Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

PSG, Chelsea, Fla? O que sabemos sobre o futuro do técnico Marcelo Gallardo

Técnico Marcelo Gallardo acena para a torcida do River Plate no Monumental de Nuñez - Marcelo Endelli/Getty Images
Técnico Marcelo Gallardo acena para a torcida do River Plate no Monumental de Nuñez Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

Colunista do UOL

11/04/2023 08h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O técnico argentino Marcelo Gallardo comunicou aos seus assistentes que voltará a trabalhar só a partir de junho, segundo apurou a coluna.

Até lá, vai manter a rotina desde que saiu do River Plate, em novembro.

O treinador de 47 está passando os últimos meses com a família e amigos em jogos de paddle, churrascos, shows de rock e música eletrônica. E é uma badalada presença nas palestras do Centro Cultural Kirchner, o famoso CCK, ponto de encontro da intelectualidade portenha.

Gallardo é curioso por diversos assuntos, das novidades dos vinhos à neurociência, e aproveita o período fora do futebol para atualizar seus interesses.

As informações levantadas na capital argentina indicam que ele está sim perto de assumir o Chelsea do volante e pupilo Enzo Fernández, contratado há dois meses por 121 milhões de euros (R$ 669 milhões).

Enzo obviamente já deu o aval para Gallardo, que considera praticamente como um pai, entrar no lugar do interino Frank Lampard assim que terminar a temporada.

Gallardo, que treinou apenas o Nacional-URU e o River, considera que o gigante europeu é uma óbvia ótima porta de entrada no Velho Continente.

Sua admiração pela Premier League é tamanha que ele cogitou morar neste começo de ano nos Estados Unidos para aperfeiçoar seu inglês, algo que voltou atrás ao perceber que a soma das aulas à distância com o convívio com os amigos argentinos vinha sendo mais produtivo.

mune - Reprodução/Instagram @RiverPlate - Reprodução/Instagram @RiverPlate
Marcelo Gallardo é uma lenda do River
Imagem: Reprodução/Instagram @RiverPlate

Nada de América do Sul

Por tudo isso, Gallardo não pretende abrir espaço a nenhuma outra oferta, especialmente do Flamengo ou qualquer clube da América do Sul.

Ele avalia que o continente não traz desafios a alcançar depois dos oito anos e meio à frente do River Plate, onde despontou como jogador na década de 1990 e é uma verdadeira lenda, considerado como maior treinador da história.

Outras duas opções ventiladas nas últimas semanas, Paris Saint-Germain e Real Madrid, não são consideradas por Gallardo por duas razões.

A primeira é a falta de propostas formais até aqui. E a segunda é a leitura do estafe do treinador. A avaliação considera que ambos os clubes vão buscar um técnico que já tenha comprovada bagagem europeia.

A coluna cobriu de muito perto a "Gallardomania" em Buenos Aires em seu auge no River, publicando no UOL um completo especial sobre sua trajetória.

O material pode ser lido aqui.