Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Libertadores teve 70 mata-matas entre Brasil e Argentina. Quem ganhou mais?

Jogadores de Corinthians e Boca Juniors discutem durante jogo da Libertadores na Bombonera - Agustin Marcarian/Reuters
Jogadores de Corinthians e Boca Juniors discutem durante jogo da Libertadores na Bombonera Imagem: Agustin Marcarian/Reuters

Colunista do UOL

27/06/2022 04h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Disputada desde 1960, a Libertadores da América abre nesta semana sua fase de oitavas de final. E como era de se esperar, Brasil e Argentina, as duas potências do continente, têm encontros marcados já neste primeiro mata-mata.

Às 21h30 de amanhã (28), o Corinthians recebe o Boca Juniors na Neo Química Arena. No mesmo horário, na quinta-feira (30), o Fortaleza enfrenta o Estudiantes de La Plata no Castelão.

Mais quatro representantes de cada um dos países seguem na competição.

Pelo Brasil, Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG e Athletico. Os argentinos que também brigam pelo título são River Plate, Vélez Sarsfield (jogam entre si), Talleres e Colón (idem).

A Libertadores mudou de formato várias vezes, adotando a fase de oitavas de final, por exemplo, só em 1989. Contando apenas os confrontos diretos (mata-matas ou finalíssimas), brasileiros e argentinos se enfrentaram ao todo exatas 70 vezes, incluindo também os confrontos de pré-Libertadores.

Há um equilíbrio interessante no retrospecto geral. A vantagem é argentina, com 37 classificações nos 70 confrontos até aqui (52,8% do total).

Os brasileiros levaram a melhor nas outras 33 definições.

hul - EFE/Gustavo Garello - EFE/Gustavo Garello
Hulk disputa lance em partida entre Atlético-MG e River Plate
Imagem: EFE/Gustavo Garello

Atropelo

Considerando apenas os mata-matas recentes, porém, a vantagem brasileira é enorme.

Desde a classificação do Boca Juniors sobre o Internacional nas oitavas da Libertadores de 2020, os brasileiros ganharam todos os sete confrontos seguintes.

A sequência começou na própria edição de 2020, quando o Palmeiras eliminou o River Plate na semifinal, com o Santos fazendo o mesmo com o Boca Juniors.

Em 2021, o Santos avançou na pré-Libertadores e deixou o San Lorenzo pelo caminho. Nas oitavas, o Atlético-MG passou pelo Boca, enquanto São Paulo e Flamengo eliminaram Racing e Defensa y Justicia, respectivamente.

O último confronto Brasil x Argentina na Libertadores foi pelas quartas de final do ano passado, com Atlético-MG x River Plate. O Galo levou a melhor pelo placar agregado de 4 a 0.