Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fase de grupos da Libertadores termina sem vitórias do Brasil na Argentina

Benedetto comemora gol do Boca Juniors diante do Corinthians, em jogo da Libertadores - ALEJANDRO PAGNI / AFP
Benedetto comemora gol do Boca Juniors diante do Corinthians, em jogo da Libertadores Imagem: ALEJANDRO PAGNI / AFP

Colunista do UOL

18/05/2022 08h37

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Dominante na Libertadores do ano passado, com Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG entre os quatro semifinalistas, os clubes do Brasil estão abrindo espaço na atual edição para equilibrados mata-matas diante dos clubes argentinos, principais rivais do continente.

O empate por 1 a 1 do Boca Juniors ontem (17) com o Corinthians na Bombonera foi o quinto confronto entre brasileiros e argentinos em solo vizinho — e os times do Brasil não ganharam nem uma vez sequer.

Houve duas vitórias argentinas e três empates. Nos embates entre as principais escolas do continente realizados no Brasil, há sim uma vitória argentina: a do Estudiantes contra o Bragantino também na noite de ontem (17). Jogando em casa, há também mais duas vitórias brasileiras (Corinthians sobre Boca e Flamengo ante Talleres), além de dois empates.

Com vaga assegurada ou ainda na dependência matemática na última rodada, faz sentido imaginar que cinco times argentinos estejam nas oitavas de final: River Plate, Boca Juniors, Estudiantes, Colón e Talleres. Brasileiros assegurados ou encaminhados até aqui são cinco: Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo, Corinthians e Bragantino. Outros dois que brigam pela classificação nos mata-matas são Athletico-PR e Fortaleza.

Há grandes chances de novos confrontos entre argentinos e brasileiros já nas oitavas de final, e a fase de grupos até aqui sugere um equilíbrio e uma eventual mudança de rota depois do domínio brasileiro de 2021.

Os confrontos Argentina x Brasil na Libertadores-2022 realizados na Argentina:

River Plate 2x0 Fortaleza
Vélez Sarsfield 2x2 Bragantino
Estudiantes 2x0 Bragantino
Talleres 2x2 Flamengo
Boca Juniors 1x1 Corinthians

No Brasil:

Fortaleza 1x1 River
Bragantino 1x1 Vélez
Bragantino 0x1 Estudiantes
Flamengo 3x1 Talleres
Corinthians 2x0 Boca