Topo

Vinte e Dois

Cobertor curto com Dort mostra problema crônico do Thunder nos últimos anos

Luguentz Dort reage durante a vitória do Oklahoma City Thunder sobre o Houston Rockets no jogo 4 da série - Kim Klement-Pool/Getty Images
Luguentz Dort reage durante a vitória do Oklahoma City Thunder sobre o Houston Rockets no jogo 4 da série Imagem: Kim Klement-Pool/Getty Images

Lucas Pastore

Colunista do UOL

31/08/2020 04h00

O sucesso defensivo de Luguentz Dort, que ouviu as 60 escolhas do último Draft sem que seu nome fosse lembrado, transforma o ala canadense em uma das grandes histórias da NBA e dá ao Oklahoma City Thunder uma chance de conter James Harden, destaque ofensivo da liga americana de basquete. Mas, ao mesmo tempo, as dificuldades ofensivas do jogador criam um cobertor curto para a equipe e mostram um problema crônico da franquia da franquia de Oklahoma.

Dort se inscreveu no Draft de 2019, mas não foi selecionado em nenhuma das 60 escolhas do anual recrutamento de calouros da liga. Na sequência, assinou com o Thunder como agente livre. Em sua primeira temporada, obteve sucesso maior que alas escolhidos por outras franquias na primeira rodada, como Nassir Little (Portland TrailBlazers), Jordan Poole (Golden State Warriors) e Keldon Johnson (San Antonio Spurs).

Talvez nem o Thunder esperasse tamanho impacto logo de cara. A franquia deu ao ala um contrato no formato two-way, que faz com que o jogador passe a maior parte do tempo atuando na Liga de Desenvolvimento e possa passar no máximo 45 dias com sua equipe da NBA. Assim, foi preciso fazer uma ginástica para transformá-lo em titular, fazendo com que ele ficasse fora de treinos e otimizasse a quantidade de partidas em que estaria disponível ao técnico Billy Donovan.

Antes de a temporada ser retomada, Dort assinou um contrato padrão com o Thunder e se livrou de restrições do tipo. Firmou-se no time titular nas últimas partidas da equipe na temporada regular e, nos playoffs, tem a difícil missão de marcar James Harden, astro do Houston Rockets e maior cestinha da fase de classificação da liga.

A missão não intimidou o novato. Após a vitória do Thunder sobre o Rockets no jogo 4 da série melhor de 7, que ficou empatada em 2 a 2, Dort era quem havia segurado Harden ao pior TS% dos últimos quatro anos entre todos os defensores que o marcaram em ao menos 75 posse de bola. TS% é uma métrica que calcula o aproveitamento de um jogador nos arremessos, contando tanto a porcentagem de conversão quando a dificuldade de cada tiro.

Porém, no jogo 5, o Rockets achou um jeito de explorar a presença de Dort do outro lado da quadra. Nos 23 minutos em que esteve em quadra, o canadense errou os nove arremessos de três pontos que tentou - nunca na história dos playoffs um jogador tinha falhado em tantas bolas do tipo em menos de 25 minutos. Deixado livre pelo adversário de propósito, o ala tentou 16 arremessos de quadra - mais do que Shai Gilgeous-Alexander e Danilo Gallinari, importantes peças do ataque do Thunder - e converteu somente três.

A falta de precisão mostra um problema crônico do Thunder nos últimos anos. A franquia consegue consistentemente achar no Draft alas com boa combinação de tamanho, atleticismo e defesa, mas tem problemas para torná-los minimamente úteis no ataque.

Andre Roberson, selecionado pela franquia na 26ª escolha do Draft de 2013, nunca teve média maior do que 6,6 pontos por jogo ou converteu mais de 31,1% de seus arremessos de 3 em uma temporada regular. Terrance Ferguson, selecionado pela franquia na 21ª escolha do Draft de 2017, teve uma promissora temporada de 6,9 pontos por jogo e 36,6% de aproveitamento dos arremessos de três pontos em 2018/2019, mas regrediu e converteu somente 29,2% de seus tiros de longa distância em 2019/2020. Hamidou Diallo, selecionado pela franquia na 45ª escolha do Draft de 2018, vem de sua melhor temporada ofensiva na carreira, com média de 6,9 pontos por jogo e aproveitamento de 28,1% nos arremessos de três. E Deounte Burton, contratado como agente livre em 2018 um ano depois de não ser escolhido por ninguém no Draft, tem carreira profissional que se resume a 32 jogos em 2018/2019, com média de 2,6 pontos por jogo e aproveitamento de 29,6% nos arremessos de três.

Ter em quadra um jogador com dificuldades para contribuir de alguma forma no ataque é especialmente perigoso contra os Rockets, uma equipe com cultura de uso dos números para definir seu plano de jogo. Com Dort em quadra, o Thunder praticamente ataca com quatro jogadores, já que o time de Houston está disposto a deixar o canadense livre e deixá-lo arremessar a vontade. Sem ele, o time de Oklahoma não tem alguém capaz de tentar conter James Harden.

O Thunder terá de bolar uma solução hoje, já que enfrenta os Rockets às 22h (de Brasília) e precisa vencer para evitar a eliminação e forçar um decisivo jogo 7. A partida será transmitida ao vivo pelo SporTV 2.

Siga o UOL Esporte no