Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Saravá, São Cássio! Saravá, São Jorge!

Colunista do UOL

05/07/2022 23h51Atualizada em 06/07/2022 00h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Saravá, São Jorge!

O Corinthians jogou por nenhuma bola, pelo 0 a 0 e para decidir nos pênaltis. E, será o Benedetto (que perdeu gol feito e pênalti no primeiro tempo), deu tudo certo.

Sem poder contar com Fagner, Maycon, Renato Augusto, Paulinho, Mosquito e Adson (não dá para qualificar o também vetado Júnior Moraes como "desfalque"), e com Willian só fazendo número no banco por não ter condições de suportar o jogo, o treinador Vítor Pereira escalou o que era possível (inclusive com Mantuan e João Victor, que estão de saída, respectivamente, para Zenti e Benfica) e optou por defender com linha de 5: Rafael Ramos, João Victor, Raul, Fábio Santos e Piton. Com a bola, Piton subia e o esquema mudava para um 4-5-1 alternando para 4 -3-3.

O Boca Juniors, melhor desde o pontapé inicial, teve um pênalti após o VAR alertar o árbitro sobre a inconsequente cotovelada de Raul: o Corinthians catimbou à Boca, e Benedetto, à Róger Guedes, desperdiçou, mandando na trave. Antes, o mesmo Benedetto, livre, leve e solto dentro da área, chutou fora da Bombonera e perdeu outro gol feito.

No final do primeiro tempo, João Victor, que fez um péssimo jogo, e logo no reinício do segundo tempo, Mantuan, os dois que entraram em campo já negociados, sentiram e foram substituídos, respectivamente, por Gil e Giovane.

O ritmo da prosa não mudou: pressão xeneize, Corinthians, acuado, defendendo o 0 a 0. Com Cantillo, Du Queiroz e Giuliano apagados, o Corinthians não criava e, por consequência, Róger Guedes foi uma figura ausente.

A estratégia de levar a partida para as penalidades foi sublinhada com as entradas de Roni, Bruno Melo e Bruno Méndez nas vagas de Du Queiroz, Giuliano e Rafael Ramos. Ou seja, o Timão terminou a partida com Cássio; Piton, Bruno Mendez, Gil, Raul, Fábio Santos e Bruno Melo; Cantillo, Roni,e Giovane; Róger Guedes. Com essa formação, o melhor resultado possível era o 0 a 0 e ele foi conquistado sem que, à vera, o Corinthians não tivesse levado perigo ao gol de Rossi uma única vez.

Nos pênaltis, Cássio pegou a penalidade de Villa e Benedetto chutou fora da Bombonera, mas Raul Gustavo e Bruno Melo recuaram para Rossi. E as penalidades foram para as séries extras. Até que Cássio defendeu a cobrança de Ramírez, e Gil classificou o time do povo.

Saravá, São Cássio! Saravá, São Jorge!

Contra o Flamengo ou o Tolima, nas quartas, além de sorte, fé e Cássio, o Corinthians terá Yuri Alberto e precisará recuperar Fagner, Willian, Renato Augusto e Maycon....

Saravá, São Jorge!

A análise completa de Boca Juniors x Corinthians com as avaliações dos jogadores corinthianos e do técnico Vítor Pereira você confere, com Ricardo Perrone e eu, na Live do Corinthians no UOL Esporte.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram.

Quem mandou matar Marielle? E por quê?

Justiça para Dom Phillips e Bruno Pereira!