Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Palmeiras (quase) campeão: VP 0% ainda não entendeu o que é o Dérbi!

Colunista do UOL

13/08/2022 20h54Atualizada em 14/08/2022 08h54

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Palmeiras é (quase) campeão. Com um gol contra de Roni, o melhor visitante acabou com o último mandante invicto! Se, por um milagre, o atual bicampeão da América deixar escapar o título brasileiro, não será para um rival que nem sequer teve a grandeza de escalar sua força máxima num jogo que poderia ver a diferença estreitada para 3 pontos e, com a justa derrota, viu se alargar para irrecuperáveis 9 pontos.

Horas depois de Gustavo Mantuan estrear pelo Zenit fazendo o gol da vitória por 2 a 1 no clássico contra o CSKA (o também ex-corinthiano Malcom fez o primeiro), o vice-líder Corinthians de Yuri Alberto ficou no 0 e foi derrotado pelo Palmeiras: foi a terceira vitória de Abel Ferreira sobre Vítor Pereira no terceiro Dérbi do ano: se tivesse entendido o que significa o Dérbi, o treinador corinthiano, com a cumplicidade e subserviência da diretoria corinthiana, não teria poupado Gil, Fábio Santos e Fágner

Com Róger Guedes, o novo 10, na esquerda, e, como já citado, Yuri Alberto, o novo 9, centralizado, juntos desde o início após Vítor Pereira mentir (com todas as letras, em português, sem margem para dupla interpretação na coletiva concedida após a derrota de 2 a 0 para o Atlético-GO, em Goiânia) que não poderiam ser escalados ao mesmo tempo, o Corinthians veio no 4-3-3, com Mosquito fechando, pela direita, a trinca ofensiva.

Na defesa, os laterais titulares Fágner e Fábio Santos, além do zagueiro Gil, foram poupados. Roni e Adson, que serão titulares na Copa do Brasil, também viram do banco Fausto receber desnecessário amarelo no primeiro minuto de jogo.

Desfalcado de Gustavo Scarpa, substituído por Flaco López, o líder Palmeiras veio com Mayke escalado na lateral direita na vaga de Marcos Rocha e com o restante de sua força máxima, mas claramente armado para se defender antes e contra-atacar.

O Corinthians foi ligeiramente superior no fraquíssimo primeiro tempo, mas, à vera, nem Weverton nem Cássio precisaram fazer nenhuma defesa difícil. O destaque, negativo, foi o lixo escandaloso do VAR, que, de forma absurda, tentou expulsar Róger Guedes mas Raphael Claus manteve o justo amarelo. Que o VAR é sempre um lixo aqui sempre foi dito, sempre, o que muda, claro, é a gritaria dos indignados seletivos "que só querem o bem do futebol" e blá-blá-blá: viva a memória!

As equipes voltaram do mesmo jeito para o segundo tempo. Só com 58 minutos de atraso, Rafael Ramos, sentindo uma lesão, deu lugar a Fagner. E, na primeira jogada do lateral titular, quase o Corinthians abriu o placar.

Na sequência, Mosquito (que era o atacante mais perigoso do time) e Fausto deram lugar a Adson e Roni. No visitante Palmeiras, Rony e Raphael Veiga deram lugar a Wesley e a Gabriel Menino. E, num contragolpe, após Dudu interceptar passe errado de Fagner, Roni foi cortar o cruzamento de Piquerez e fez contra.

Em vantagem, Abel Ferreira promoveu a estreia de Bruno Tabata no lugar de Dudu e o 1 a 0 prevaleceu: vitória de campeão.

Parabéns, Abel, que escalou o que podia, sem palhaçada! Do outro lado, haja pano para os puxa-sacos da diretoria e do treinador.

Eliminado da Libertadores e sem chances de ser campeão brasileiro, o Corinthians, na quarta-feira, em desvantagem de dois gols, recebe o Atlético-GO em jogo que vale vaga na semifinal da Copa do Brasil. Qual será a desculpa da vez para VP não escalar a força máxima?

Fora do mata-mata nacional, o Palestra só volta a campo no próximo domingo, quando recebe o Flamengo pelo Brasileiro.

A análise completa de Corinthians x Palmeiras você confere, com Ricardo Perrone e eu, na Live do Corinthians no UOL Esporte.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram.