Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Seleça, Selelama, Craque e Armagedon da 13ª rodada do Brasileirão

Savio Pereira Sampaio expulsa Philipe Sampaio, do Botafogo, na partira contra o Inter pelo Brasileirão; arbitragem horrorsa atrapalhada peli lixo do VAR roubou a cena na rodada - Pedro H. Tesch/AGIF
Savio Pereira Sampaio expulsa Philipe Sampaio, do Botafogo, na partira contra o Inter pelo Brasileirão; arbitragem horrorsa atrapalhada peli lixo do VAR roubou a cena na rodada Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Colunista do UOL

21/06/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Até os 45 minutos do segundo tempo, o São Paulo achou que ganharia o Choque-Rei e que entraria na briga pelo título, reduzindo para quatro pontos a diferença para o Palmeiras. O sonho tricolor virou pesadelo e, com a justa virada por 2 a 1, o time de Rogério Ceni (que voltou a mexer muito mal na equipe) acordou, a dez pontos do Verdão, e com o moral abalado para o novo embate entre ambos, quinta-feira (23), desta vez, pela Copa do Brasil.

Como o líder Palmeiras ganhar já não é mais novidade, Inter 2 x 3 Botafogo foi o grande jogo da 13ª rodada do interminável Campeonato Brasileiro de pontozzz corridozzz, pela superação épica alvinegra, pela pipocada patética colorada e pela façanha do lixo do apito (VAR, que é, à vera, quem manda, e juiz encarnado) conseguir ser o destaque negativo em uma rodada em que a bizarra arbitragem roubou a cena na maioria dos jogos.

Lembram que teve (muita) gente que dizia — alguns ignorando os fatos e ainda sustentam essa bobagem — que, com o VAR, os erros seriam minimizados e blá-blá-blá? Viva a memória! Essa culpa eu não carrego!

Na Live do Danilo e do Vitão, no UOL Esporte, com a presença do ex-árbitro Márcio Chagas como convidado, esmiuçamos e analisamos alguns dos erros absurdos da rodada. Precisaria de uma série em 18 temporadas para mostrar todos os escândalos do apito.

Falando em culpa, quem tem parcela é Dorival Júnior por mais uma derrota do Flamengo. É óbvio que a diretoria incompetente e os jogadores acomodados e veteranos têm maior responsabilidade, mas nada justifica a opção por Vitinho, escolha que vai direto para comanda do novo treinador. Como esse começo, será que se perder novamente para o Galo, desta vez pela Copa do Brasil, a torcida vai começar a gritar por Jorge Jesus?

SELEÇA: Gatito Fernández (Botafogo); Mariano (Atlético-MG), Carli (Botafogo), Murilo (Palmeiras) e Fábio Santos (Corinthians); Kayque (Botafogo), Nacho (Atlético-MG) e Gustavo Scarpa (Palmeiras); Ademir (Atlético-MG), Erison (Botafogo) e Keno (Atlético-MG). Técnico: Felipão (Athletico-PR).

SELELAMA: Rafael William (Coritiba); Rafinha (São Paulo), Vitão (Inter), Miranda (São Paulo) e William Matheus (Juventude); Jadson (Juventude), Everton Ribeiro (Flamengo) e Taison (Inter); David (Inter), Gabigol (Flamengo) e Vitinho (Flamengo). Técnico: Mano Menezes (Inter).

Craque da rodada: Botafogo!

Erison - Vítor Silva/Botafogo - Vítor Silva/Botafogo
O Botafogo foi a estrela coletiva da 13ª rodada
Imagem: Vítor Silva/Botafogo

O Botafogo, o grande vencedor da rodada, quando teve que superar o adversário, a torcida mandante, o juiz e o VAR, teve muitos destaques individuais, mas seria injusto com o coletivo raçudo e guerreiro premiar apenas um e, por isso, o Botafogo, como time, foi o craque da rodada!

Amragedon da rodada: Wilson Luiz Seneme

Seneme - Alex Ramos/CBF - Alex Ramos/CBF
Wilson Seneme tem um péssimo início como presidente da comissão de arbitragem da CBF: padrão Gaciba de ruindade!
Imagem: Alex Ramos/CBF

Em uma rodada com tantos erros absurdos da arbitragem, tanto os sopradores encarnados quanto o lixo maldito do VAR, o destaque negativo vai para o chefe da incompetência. O que aconteceu na 13ª rodada foi tão bizarro que pareceu até uma homenagem de Wilson Luiz Seneme (que fez um péssimo trabalho na Conmebol) ao antecessor Leonardo Gaciba.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram.

Quem mandou matar Marielle? E por quê?

Justiça para Dom Phillips e Bruno Pereira!