Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que torcedores do Corinthians levavam a camisa do Boca aos jogos?

Em 2003, torcedor do Corinthians mostra camisa do Boca Juniors durante clássico com o Santos, que decidiu a Libertadores com o time argentino - Jose Patricio/Folha Imagem
Em 2003, torcedor do Corinthians mostra camisa do Boca Juniors durante clássico com o Santos, que decidiu a Libertadores com o time argentino Imagem: Jose Patricio/Folha Imagem

Colunista do UOL

24/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Corinthians e Boca Juniors fazem na terça-feira (26) o principal confronto da fase de grupos da Libertadores da América de 2022. Clubes de vasta torcida no mundo todo, os dois gigantes se encontram na Neo Química Arena, às 21h30 (de Brasília).

Bem antes dos históricos confrontos na Libertadores em 2012 e 2013, os dois clubes eram considerados coirmãos, a ponto de a torcida do Corinthians mostrar camisas do Boca em suas arquibancadas em mais de uma ocasião.

teve - Antônio Gaudério/Folhapress - Antônio Gaudério/Folhapress
Carlitos Tevez comemora gol do Corinthians na goleada por 7 a 1 sobre o Santos
Imagem: Antônio Gaudério/Folhapress

'Bocorinthians'

Quem é mais novo talvez custe a acreditar, mas houve um tempo em que fazia sucesso uma camisa "dividida" entre Boca e Corinthians na virada do milênio. Pela rivalidade entre Corinthians e Palmeiras, a torcida alvinegra deu um jeito de incorporar até mesmo as cores do clube argentino para provocar o rival

Foi por isso que as camisas do "Corinthians Juniors" circularam entre os alvinegros em 2000 e 2001, quando o Palmeiras perdeu, respectivamente, uma decisão e uma semifinal de Libertadores para os argentinos do Boca.

(Antes, em 1999, uma versão da camisa do Corinthians com a do Manchester United, pela decisão do Mundial no Japão, também apareceu entre os corintianos para gozar a derrota palmeirense por 1 a 0.)

Em 2003, por conta da derrota do Santos para o Boca na final daquele ano, as camisas xeneizes voltaram às arquibancadas corintianas. Dois anos depois, com a chegada do então ídolo Carlitos Tevez vindo justamente do Boca, o azul e amarelo também coloria o alvinegro corintiano na campanha do título daquele Brasileirão 2005.

Tal fenômeno ganhou espaço na imprensa argentina. A histórica revista "El Gráfico" chegou a batizar a junção como "Bocorinthians" e "Timão Juniors", em extensa matéria publicada sobre a "Tevezmania" em dezembro de 2005.

boca - Reprodução web - Reprodução web
Camisa mesclada entre Corinthians e Boca que fez sucesso em 2000 e 2001
Imagem: Reprodução web

Lá, como cá

Camisas do Corinthians (com o número 10 e o nome de Tevez) também eram vistas em cantinas e nos restaurantes estilo "bodegón" do bairro de La Boca naqueles tempos, há cerca de 15 anos.

Pouco depois, durante a Copa do Mundo de 2010, para atrair mais turistas brasileiros, o Boca colocou em seu museu uma foto gigante de Lionel Messi segurando a camisa do Corinthians.

Primeiro, em uma montagem. Na Copa do Mundo seguinte, usando a homenagem corintiana ao astro mundial quando ele pisou na Neo Química Arena para as oitavas de final da Copa do Mundo de 2014, quando a Argentina eliminou a Suíça na prorrogação. Naquele Mundial, a Argentina foi derrotada só na decisão, perdendo para a Alemanha no Maracanã por 1 a 0, na prorrogação.