Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Rival do Fla, Vélez perde na Argentina até para o time dos carros queimados

Lucas Pratto é expulso por jogo brusco no Aldosivi x Vélez Sarsfield - Reprodução TV
Lucas Pratto é expulso por jogo brusco no Aldosivi x Vélez Sarsfield Imagem: Reprodução TV

Colunista do UOL

19/08/2022 07h23

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Chega a ser surreal. Único representante do país na Libertadores da América, o Vélez Sarsfield, adversário do Flamengo na semifinal, está na "vice-lanterna" do Campeonato Argentino. É apenas o 27º entre 28 times, e faz uma campanha realmente péssima, com uma única vitória em 14 jogos.

A sexta derrota no campeonato foi conhecida ontem (18), diante do modesto Aldosivi, que há oito dias teve seus carros incendiados por torcedores revoltados com o desempenho do time, que vinha atrás inclusive do Vélez.

O placar final de 3 a 2 contou com emoções, apesar dos portões fechados pelo abominável ato de violência na geralmente aprazível Mar del Plata.

O Vélez abriu o placar aos 40 minutos do primeiro tempo, com Brizuela, mas o Aldosivi virou. Osorio, do Vélez, chegou ao 2 a 2 a seis minutos do fim, mas aos 44 o Aldosivi marcou o gol da vitória.

aldo - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Torcedores do Aldosivi inceideiam carros de cinco jogadores após derrota para o Godoy Cruz
Imagem: Reprodução/Twitter

Nem aí

O campeonato local foi abandonado pelo Vélez, é fato. E isso se vê até na formação usada pelo técnico Alexander "Cacique" Medina, que colocou em campo ontem apenas dois jogadores do time principal entre os titulares. Foram eles o goleiro Hoyos e o volante Garayalde.

No decorrer da partida, entraram outros três: Lucas Janson, Luca Orellano e Lucas Pratto, que levou um cartão vermelho direto aos 40 minutos do segundo tempo por dar um carrinho violento.

Na entrevista coletiva depois da derrota, Cacique Medina minimizou a campanha: "Estamos com um objetivo muito maior. Não podemos correr o risco de afetar qualquer atleta que esteja conosco. Pelo contrário. Precisamos encontrar no elenco alternativas que nos façam competir melhor contra um time forte como o Flamengo".

Na rodada anterior, com os titulares em campo, o Vélez empatou em casa com o Gimnasia y Esgrima por 1 a 1. O Gimnasia, por sua vez, faz ótima campanha e é o segundo colocado, atrás apenas do Atlético Tucumán.

Enquanto o Flamengo brilha no cenário nacional, o Vélez resguarda todas as suas forças no âmbito local. E com a conivência da diretoria. O clube não corre risco de rebaixamento, pois o descenso na Argentina é calculado pelas médias dos anos anteriores, o que o livra de qualquer pendência atual.

vel - Reprodução TV - Reprodução TV
Alexander "Cacique" Medina, treinador do Vélez
Imagem: Reprodução TV

O que vem por aí

O Vélez tem mais dois compromissos pelo Campeonato Argentino até encarar o Flamengo. Na próxima segunda (22), recebe o Sarmiento, com presença de público, embora ainda precise de um aval definitivo do Comitê de Segurança de Futebol de Buenos Aires.

O Vélez atuou com os portões fechados ante o Gimnasia por conta do massacre que torcedores e familiares do Talleres sofreram no estádio pela Libertadores.

O confronto final da equipe de Medina antes de pegar o Flamengo será contra o Independiente, em Avellaneda. A data inicial é o domingo, dia 28, mas o Vélez pediu antecipação, pois encara o Rubro-Negro no dia 31, em Buenos Aires.

A segunda partida da semifinal Flamengo x Vélez será no Maracanã, em 7 de setembro.

Medina ainda vai decidir se coloca os titulares em campo contra o Sarmiento ou contra o Independiente. Na sua análise, há a necessidade de manter o ritmo de jogo, mas a prioridade é o descanso e o elenco estar sem lesões.

E que ironia: o Vélez está apenas três pontos à frente do Lanús, o último colocado do Argentino. Não é nada impossível que a equipe portenha encare o Flamengo segurando simplesmente a lanterninha do campeonato.