Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Antes de enfrentar SPFC, Tigre pode perder técnico para Boca Juniors

Técnico do Tigre, Diego Martínez é conhecido na Argentina como "Gigolô" - Divulgação Tigre
Técnico do Tigre, Diego Martínez é conhecido na Argentina como "Gigolô" Imagem: Divulgação Tigre

Colunista do UOL

31/03/2023 08h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Adversário do São Paulo na fase de grupos da Copa Sul-Americana, o Tigre corre o risco de perder seu técnico antes da estreia na competição continental, justamente contra o Tricolor, no próximo dia 6.

O Boca Juniors está sem técnico, e o treinador Diego Martínez, do Tigre que encara o São Paulo, é o favorito de Juan Román Riquelme, vice-presidente de futebol do clube xeneize, para ficar com a vaga, segundo apurou a coluna.

O gigante portenho foi atrás de Gerardo "Tata" Martino, que negou a oferta, e agora resolveu adotar o silêncio total na busca do substituto do treinador Hugo Ibarra, demitido na última terça-feira (28).

Boca e Tigre são clubes praticamente coirmãos. Vale lembrar que, na Argentina, a própria final da Sul-Americana de 2012 foi disputada na Bombonera, e não no estádio do Tigre, o José Dellagiovanna, que, com 26.000 lugares, não tinha capacidade mínima para a decisão.

Hoje, além da amizade muito próxima de Riquelme, que mora na região onde fica a sede do Tigre, é preciso lembrar também que o atacante Mateo Retegui, sensação do Tigre e da seleção da Itália, é um jogador formado no Boca, e está no Tigre emprestado.

Outro destaque do Tigre, o também atacante Facundo Colidio, foi igualmente revelado pelo Boca.

gig - Divulgação Tigre - Divulgação Tigre
Diego Martínez, técnico do Tigre
Imagem: Divulgação Tigre

Quem é ele

O técnico do Tigre se chama Diego Martínez, tem 44 anos, e foi o responsável por devolver o Tigre à Série A da Argentina em 2021.

Seu apelido é "Gigolô", mais conhecido até que seu próprio nome, e não tem a ver com a definição dos dicionários em português: "homem que vive à custa de amante, geralmente mais velha".

O técnico lembra muito um personagem mediático argentino conhecido demais como "Gigolô" (cujo nome é Javier Bazterrica).

Com visual de jogador de pólo e sempre ao lado de mulheres esculturais, Javier foi acusado em 2015 de enganar a irmã de um famoso ator de teatro, que teria lhe repassado indevidamente 5 mil dólares. Hoje, trabalha como DJ nas cidades ao redor de Buenos Aires e continua com seus passos devidamente seguidos pelas revistas e portais de fofocas na Argentina.

O técnico do Tigre, por sua vez, não pode ser acusado de enganar ninguém. Ele impôs ao River de Marcelo Gallardo um enorme vexame em 2022, eliminando a equipe de Núñez em pleno Monumental lotado nas quartas de final do Campeonato Argentino (versão Copa da Liga Profissional).

A experiência de Martínez no Tigre é a sua segunda no futebol profissional. Em 2020, ele treinou o Godoy Cruz, de Mendoza, mas deixou a equipe depois de apenas nove jogos. Com o Tigre desde então, conseguiu construir um time de raça e muito oportunismo.

E para deixar a história ainda encaixada rumo à sua saída do Tigre, Martínez começou a carreira justamente nas divisões de base do Boca.

Ou seja: o "Gigolô" conhece bem o Boca, e o Boca conhece bem o "Gigolô". Está tudo encaminhado para que ele seja o técnico xeneize para o restante da temporada, e uma definição, pelo que apurou a coluna, deve ocorrer neste final de semana.

O único entrave é o contrato atual de Martínez com o Tigre, o que pode fazer com que ele escolha ficar no clube atual. Uma conversa formal entre as partes é esperada para ocorrer ainda hoje.