Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Flamengo é o grande favorito na Copa do Brasil

Colunista do UOL

23/08/2022 10h26Atualizada em 23/08/2022 10h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Flamengo, que não vai poupar no emocionante mata-ma Copa do Brasil como fez no entediante e previsível Brasileiro de pontozzz corridozzz, é o grande favorito à conquista.

É óbvio que Corinthians, São Paulo e Fluminense, ao chegarem às semifinais, também podem vencer e têm camisa para isso, mas bola por bola, elenco por elenco, o favoritismo rubro-negro é inconteste.

Até por isso, o São Paulo sabe que sua chance passa por se manter vivo na primeira perna do confronto do Morumbi e, se possível, abrir alguma vantagem. Caso perca no Morumbi, a volta, no Maracanã, vira amistoso de luxo.

Na outra semifinal, há um equilíbrio muito maior entre Fluminense e Corinthians. Uma das semelhanças é que os créditos do vencedor serão todos dados ao treinador e a culpa pela derrota será toda dos jogadores dada há enorme boa vontade da crítica e parcela da torcida, respectivamente, com Fernando Diniz e Vítor Pereira.

Para além da análise tática e técnica, é preciso ficar atento ao apito, lixo do VAR incluso. É imperativo lembrar que o São Paulo eliminou o Palmeiras nas oitavas de final com um "pênalti" criado pelo circo eletrônico, em lance em que Calleri estava, provavelmente, em impedimento. O termo "provável" foi acrescido porque nem sequer as linhas foram traçadas para dar um simulacro de seriedade e confiabilidade.

O Fluminense também contou com o VAR para ser semifinalista. Quem não briga com as imagens, constata, com muita facilidade que o Fortaleza foi operado.

Torçamos para que a gente seja surpreendido e que ambos confrontos sejam decididos pelos jogadores, sem interferência decisiva do apito. Não tem sido a regra...

Palpites da ida dos confrontos semifinais

Fluminense 1 x 1 Corinthians

O Corinthians não tem jogado coisa nenhuma fora de casa. Mas, como no Maracanã, VP não deve inventar e deve escalar o melhor time que tem à disposição, sem palhaçada nem invenção, a chance de a partida ser equilibrada é grande. O Fluminense, como é comum em equipes dirigidas por Fernando Diniz, deve controlar a bola e oferecer muitos espaços às costas para serem explorados. Ramon Abatti será o juiz que terá que administrar o "auxílio" de Wagner Reway, o dono do VAR. Assim que a bola parar de rolar, Ricardo Perrone, Casagrande e eu chegamos com a Live do Corinthians no UOL Esporte.

São Paulo 1 x 2 Flamengo

Como treinador, Rogério Ceni jamais venceu o Flamengo. Não só por isso, mas por ter um time mais forte que o São Paulo, o descansadíssimo Flamengo é o grande favorito do confronto. Mesmo na ida, no Morumbi, o Flamengo tem condições de fazer um bom resultado. Além do adversário, o Tricolor tem contra si o tabu de jamais ter conquistado a Copa do Brasil. O árbitro Anderson Daronco é quem ficará no gramado ouvindo Rodrigo Alonso Ferreira apitar o jogo da cabine.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL