Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Debatendo São Paulo 0 x 1 Fortaleza com mentiras deslavadas

Juninho Capixaba comemora o gol da vitória que fez o ex-lanterna Fortaleza ultrapassar o São Paulo na classificação - Ettore Chiereguini/AGIF
Juninho Capixaba comemora o gol da vitória que fez o ex-lanterna Fortaleza ultrapassar o São Paulo na classificação Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colunista do UOL

28/08/2022 18h00Atualizada em 28/08/2022 19h37

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Como o futebol imita a vida e vice-versa, aproveitando que é dia de debate presidencial para "analisar" São Paulo 0 x 1 Fortaleza homenageando os candidatos com sete (que dizem ser conta de mentiroso) meias verdades, cascatas e mentiras deslavadas?

1. A goleada na supimpa e importantíssima posse de bola (72% a 28%, fora o baile) é prova de que o São Paulo jogou bem e merecia sorte melhor no Morumbi.

2. Rogério Ceni, que conhece tudo sobre a posição de goleiro, não pode ser questionado sobre suas escolhas. Se o treinador que indicou Sidão também indicou Felipe Alves e Jandrei é porque todos eles têm qualidade para defender o Tricolor.

3. Fernando Miguel, que é do Fortaleza, jogou bem. Jandrei, que é do São Paulo, teve uma atuação de Jandrei. A melhor atuação foi do atleta do Leão do Pici e, pois, obviamente, quem jogou melhor é quem tem o pior arqueiro. Faz todo sentido, né!

4. Não é pelo fato de o São Paulo acabar de ser ultrapassado pelo Fortaleza, que virou o turno na lanterna, que é certo afirmar que o trabalho de Ceni no Tricolor é decepcionante e, por exemplo, muito pior do que Crespo, o técnico que venceu o Paulista e acabou com a longa fila são-paulina.

5. Assim como o Flamengo, no meio de semana, pela Copa do Brasil, quando o Tricolor foi muito melhor no mapa de calor, posse de bola e estatísticas diversas, o Fortaleza ganhou do São Paulo por sorte. É preciso analisar para além do placar! Gol e vitória, ora, bolas, são coisas de resultadistas ultrapassados. No futebol pós-moderno atualizado, que é o que realmente vale, foi um verdadeiro show são-paulino nas relevantes estatísticas. É só olhar o mapa de calor e ver!

6. A quinta vitória em cinco jogos no returno e, pois, a liderança do segundo turno com 100% de aproveitamento têm de serem relativizadas. Afinal, nas vitórias contra São Paulo, Corinthians (1 a 0, 36% a 64%), Ceará (1 a 0, 36% a 64%), Inter (3 a 0, 33% a 67%) e Cuiabá (1 a 0, 44% a 56%), o Fortaleza foi humilhado na batutíssima posse de bola.

7. Quando um time vence e faz boa campanha, é óbvio que o treinador é o principal responsável, cabendo aos outros envolvidos uma parcela menor dos méritos. Quando perde? Ora, aí a culpa é da diretoria, elenco, torcida e do movimento de rotação.

Desenganado na Copa do Brasil e fora da briga pelo Brasileiro há 18 séculos, o São Paulo volta a campo na quinta, em Goiânia, no confronto de ida das semifinais da Sul-Americana contra o Atlético-GO. O torcedor tricolor que acredita na máxima (desmentida incontáveis vezes pelos fatos) que o segredo do futebol é continuidade de treinador, já pode comemorar, afinal o Dragão demitiu Jorginho no último sábado, logo após perder o clássico para o Goiás.

O Fortaleza, que já foi eliminado de tudo, volta a jogar pelo Brasileirão domingo, quando recebe o Botafogo.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL