Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ah, VAR... Jura?!

David Luiz, que foi expulso, e Gabigol, que merecia e não levou o vermelho, reclamam com o árbitro Luiz Flávio de Oliveira: o mundo do futebol descobriu agora que Luiz Flávio é um oéssimo árbitro e que o VAR é um lixo.... - Marcelo Cortes/Flamengo
David Luiz, que foi expulso, e Gabigol, que merecia e não levou o vermelho, reclamam com o árbitro Luiz Flávio de Oliveira: o mundo do futebol descobriu agora que Luiz Flávio é um oéssimo árbitro e que o VAR é um lixo.... Imagem: Marcelo Cortes/Flamengo

Colunista do UOL

28/07/2022 14h29Atualizada em 28/07/2022 16h59

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Da série "o futebol é uma caixinha de surpresas", esta quarta-feira deixou estupefatos torcedores, jogadores, árbitros, treinadores, cartolas e todo o respeitável público.

Assim como no último dia 14, a presidenta Leila Pereira, o técnico Abel Ferreira e parcela considerável da torcida que canta e vibra descobriram que o VAR é um lixo completo, que não traz nem justiça nem transparência ao jogo, desta vez foram outros clubes, cartolas e torcedores que gritaram "eureca".

Vamos lá brindar o óbvio ululante:

1) Julho de 2022 e rubro-negros (flamenguistas e athleticanos) descobriram que o VAR é um lixo completo.

2) Flamenguistas e athleticanos descobriram que Luiz Flávio de Oliveira, legítimo seguidor da escola Paulo César, é um péssimo árbitro. Sorte do futebol que ambos não são filhos do Mr. Catra e, pois, não têm mais 818 irmãos. Já pensou todos eles apitando e comentando na Central do Apito?

3) Flamenguistas descobriram que o copeiro Felipão é adepto de um futebol defensivo e pragmático e, mais, descobriram que no futebol se ganha, se perde e se empata de várias maneiras e que ninguém é obrigado jogar igual a Jorge Jesus em 2019.

4) Vítor Pereira descobriu que Róger Guedes não marca ninguém e que, quando joga de ponta, como ele gosta, não volta e não marca lateral. Surpresa, né?

5) Corinthianos descobriram que posse de bola não serve para absolutamente nada e que, apesar do "controle" dessa bobagem", quem mandou no jogo e no placar, que é a única coisa que interessa, foi o Atlético-GO. Quem podia imaginar, né?

6) Outra parcela da Fiel descobriu que Cantillo não é 5 e que não foi a primeira, a segunda, nem a décima vez que o Cointhians levou um gol da entrada da área, com o adversário chutando livre no lugar que deveria estar alguém da posição. Essa culpa eu não carrego! Viva a memória!

7) Alguns, que queriam aposentar Fábio Santos (em grande parte, são os mesmos Jênios com J que queriam aposentar o Cássio porque não joga com os pés), descobriram que o veterano lateral esquerdo marca muito melhor do que Piton.

8) Mata-mata é 818 vezes mais imprevisível e, pois, emocionante do que pontozzz corridozzz. E por mais que gritem que a liga é mais importante, a fórmula faz com que jogos de copas tenham mais público, audiência, cobrança e interesse do público. Ah, mas é só no Brasil: Sim, a Copa do Brasil não é disputada na Escócia, para desespero dos colonizados fanáticos que chamam formiguinha de "box to box".

9) Rafael Ramos, um João Pedro com sotaque lusitano, está para Fagner assim como Rodinei está para Leandro.

10) Como sou otimista, acredito que chegará o dia que os pós-modernos da geração hat-trick que confundem futebol com Playstation chegarão à brilhante constatação que futebol é um jogo que é vencido por quem faz mais gols (ou leva menos) que o adversário e que mapa de calor, posse de bola e termos pseudo-moderninhos não alteram o placar.

PS: Quais serão as conclusões surpreendentes que tricolores (paulistas, cariocas e cearenses) e americanos farão nesta quinta? Eis o mistério da fé!

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram.