Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Timão amplia liderança, mesmo poupando futebol e atletas

Corinthianos comemoram gol de Renato Augusto contra o Bragantino; Timão é líder isolado - Diogo Reis/AGIF
Corinthianos comemoram gol de Renato Augusto contra o Bragantino; Timão é líder isolado Imagem: Diogo Reis/AGIF

Colunista do UOL

08/05/2022 19h54Atualizada em 09/05/2022 00h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

1 a 0 é vida! Ainda mais desfalcado, fora de casa, terminando com quatro zagueiros para segurar o resultado contra um adversário complicado..

No subjetivo "campeonato" de desempenho, mapa de calor, chances criadas, evolução e blá-blá-blá, o mexido Corinthians jogou menos bola do que no 0 a 0 contra o Deportivo Cali, mas, na classificação do interminável Campeonato Brasileiro, o Corinthians somou mais 3, atingiu 12 em 15 possíveis com a quarta vitória e se isolou na liderança.

Não foi só o Corinthians que se poupou. O Red Bull Bragantino, que também empatou no meio de semana pela Libertadores, também usou a estratégia de escalar um mistão. Azar do Braga!

O treinador Vítor Pereira, que, por questões médicas, não pôde contar com Fagner e Jô, poupou também Maycon, Piton, João Victor e Fábio Santos por desejo próprio.

Com Rafael Ramos em uma lateral e Bruno Melo na outra, além do lento Cantillo na cabeça de área, o Corinthians não criou absolutamente nada no arrastado primeiro tempo. Mas também não sofreu defensivamente.

No segundo tempo, o jogo recomeçou tão fraco quanto na etapa inicial. E, após um erro do Braga na saída de bola, Du Queiroz serviu Renato Augusto, que, com raça e categoria, se jogou na bola e, da entrada da área, venceu o goleiro Cleiton.

Júnior Moares, Maycon e João Victor entraram. Depois, Rafael Ramos deu lugar a Bambu, João Victor foi deslocado para a lateral direita e, com três zagueiros no esquema (quatro de ofício), além de Bruno Melo, lateral que também joga de beque, o Timão segurou o 1 a 0.

Agora, o Corinthians, que tem obrigação de despachar a Portuguesa-RJ, quarta, pela Copa do Brasil, é o líder isolado do Campeonato Brasileiro e tem dois jogos para vencer um e avançar à Libertadores... Se ainda há viúvas de Sylvinho, elas estão quietinhas...

PS: Alô, Nike, o uniforme 2 do Corinthians, imortalizado por Basílio em 13 de outubro de 1977, é listrado. Não tem nada a ver com a camisa que o Corinthians estreou em Bragança. Há moderninhos que normalizam a descaracterização. Não é o meu caso!

Análise completa e notas dos jogadores de Bragantino x Corinthians com Ricardo Perrone e eu na live do UOL Esporte.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram