Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Lionel Scaloni vai renovar contrato como técnico da seleção argentina

Lionel Scaloni será técnico da Argentina até da Copa do Mundo de 2026 - Getty Images
Lionel Scaloni será técnico da Argentina até da Copa do Mundo de 2026 Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

08/02/2023 10h43

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Campeã da Copa do Mundo do Qatar, a seleção argentina vai continuar com o técnico Lionel Scaloni até o próximo Mundial, que será realizado no México, Canadá e Estados Unidos, em 2026.

A coluna apurou que sua renovação de contrato com a AFA (Associação de Futebol Argentino) está "devidamente encaminhada", e a extensão do vínculo será anunciada nas próximas semanas.

A seleção azul e branca volta a campo para dois amistosos, no Monumental de Núñez, nos dias 21 e 28 de março (datas provisórias), com adversários ainda a serem definidos, com a habitual presença do treinador.

Os jogos são aguardados com especial interesse em Buenos Aires. Será, afinal, a retomada da "Scaloneta" (apelido da atual seleção) depois do histórico título do Qatar.

sca -  REUTERS/Paul Childs -  REUTERS/Paul Childs
Messi e Scaloni, da Argentina, após vitória sobre a Croácia pela Copa do Mundo
Imagem: REUTERS/Paul Childs

Leve dúvida

A coluna contou no fim do ano passado que a relação entre a AFA e Scaloni é boa, e que o técnico conta inclusive com o aval de todos os jogadores para seguir à frente da equipe.

Entre o treinador e "Chiqui" Tapia, presidente da AFA, há grande gratidão mútua. Scaloni reconhece que Tapia foi corajoso depois da Copa do Mundo de 2018 ao lhe oferecer o cargo.

E o presidente também olha para o treinador como alguém que merece consideração. As diferenças econômicas entre as duas propostas (do técnico e da AFA) para a renovação do contrato serão resolvidas "sem dramas" nas próximas reuniões, pelo que informaram à coluna.

Os cofres da entidade já estão devidamente recheados depois da recente conquista no Qatar. Só de premiação pelo título, a Argentina recebeu R$ 218,22 milhões (US$ 42 milhões) da Fifa.