Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Corinthians comprova: dane-se a posse de bola!

Boca Juniors ficou 58% do tempo com  a bola e quem comemorou foi o Timão de Adson - Ettore Chiereguini/AGIF
Boca Juniors ficou 58% do tempo com a bola e quem comemorou foi o Timão de Adson Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colunista do UOL

27/04/2022 10h54Atualizada em 27/04/2022 10h54

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Que a posse de bola não serve para absolutamente nada e que, à vera, o que importa é o que o time faz com ela, sempre foi óbvio, até mesmo para quem acompanha os times dirigidos pelo ótimo Pep Guardiola. Afinal, quando joga mal, como na última decisão da Liga dos Campeões, o time apanha com bola e tudo, como aconteceu em Manchester City 0 (60%) x 1 (40%) Chelsea.

O Corinthians, que fez um Campeonato Paulista ridículo, "ganhou" a posse de bola em 100% dos 14 jogos que fez no estadual.

O Timão fez seis jogos grandes na temporada! Além dos cinco clássicos, o confronto com o Boca Juniors. E não é mera coincidência o fato de a equipe ter vencido e jogado bem na única das seis vezes que não "venceu" a supimpa posse.

No futebol, se ganha, se perde ou empata de todos os jeitos, mas não precisa ser nenhum gênio para entender porque o Corinthians só atuou bem sem ficar o maior tempo com a bola. Há dois fatores óbvios: quando ficou menos tempo com ela, o time se organizou bem e se posicionou para agredir rapidamente o adversário. E, no aspecto defensivo, como o Boca trocou passes demorados e inúteis, deu tempo da defesa se arrumar e se posicionar para não ser surpreendida.

Vamos aos números do placar e da posse.

Corinthians 1 x 2 Santos

O técnico Sylvinho caiu "batendo" o Peixe por na posse de bola por 57% a 43%.

São Paulo 1 x 0 Corinthians

O Tricolor (31%) abriu o placar com 52 segundos. E deu a bola para o Corinthians (69%), que ficou o jogo inteiro sem saber o que fazer com ela.

Palmeiras 2 x 1 Corinthians

Na prancheta, o Timão "goleou" por 65% a 35%. No campo, o 2 a 1 para o rival ficou barato, tamanho o domínio dos mandantes.

São Paulo 2 x 1 Corinthians

Com 44%, o Tricolor foi dono do jogo desde o pontapé inicial. E o Timão, com 56%, só achou o gol no final quando o São Paulo não soube o que fazer com a bola e Jandrei ofereceu o presente para Jô.

Palmeiras 3 x 0 Corinthians

No duelo dos portugueses, VP voltou a vencer Abel Ferreira na posse: 55% a 45%. E daí?

Corinthians 2 x 0 Boca Juniors

O melhor jogo do Corinthians do ano, com uma vitória incontestável, veio com apenas 42% da posse de bola. O Boca Juniors teve 5% do tempo para mostrar toda a sua limitação e falta de objetvidade.

* Os "placares" de posse de bola usados neste texto são do SofaScore. Tirem suas conclusões.

Eu e Ricardo Perrone falamos muito da vitória sobre o Boca Juniors na Live do Corinthians e, nesta quarta, eu e Danilo Lavieri analisaremos ainda mais o show de Maycon e companhia com 42% de posse de bola! Os fronhas pós-modernos da geração mapa de calor piram!

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram