Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Argentina dá descanso a Messi e começa ano sem ele pela 1ª vez em Copas

Lionel Messi: 2022 começa com covid-19 e período de descanso na seleção  - Getty Images
Lionel Messi: 2022 começa com covid-19 e período de descanso na seleção Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

10/01/2022 09h47Atualizada em 10/01/2022 14h45

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Lionel Messi será poupado pelo técnico Lionel Scaloni dos próximos dois compromissos da seleção argentina pelas Eliminatórias. A coluna apurou que a comissão técnica da seleção azul e branca decidiu que fará melhor ao craque se recuperar com tranquilidade do covid-19, retomar os treinamentos com sossego e depois se juntar à equipe nacional que se prepara para a Copa do Mundo do Qatar.

Scaloni e Messi conversaram no final de semana e ficou decidido que a Argentina, já classificada para o Mundial, pretende incluir novatos em suas listas de convocação para encarar Chile e Colômbia. O confronto ante os chilenos será fora de casa, no próximo dia 27, no deserto de Calama; contra os colombianos, no dia 1º de fevereiro, em Córdoba.

Messi, assim, será poupado também das viagens que cobram o peso nesta altura da carreira. Ele está com 34 anos e, ao contrário dos Mundiais anteriores, precisa lidar com as cobranças de um clube em que é recém-chegado, o Paris Saint-Germain.

Camisa 10 e capitão da seleção, Messi, bem ao seu estilo, deixou claro que gostaria de estar nas duas partidas das Eliminatórias, mas entende que a decisão de Scaloni é mais coerente. Afinal, começar devagar e terminar a mil o ano que deve marcar sua última presença em Copas faz mais sentido.

Inédito 1...

Esta será a primeira vez que a Argentina começa um ano de Copa do Mundo sem Messi. Em 2006, 2010 e 2014, ele integrou os amistosos e atuou com normalidade no princípio das temporadas. Em 2018, sob o comando de Jorge Sampaoli, foi convocado para os amistosos contra Itália e Espanha, mas estava lesionado e ficou apenas no banco de reservas (na histórica derrota para a Espanha por 6 a 1, nem isso).

...e 2

Desde o início da pandemia, foi a primeira vez que Messi testa positivo para o coronavírus. Ele já havia chamado a atenção nos últimos dias pela ausência das redes sociais, pois ao contrário dos últimos anos, neste Ano-Novo nem o craque nem sua mulher, Antonela Roccuzzo, registraram a festa da família. O comunicado do PSG informando seu contágio foi publicado no dia 2.

lio - GettyImages - GettyImages
Messi marca, Argentina atropela Uruguai e mantém vice-liderança isolada nas Eliminatórias
Imagem: GettyImages

Como manda o protocolo, Messi foi testado diariamente, já deu negativo e aos poucos ele tem voltado ao contato com os demais companheiros de clube. Sua volta ao campos pelo PSG deve ocorrer neste sábado (15), contra o Brest, pelo Campeonato Francês.

Campanha espetacular

Com ou sem Messi, a Argentina está sem perder há 27 jogos. Não há seleção de ponta hoje no mundo com tamanha invencibilidade. A última derrota já vai completar dois anos e seis meses — para o Brasil na semifinal da Copa América de 2019. Desde então, a azul e branca ganhou 17 e empatou 10 vezes, marcando 49 gols e sofrendo só 15. Os tempos de desconfiança com Jorge Sampaoli e seu papelão na Copa do Mundo de 2018 ficaram definitivamente para trás.