Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Técnico do Rosario Central, Tevez volta hoje à Bombonera para pegar o Boca

Carlitos Tevez como técnico do Rosario Central - Divulgação AFA
Carlitos Tevez como técnico do Rosario Central Imagem: Divulgação AFA

Colunista do UOL

17/08/2022 07h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Será uma "corazonada", como dizem os argentinos. A noite terá fortes pulsações e, por que não?, lágrimas com o retorno de Carlitos Tevez, o "Jogador do Povo", à Bombonera, palco de suas maiores alegrias como jogador de futebol, segundo ele mesmo diz.

Técnico do Rosario Central, Tevez enfrentará justamente o "seu" Boca, que resolveu afastar os brigões Darío Benedetto e Carlos Zambrano desta e da próxima partida. O jogo começa às 21h30 (de Brasília) em Buenos Aires, e terá estádio lotado (como quase sempre). Vale pela 14ª rodada do Campeonato Argentino.

tevez - Divulgação CARC - Divulgação CARC
Carlitos Tevez em estreia como técnico do Rosario Central
Imagem: Divulgação CARC

Morde e assopra

Tevez foi um dos personagens mais solicitados do futebol argentino nesta semana. Falando às rádios e TVs de Rosário (que fica a 300 quilômetros de Buenos Aires), ele não economizou elogios à Bombonera, mas disse que estará lá para trabalhar e comandar a sua equipe a uma importante vitória.

O Central vem mal no campeonato (é o 17º), enquanto o Boca também busca recuperação (vem em 12º).

"É o estádio mais lindo do mundo", afirmou Tevez, sobre a Bombonera. "Impossível esquecer cada momento feliz que passei lá. E espero que hoje também seja. Estou para comandar um time, e é claro que vou comemorar os gols que meus jogadores fizerem."

O bairro de La Boca, onde fica a Bombonera, tem muros pintados e cartazes nas ruas saudando o seu ídolo desde a última semana. "Sinta-se em casa, Carlitos", era a síntese da recepção que tem tudo para ser totalmente amistosa, algo que até mesmo Juan Román Riquelme, desafeto de Tevez, chegou a dizer à ESPN na tarde de ontem.

"Ele é um filho do clube. Tenho certeza que a torcida vai tratá-lo como merece. Que ele se sinta em casa, pois a Bombonera realmente tem um carinho muito grande por ele."

tevez - Marcos Brindicci/Getty Images - Marcos Brindicci/Getty Images
Tevez dá um "selinho" em Maradona antes do duelo entre Boca Juniors x Gimnasia
Imagem: Marcos Brindicci/Getty Images

Os 'pibes do Apache'

Carlitos vem comandando uma verdadeira revolução no Central, clube no qual vai completar dois meses no cargo na semana que vem. Tevez é um dos técnicos mais jovens do Campeonato Argentino: tem apenas 38 anos.

Em vez da contratação de veteranos e reforços que chegariam ao clube na base da amizade e dos seus contatos, ele vem aproveitando as divisões de base e encontrando jogadores interessantes.

O trio que se destaca atualmente é formado por Franco Frías (atacante, 20 anos), Facundo Buonanotte (meia, 17) e Gino Infantino (ponta-esquerda, 19).

E há até um "novo Tevez", segundo o próprio: Fabricio Oviedo, de apenas 18, nascido em 2004, ano em que Carlitos imitou uma galinha no Monumental de Núñez para comemorar um gol contra o River na semifinal da Libertadores.

Tevez completou exatas dez partidas no comando do Central, e soma até aqui quatro vitórias. A mais importante delas, o clássico de Rosário, contra o Newell's Old Boys, por 1 a 0.

Sua última aparição na Bombonera com público foi em 7 de março de 2020. Naquela noite, ele fez o gol da vitória do Boca por 1 a 0 sobre o Gimnasia y Esgrima de La Plata. O resultado culminou na conquista do título daquele Campeonato Argentino.

Antes da partida, Tevez e Diego Maradona foram vistos juntos em público pela última vez. O atacante deu um "selinho" em Maradona, repetindo o cumprimento que fizera também em 2004.

Naquele 2020, Diego era técnico do Gimnasia. Ele morreu sete meses depois, vítima de uma parada cardiorrespiratória.