos! Cássio, por exemplo, o maior goleiro da história do rival Corinthians, foi criticado por alguns "Jênios" com J porque não é tão bom com os pés...

6. Com todos os muitos erros táticos, de escalação e de substituições não admitidos por Rogério Ceni (que nunca foi de admitir erro nenhum na carreira desde os tempos de goleiro), o São Paulo ainda estaria vivo na Copa do Brasil e não teria tomado de 3 a 1 do Flamengo se tivesse um goleiro minimamente confiável. Mais do que um ditado, "um bom time começa com um bom goleiro' é uma verdade no futebol.

7. Com todos os muitos erros táticos, de escalação e de substituições não admitidos por Rogério Ceni (que nunca foi de admitir erro nenhum na carreira desde os tempos de goleiro), o São Paulo ainda estaria em condição muito menos complicada na Sul-Americana não teria tomado de 3 a 1 do Atlético-GO se tivesse um goleiro minimamente confiável. Mais do que um ditado, "um bom time começa com um bom goleiro' é uma verdade no futebol.

8. Rogério Ceni é o maior ídolo são-paulino para toda uma geração são-paulina e é um personagem muito maior no clube que a diretoria golpista, a fraca oposição e que todo o elenco. Por isso fala o que quer em entrevista coletiva. Agora, dar a cabeça dos jogadores na entrevista coletiva, sublinhar os erros individuais e ignorar que escalou muito mal e mexeu pior ainda não ajuda em nada na administração do vestiário. E são esses jogadores, jogados aos leões por Ceni, que terão que virar o confronto com o Atlético-GO.

9. No futebol, é preciso dizer o óbvio: empatar é melhor que perder e perder de um gol é melhor que perder de 2... Num confronto de 180 minutos, com mais da metade da ida fora de casa com um jogador a menos, a melhor estratégia era jogar fechado para voltar igual ou com prejuízo mínimo para casa. O São Paulo quis jogar contra o Palmeiras na final do Paulista e com o Flamengo na ida da Copa do Brasil e levou, respectivamente, 4 a 0 e 3 a 1. Rogério Ceni não aprendeu nada com os seus erros! Não é mais o favorito, mas o São Paulo tem totais condições de vencer por dois gols e levar a decisão aos pênaltis ou até mesmo fazer três (como o rival Corinthians na Copa do Brasil, que fez 4 a 1 em casa após voltar com derrota de 2 a 0), mas, para isso, vai precisar da torcida, dos jogadores, de uma atuação defensiva perfeita e que o técnico acerta na estratégia, na escalação e entenda que faz parte do conjunto e que depende dos atletas.

10. Igor Gomes foi juvenil ao tomar o segundo amarelo logo após o primeiro. Agora, ele não obrigou Rogério Ceni escalá-lo. Quando toda uma torcida enxerga que o atleta não está rendendo e precisa sair e só o técnico pensa o contrário, temos uma situação de que ou todo mundo é idiota e o técnico é um gênio, ou todos enxergam o óbvio e o técnico é.... teimoso!

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram